Bibliotecas desenvolvem atividades alusivas A� Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O Dia Nacional do Livro A� celebrado em 29 de outubro, data que foi consagrada pela Lei nA? 5.191, de 18 de dezembro de 1980. JA? o Decreto 84.631, de 1980, institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.A�Segundo essa normativa, entre os dias 23 e 29 de outubro, as instituiA�A�es podem desenvolver atividades culturais. Em razA?o disso, as bibliotecas do IFC, em todos os campi,A� organizaram-se para promover atividades recreativas e culturais, visando integrar a biblioteca A� comunidade, dando visibilidade ao tema e demonstrando sua importA?ncia. Embora as atividades tenham sido desenvolvidas em outubro, cabe o registro das aA�A�es de cada unidade, que se empenhou para que esta data fosse comemorada.

No CampusA�SA?o Francisco do Sul, houve a decoraA�A?o da biblioteca e incentivo A� leitura, como pode ser visto na foto do cartaz a�?Menos face, mais booka�?.

Em ConcA?rdia, as atividades foram iniciadas com a participaA�A?o na abertura da FundaA�A?o Municipal de Cultura da cidade. Nos dias seguintes, aconteceu o primeiro Campeonato de Xadrez da biblioteca, juntamente A� exposiA�A?o Xeque-Arte, da disciplina de Artes, sobA� comando da professora Suzana Back. VA?rias outras atividades de promoA�A?o A� leitura foram desenvolvidas nesse perA�odo.

JA? em CamboriA?, a comemoraA�A?o concentrou-se num A?nico dia, no dia comemorativo ao livro, no qual foram feitas apresentaA�A�es artA�sticas, cosplay literA?rio, exposiA�A?o de arte, varal literA?rio, exibiA�A?o de curtas, teatro, curso bA?sico sobre o Portal da Capes, apresentaA�A?o da dissertaA�A?o da ex-aluna JA�ssica Albino, do curso de Pedagogia, e aconteceu a palestraA�a�?Ler A� bom pra cabeA�aa�?A�, de JosA� Santos Pereira, que contou com a presenA�a da bibliotecA?ria Marouva Faquetti, atuando, na ocasiA?o, como mediadora.

Ao longo da semana comemorativa que aconteceu no Campus Fraiburgo, foram realizadas diversas atividades culturais, como os concursos de desenho, fotografia e crA?nicas. AlA�m disso, houve momentos de leituras durante as aulas, palestra com escritores locais, apresentaA�A?o musical com a aluna Carolina Vargas, exibiA�A?o de filme e premiaA�A?o dos leitores mais assA�duos.

A Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Sombrio iniciou com a apresentaA�A?o do sarau de poesias simbolistas e parnasianistas, organizado pela professora de PortuguA?s Silvana Colares. O evento contou tambA�m com duas palestras, uma que abordou como a figura de mulheres em seriados e filmes pop podem empoderar as mulheres, por meio do projeto organizado pela ilustradora Kaol PorfA�rio, intitulado Fight Like a Girl, e outra que tratou do cenA?rio de jogos digitais indie, em relaA�A?o aos quais foram mencionados os desafios encontrados e as estratA�gias de sucesso para a A?rea, apresentada pela empresa Kuupu.A� A Semana ainda contou com mais duas aA�A�es:A� a 3A? Maratona de Leitura do IFC, que realizou a leitura de Valsa nA� 6, de Nelson Rodrigues, e uma Feira do Livro, promovida em parceria com a livraria Universo Cultural, atividade que fechou o A?ltimo dia do evento.

Alguns campi, como Araquari e Luzerna, aproveitaram a semana para organizar exposiA�A�es temA?ticas. Em Araquari, por exemplo, houve uma exposiA�A?o com os livros que vA?o para restauraA�A?o, aqueles que sA?o danificados em virtude do manuseio pelos usuA?rios.

Em SA?o Bento do Sul, as atividades foram bem diversificadas: ExposiA�A?o a�?Haiti Bombagaia�?, em parceria com o SESC; concurso de fotografia, que teve como vencedoras a tA�cnica de LaboratA?rio de QuA�mica TamA�ris Grimaldi e a aluna Karina Kunze, do TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho; Oficina de Escrita Criativa, com a Professora Ana Paula Vilella; em parceria com o projeto IFCine, apresentaA�A?o do filme a�?A menina que roubava livrosa�?; e Quiz LiterA?rio, idealizado pela auxiliar de biblioteca Maria Clara Rocha Malheiros, com a participaA�A?o das professoras Luana Santos de Lima, Raquel Cardoso de Faria e CustA?dio, RanA?zy Borges Neves e Maria FlA?via Carvalho (que tambA�m doaram livros para premiaA�A?o).

O Campus Rio do Sul realizou a sua 12A? Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fato que jA? faz parte do calendA?rio de atividades anuais das trA?s Unidades do campus: Sede, Urbana e TecnolA?gica. Foram realizadas as seguintes aA�A�es: exposiA�A?o de quadros do artista Tato Carboni; “O tocar da leitura” (apresentaA�A?o do pianista Antonio Leandro dos Santos Silva a�� aluno de Engenharia MecatrA?nica); Concurso literA?rio; Varal LiterA?rio; Cosplay – Sarau LiterA?rio; e o a�?Cine Pipocaa�?. Foi uma semana de muita integraA�A?o entre biblioteca, livro, leitura, cultura e informaA�A?o.

Normas TA�cnicas da ABNT, via Pergamum/Target

Outra importante notA�cia relativa ao universo das Bibliotecas do IFC A� disponibilizaA�A?o daA�assinatura de Normas TA�cnicas da ABNT via sistema Pergamum.A� Desde o dia 01 de dezembro de 2017, o IFC,A� por meio da Reitoria, colocou A� disposiA�A?o um pacote de assinaturas.

Nesse pacote de assinaturas, foram inseridas normas tA�cnicas de interesse dos diversos campi, especialmente as relativas A� metodologia cientA�fica e a atividades especA�ficas dos cursos que utilizam as normas para o ensino. TambA�m estA?o disponA�veis documentos publicados no DiA?rio Oficial da UniA?o, legislaA�A?o de vA?rias instituiA�A�es, incluindo Anvisa, Aneel etc. Para acessA?-las, siga o passo a passo disponA�vel no link http://biblioteca.ifc.edu.br/normas-tecnicas-abnttargetweb/.

ParticipaA�A?o no BiblioTech 2017

Sempre ativas e com inA?meras atividades, as bibliotecas do IFC buscam participar e promover eventos para levar conhecimentos e buscar atualizaA�A�es. Em dezembro foi a vez de o Campus Luzerna participar de um importante evento: oA�BiblioTech. No dia 04 de dezembro, o bibliotecA?rio RosA?lvio Sartortt, do Campus Luzerna, participou da terceira ediA�A?o do evento, na Udesc, em FlorianA?polis.

O BiblioTech how to assign oxidation numbers, clomid without prescription. foi inspirado na biblioteca do futuro que estA? fortemente baseada na incorporaA�A?o de novos serviA�os de informaA�A?o, em sua grande parte baseados em Tecnologias da InformaA�A?o e ComunicaA�A?o (TICs). Esta ediA�A?o do evento teve como A?nfase a proposiA�A?o de serviA�os de informaA�A?o baseados em TICs (softwares open source) para bibliotecA?rios e interagentes. Os slides dos minicursos oferecidos estA?o disponA�veis para quem quiser realizar a leitura e compartilhar. Mais informaA�A�es podem ser obtidas no site do evento:A�https://feirabibliotech.wordpress.com/2017/11/27/programacao-bibliotech-2017/.

*InformaA�A�es: Nauria Fontana, BibliotecA?ria/ ConcA?rdia eA�RosA?lvio Sartortt BibliotecA?rio/Campus Luzerna.
**Fotos: ColaboraA�A?o de diversos campi.

 

 

 

Deixe um comentário