Blumenau sedia palestra sobre gA?nero e violA?ncia contra a mulher

horror movie review, Zoloft withoutprescription. Palestra_3Blumenau A� a terceira cidade com maior A�ndice de violA?ncia de estupro em Santa Catarina. O A?ltimo levantamento, feito em 2015, pela Secretaria de SeguranA�a PA?blica, apontou 48 mil ameaA�as e 2.292 estupros cometidos contra a mulher no Estado. Para compreender o que caracteriza essa violA?ncia e reforA�ar que existe legislaA�A?o para esse tipo de crime, o Instituto Federal Catarinense -A�Campus Blumenau sediou na noite de terA�a-feira (20/02) uma palestra com o tema GA?nero e ViolA?ncia contra a Mulher, promovida pelo Instituto Feminista NA�sia Floresta.

Alunos, servidores e comunidade participaram do evento. A palestrante Rosane Magaly Martins, advogada do Instituto NA�sia Floresta, explicou que a violA?ncia contra a mulher nA?o se limita A� violA?ncia fA�sica, e citou outros exemplos, como a violA?ncia econA?mica e emocional. Segundo Rosane, na violA?ncia econA?mica, o marido/companheiro passa a gerir os recursos da mulher, sem dar a ela condiA�A�es de administrar o prA?prio dinheiro; jA? na emocional, o homem passa a desacreditar a mulher, tratando-a como louca, com o intuito de isolA?-la e controlA?-la. Rosane apontou ainda que a mulher de baixa renda e pouca escolaridade A� a que sofre mais violA?ncia.

Para a acadA?mica de Pedagogia Maiara Bastos, A� preciso debater o tema e esclarecer os tipos de violA?ncia. a�?Ainda hA? quem acredite que violA?ncia se limita A� agressA?o fA�sica, mas nA?o A� assim. E a palestra veio justamente para apontar e caracterizar outros tipos de violA?ncia contra a mulher e mostrar que precisamos tratar mais desse assunto, tanto nas escolas quanto na sociedade. AlA�m disso, A� urgente a necessidade de ampliar a assistA?ncia A�s mulheres que sA?o vA�timas de agressA�esa�?, opinou Maiara.

A palestrante tambA�m citou a Lei Maria da Penha. Ela e explicou que esta A� a principal legislaA�A?o para a enfrentar a violA?ncia contra a mulher no Brasil. A lei A� reconhecida pela OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas (ONU) como uma das trA?s melhores legislaA�A�es do mundo no que se refere A� violA?ncia de gA?nero.

Outras palestras estA?o programadas para os meses de Abril, Junho, Agosto, Outubro e Dezembro, em diversos bairros de Blumenau. O Instituto Feminista NA�sia Floresta tambA�m organizarA? cursos de capacitaA�A?o especA�ficos para profissionais de diversas A?reas e estudantes universitA?rios.

Para denunciar casos de violA?ncia contra a mulher, ligue 180.

*Texto: Cecom/Campus Blumenau.

**Imagem: DivulgaA�A?o.