Campeã do JIFs Sul, equipe de xadrez feminino do IFC leva troféu à Reitoria

A equipe de xadrez feminino do IFC, atual campeã dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul, levou nesta segunda (8) o troféu da competição à Reitoria do Instituto, para que ali fique exposto. Uma vez que o time é multicampi (formado por uma aluna do Campus Blumenau, uma do Campus Fraiburgo e duas do Campus Luzerna), as atletas decidiram que o melhor lugar para abrigar o prêmio é a Reitoria, representando assim todo Instituto.

Na ocasião, a equipe, representada pela atleta Eduarda Neuenfeld, estudante do curso técnico em Eletromecânica vinculado ao Ensino Médio do Campus Blumenau, e pelo professor e treinador Deivis Frainer, foi recepcionada pela reitora da instituição, professora Sônia Regina Fernandes.

Em uma breve reunião, eles conversaram sobre a importância do esporte – e, em especial, dos JIFs – para a formação dos estudantes, principalmente com atividade de integração, e também sobre a participação da equipe de xadrez campeã nos JIFs nacionais – sediados este ano pelo Instituto Federal do Ceará e realizados de 16 a 21 de outubro no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza.

Eduarda, que joga xadrez há seis anos, falou sobre a realização em participar da competição. “Foi bem gratificante. No meu primeiro ano de participação, chegar ao campeonato dos JIFs Sul foi até inesperado. Além disso, é muito legal poder viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas fazendo algo de que eu gosto, que é jogar xadrez”, disse.

Texto e foto: Cecom IFC /Thomás Müller