Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Campi de Blumenau e São Bento do Sul promovem treinamento de combate a incêndios

Saber como prevenir e combater um princípio de incêndio ou como agir em situações de emergência com controle emocional e conhecimento de técnicas de primeiros socorros são tarefas que exigem preparação. Pensando nisso os campi de Blumenau e São Bento do Sul (SBS) promoveram, em outubro, treinamentos com finalidade preventiva.

Em Blumenau, a capacitação foi para servidores-voluntários que formarão a Brigada de Incêndio do campus. O objetivo é que eles saibam como agir nestas situações até a chegada do serviço de emergência. A capacitação teve duração de 20 horas e foi ministrada pelo enfermeiro Jefferson Rank e pelo especialista em Segurança contra Incêndio e Pânico Thiago Rodrigues Santer.

A Brigada de Incêndio será responsável pela prevenção e pela propagação de atos seguros no campus, a partir de campanhas de orientação e de exercícios simulados para servidores e alunos, atendendo ao que prevê a Instrução Normativa (IN 028/DAT/CBMSC).

Segundo a técnica em segurança do trabalho do Campus Blumenau, Joana Fontanela, responsável pela formação da Brigada, a ação dos brigadistas voluntários é fundamental. “Além da função de prevenção, os brigadistas prestam os primeiros atendimentos em uma situação emergencial, contribuindo para minimizar danos pessoais e patrimoniais”, destacou Joana.

Para o servidor Mateus Bueno, o curso superou as expectativas. “O aspecto mais positivo foram as atividades práticas. Realizá-las como uma equipe nos mostrou que devemos não apenas estarmos alertas e sabermos o que fazer em casos de emergência, mas também entendermos a importância das medidas de prevenção que podemos tomar no nosso dia a dia no campus”, observou.

Já no Campus de São Bento do Sul, o treinamento foi voltado para os estudantes. A atividade ocorreu no dia 26 de outubro e foi coordenada pela professora Cristhiane Guertler, da área da Segurança do Trabalho. A simulação deu aos estudantes a oportunidade de aprender de modo prático como manusear equipamentos utilizados em incêndios – extintores e mangueira – com orientações de dois agentes do Corpo de Bombeiros: o sub-tenente James Russel de Souza Lima e o cabo Mauro Cesar Carvalho, do Corpo de Bombeiros Militar de São Bento do Sul, que estiveram presentes na atividade.

Os alunos do curso técnico, integrado ao ensino médio, em Segurança do Trabalho e os estudantes do curso técnico, subsequente ao ensino médio, em Defesa Civil foram os participantes do treinamento. De maneira prática, puderam aprender a fazer uso dos extintores de incêndio e também da mangueira especial do Corpo de Bombeiros, que foi trazida para o IFC. Na área externa do campus, foi utilizado um artefato que abrigou as chamas, geradas por gás de cozinha. Os alunos precisavam apagar as chamas, o que se mostrou uma atividade desafiadora e muito divertida.

Várias pessoas colaboraram para que esta atividade ocorresse em segurança. O estudante Rogel Bail, do curso de Defesa Civil, ajudou na manutenção das chamas e dos equipamentos. O técnico em laboratório de informática do campus, Anderson Niedzielski, ficou responsável pela organização e manutenção do local para a atividade. Houve ainda a participação da “Oficina Audiovisual”, que fez o registro em vídeo, o qual poderá ser assistido por todos em breve.

Texto: Cecom/Blumenau e Cecom/SBS.

Fotos do treinamento de SBS:

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Fotos do Treinamento em Blumenau (por Rafael Gonçalves de Souza e Zelio Borges):

 

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 10 de novembro de 2017, às 20:38 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: