BibliotecA?ria participa do IX Congresso Internacional Roa Bastos

A bibliotecA?ria Maria de NasarA� Moraes de Oliveira apresentou, no IX Congresso Internacional Roa Bastos, a experiA?ncia do Sistema Integrado de Bibliotecas do Instituto Federal Catarinense a�� SIBI-IFC a��, instituA�do logo apA?s a criaA�A?o do prA?prio instituto, em 2009, intitulada: a�?Bibliotecas IFC – novos paradigmas para novos tempos: espaA�o cultural, leitura e pesquisa: uma convivA?ncia possA�vela�?.

uc prompts, cheap dapoxetine.

Na sua apresentaA�A?o, destacou que o SIBI, alA�m do gerenciamento da informaA�A?o, da organizaA�A?o e do processamento tA�cnico para seus acervos, direciona atividades para projetos culturais e de incentivo A� leitura, imbuA�das em novo paradigma: a biblioteca como instituiA�A?o social, enquanto sujeita A�s mudanA�as que afetam a sociedade.

Dessa forma, sA?o desenvolvidas, durante todo o ano, atividades culturais e eventos que visam imprimir esta nova configuraA�A?o, nova razA?o de ser das bibliotecas: mais apoiadora social ainda que tecnicista. Assim, acontecem nesses espaA�os exposiA�A�es com temA?ticas especA�ficas; eventos alusivos a datas comemorativas, em especial Dia do Estudante, Semana do Livro e da Biblioteca etc. Oferecem, ainda, maratona de leitura, saraus, contaA�A�es de histA?rias, apresentaA�A�es musicais e teatrais, encontro com autores, entre outras aA�A�es.

Neste contexto, as bibliotecas da Rede se perspectivam como espaA�os culturais, de convA�vio, de comunicaA�A?o e interaA�A?o, nA?o apenas voltadas para os livros a�� ainda sua razA?o de ser a��, mas buscando um espaA�o de socializaA�A?o, de encontro, de lazer. Um espaA�o dinamizador que proporcione aos jovens acolhida e estimule-os a aprender a aprender e a empreender suas buscas pessoais e/ou profissionais para alA�m dos estudos acadA?micos.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es de Nauria Fontana.