Camboriú realiza evento sobre e-TIC

elixoO IFC – Campus Camboriú realizou, nos dias 8 e 9 de outubro, o 6º Encontro de Tecnologia e Informação, evento de caráter acadêmico com o objetivo principal de proporcionar o intercâmbio de experiências e inovações na área entre pesquisadores, educadores e alunos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Informática. Este ano, a programação teve 15 oficinas, 5 palestras e uma Feira de Ciências e-Lixo, promovida pelo curso Técnico em Informática, com a exposição de projetos desenvolvidos a partir do reaproveitamento do lixo tecnológico.

No primeiro dia de evento, ocorreu a palestra com Bruna Pires sobre o tema “Uso de novas mídias e tecnologias em projetos de alto impacto social – Case Social Good Brasil”. Em seguida, Rodrigo Cezário da Silva, da Faculdade Avantis, falou sobre “Plataforma Arduino – Caminho das pedras”. Para fechar o ciclo de palestras, na sexta-feira (09/10), o evento trouxe o professor, do IFC Camboriú, André Fabiano de Moraes, que falou sobre a “Semana da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) 2015”; e, para o fechamento, Thiago Luiz Berlim, da Faculdade Avantis, abordou o tema: “Desenvolvendo jogos sérios: por onde começar?”.

Feira de Ciências e-Lixo

No dia 08/10, ocorreu a Feira de Ciências e-Lixo. Promovida pelo curso Técnico em Informática e parte da programação do 6º Encontro de Tecnologia e Informação (e-TIC), a feira teve como objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos estudantes para realizar o reaproveitamento do lixo tecnológico. As propostas apresentadas foram divididas em duas modalidades: 1) Inovação/invenção; e 2) Faça você mesmo. Na primeira, os projetos contemplaram o desenvolvimento ou a criação de um novo produto, já na segunda modalidade, os trabalhos foram baseados em tutoriais encontrados na internet sobre experiências que visam testar uma hipótese, evidenciar fenômenos, provar leis ou teorias científicas e realizar demonstração tecnológica.

* Texto e foto: CECOM/Camboriú.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de outubro de 2015, às 18:09 por Nicole Trevisol.