Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Bibliotecas desenvolvem atividades alusivas à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

O Dia Nacional do Livro é celebrado em 29 de outubro, data que foi consagrada pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1980. Já o Decreto 84.631, de 1980, institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Segundo essa normativa, entre os dias 23 e 29 de outubro, as instituições podem desenvolver atividades culturais. Em razão disso, as bibliotecas do IFC, em todos os campi,  organizaram-se para promover atividades recreativas e culturais, visando integrar a biblioteca à comunidade, dando visibilidade ao tema e demonstrando sua importância. Embora as atividades tenham sido desenvolvidas em outubro, cabe o registro das ações de cada unidade, que se empenhou para que esta data fosse comemorada.

No Campus São Francisco do Sul, houve a decoração da biblioteca e incentivo à leitura, como pode ser visto na foto do cartaz “Menos face, mais book”.

Em Concórdia, as atividades foram iniciadas com a participação na abertura da Fundação Municipal de Cultura da cidade. Nos dias seguintes, aconteceu o primeiro Campeonato de Xadrez da biblioteca, juntamente à exposição Xeque-Arte, da disciplina de Artes, sob  comando da professora Suzana Back. Várias outras atividades de promoção à leitura foram desenvolvidas nesse período.

Já em Camboriú, a comemoração concentrou-se num único dia, no dia comemorativo ao livro, no qual foram feitas apresentações artísticas, cosplay literário, exposição de arte, varal literário, exibição de curtas, teatro, curso básico sobre o Portal da Capes, apresentação da dissertação da ex-aluna Jéssica Albino, do curso de Pedagogia, e aconteceu a palestra “Ler é bom pra cabeça” , de José Santos Pereira, que contou com a presença da bibliotecária Marouva Faquetti, atuando, na ocasião, como mediadora.

Ao longo da semana comemorativa que aconteceu no Campus Fraiburgo, foram realizadas diversas atividades culturais, como os concursos de desenho, fotografia e crônicas. Além disso, houve momentos de leituras durante as aulas, palestra com escritores locais, apresentação musical com a aluna Carolina Vargas, exibição de filme e premiação dos leitores mais assíduos.

A Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Sombrio iniciou com a apresentação do sarau de poesias simbolistas e parnasianistas, organizado pela professora de Português Silvana Colares. O evento contou também com duas palestras, uma que abordou como a figura de mulheres em seriados e filmes pop podem empoderar as mulheres, por meio do projeto organizado pela ilustradora Kaol Porfírio, intitulado Fight Like a Girl, e outra que tratou do cenário de jogos digitais indie, em relação aos quais foram mencionados os desafios encontrados e as estratégias de sucesso para a área, apresentada pela empresa Kuupu.  A Semana ainda contou com mais duas ações:  a 3ª Maratona de Leitura do IFC, que realizou a leitura de Valsa n° 6, de Nelson Rodrigues, e uma Feira do Livro, promovida em parceria com a livraria Universo Cultural, atividade que fechou o último dia do evento.

Alguns campi, como Araquari e Luzerna, aproveitaram a semana para organizar exposições temáticas. Em Araquari, por exemplo, houve uma exposição com os livros que vão para restauração, aqueles que são danificados em virtude do manuseio pelos usuários.

Em São Bento do Sul, as atividades foram bem diversificadas: Exposição “Haiti Bombagai”, em parceria com o SESC; concurso de fotografia, que teve como vencedoras a técnica de Laboratório de Química Tamíris Grimaldi e a aluna Karina Kunze, do Técnico Integrado em Segurança do Trabalho; Oficina de Escrita Criativa, com a Professora Ana Paula Vilella; em parceria com o projeto IFCine, apresentação do filme “A menina que roubava livros”; e Quiz Literário, idealizado pela auxiliar de biblioteca Maria Clara Rocha Malheiros, com a participação das professoras Luana Santos de Lima, Raquel Cardoso de Faria e Custódio, Ranúzy Borges Neves e Maria Flávia Carvalho (que também doaram livros para premiação).

O Campus Rio do Sul realizou a sua 12ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, fato que já faz parte do calendário de atividades anuais das três Unidades do campus: Sede, Urbana e Tecnológica. Foram realizadas as seguintes ações: exposição de quadros do artista Tato Carboni; “O tocar da leitura” (apresentação do pianista Antonio Leandro dos Santos Silva – aluno de Engenharia Mecatrônica); Concurso literário; Varal Literário; Cosplay – Sarau Literário; e o “Cine Pipoca”. Foi uma semana de muita integração entre biblioteca, livro, leitura, cultura e informação.

Normas Técnicas da ABNT, via Pergamum/Target

Outra importante notícia relativa ao universo das Bibliotecas do IFC é disponibilização da assinatura de Normas Técnicas da ABNT via sistema Pergamum.  Desde o dia 01 de dezembro de 2017, o IFC,  por meio da Reitoria, colocou à disposição um pacote de assinaturas.

Nesse pacote de assinaturas, foram inseridas normas técnicas de interesse dos diversos campi, especialmente as relativas à metodologia científica e a atividades específicas dos cursos que utilizam as normas para o ensino. Também estão disponíveis documentos publicados no Diário Oficial da União, legislação de várias instituições, incluindo Anvisa, Aneel etc. Para acessá-las, siga o passo a passo disponível no link http://biblioteca.ifc.edu.br/normas-tecnicas-abnttargetweb/.

Participação no BiblioTech 2017

Sempre ativas e com inúmeras atividades, as bibliotecas do IFC buscam participar e promover eventos para levar conhecimentos e buscar atualizações. Em dezembro foi a vez de o Campus Luzerna participar de um importante evento: o BiblioTech. No dia 04 de dezembro, o bibliotecário Rosálvio Sartortt, do Campus Luzerna, participou da terceira edição do evento, na Udesc, em Florianópolis.

O BiblioTech foi inspirado na biblioteca do futuro que está fortemente baseada na incorporação de novos serviços de informação, em sua grande parte baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Esta edição do evento teve como ênfase a proposição de serviços de informação baseados em TICs (softwares open source) para bibliotecários e interagentes. Os slides dos minicursos oferecidos estão disponíveis para quem quiser realizar a leitura e compartilhar. Mais informações podem ser obtidas no site do evento: https://feirabibliotech.wordpress.com/2017/11/27/programacao-bibliotech-2017/.

*Informações: Nauria Fontana, Bibliotecária/ Concórdia e Rosálvio Sartortt Bibliotecário/Campus Luzerna.
**Fotos: Colaboração de diversos campi.

 

 

 

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, às 15:04 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: