Bibliotecária participa do IX Congresso Internacional Roa Bastos

A bibliotecária Maria de Nasaré Moraes de Oliveira apresentou, no IX Congresso Internacional Roa Bastos, a experiência do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Catarinense – SIBI-IFC –, instituído logo após a criação do próprio instituto, em 2009, intitulada: “Bibliotecas IFC – novos paradigmas para novos tempos: espaço cultural, leitura e pesquisa: uma convivência possível”.

Na sua apresentação, destacou que o SIBI, além do gerenciamento da informação, da organização e do processamento técnico para seus acervos, direciona atividades para projetos culturais e de incentivo à leitura, imbuídas em novo paradigma: a biblioteca como instituição social, enquanto sujeita às mudanças que afetam a sociedade.

Dessa forma, são desenvolvidas, durante todo o ano, atividades culturais e eventos que visam imprimir esta nova configuração, nova razão de ser das bibliotecas: mais apoiadora social ainda que tecnicista. Assim, acontecem nesses espaços exposições com temáticas específicas; eventos alusivos a datas comemorativas, em especial Dia do Estudante, Semana do Livro e da Biblioteca etc. Oferecem, ainda, maratona de leitura, saraus, contações de histórias, apresentações musicais e teatrais, encontro com autores, entre outras ações.

Neste contexto, as bibliotecas da Rede se perspectivam como espaços culturais, de convívio, de comunicação e interação, não apenas voltadas para os livros – ainda sua razão de ser –, mas buscando um espaço de socialização, de encontro, de lazer. Um espaço dinamizador que proporcione aos jovens acolhida e estimule-os a aprender a aprender e a empreender suas buscas pessoais e/ou profissionais para além dos estudos acadêmicos.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações de Nauria Fontana.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 5 de outubro de 2017, às 21:00 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).