Bibliotecária ministra palestra na Bahia

A bibliotecária, do IFC – Campus Rio do Sul, Caroline da Rosa Ferreira Becker, atualmente presidente da Comissão das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CBBI), ministrou, no dia 10 de agosto, a palestra O Bibliotecário líder: habilidades, competências e formação durante o VII Encontro de Bibliotecários do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Cerca de 30 bibliotecários acompanharam a palestra.

O convite foi feito pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas do IFBA, a bibliotecária Andréia Santos Ribeiro Silva. Na palestra, Caroline baseou-se no capítulo 4.2 – O bibliotecário como gestor – do seu livro publicado ano passado, em parceria com a também bibliotecária Marouva Fallgatter Faqueti, intitulado Panorama das Bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão.

Trataram também sobre algumas demandas do Sistema de bibliotecas do IF Bahia, tais como: processo de compra de livros, equipe de pessoal das bibliotecas, importância de relatórios de gestão e do trabalho integrado entre os profissionais. Segundo Caroline, “foi uma experiência muito prazerosa, pois poder motivar colegas bibliotecários a exercitar a liderança é desafiador. Em nosso país, a profissão de bibliotecário ainda é carente de reconhecimento, atuação e competências por parte da maioria das pessoas na sociedade”. Aproveitando a oportunidade, Caroline reuniu-se com a professora Nídia M. L. Lubisco, docente na Universidade Federal da Bahia, e ambas traçaram alguns projetos de parcerias entre as bibliotecas da RFEPCT e as bibliotecas universitárias.

*Texto e imagem: Divulgação/Nauria Fontana.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 23 de agosto de 2017, às 11:27 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).