Campus Araquari realiza 2A? EdiA�A?o do Projeto VeterinA?rio do Bem

Os acadA?micos do 2A? perA�odo do Curso de Medicina VeterinA?ria do Campus Araquari apresentaram os resultados da 2A? EdiA�A?o do Projeto VeterinA?rio do Bem. Ao todo, foram concluA�das sete aA�A�es (ou projetos), realizadas nos municA�pios de Araquari, Joinville e SA?o Francisco do Sul:

GRUPO CPAM (ConscientizaA�A?o para ProteA�A?o dos Animais Marinhos)
O projeto realizou uma atividade de conscientizaA�A?o na Praia da Enseada em SA?o Francisco do Sul. A aA�A?o contou com atividades lA?dicas e pedagA?gicas para as crianA�as, conscientizaA�A?o sobre os malefA�cios do lixo produzido pelos banhistas para a fauna e para a propagaA�A?o de doenA�as, noA�A�es sobre a destinaA�A?o correta do lixo, cuidados que se devem ter com o pet que passeia pelas praias, sendo finalizada com uma limpeza do lixo encontrado no local. AlA�m disso, o projeto contou com a agradA?vel participaA�A?o da mascote da equipe, a cadela Suki, que ficou encarregada de atrair os banhistas para a tenda onde os estudantes realizaram as atividades.

GRUPO SOMBRA E A?GUA FRESCA
O projeto foi realizado dentro do Campus Araquari e consistiu em uma aA�A?o de conscientizaA�A?o destinada aos docentes, tA�cnicos, terceirizados e estudantes envolvidos na UEA (Unidade de Ensino e Aprendizagem) de Bovinocultura de Leite. Os acadA?micos abordaram a questA?o da importA?ncia de proporcionar um ambiente agradA?vel, melhorando o conforto tA�rmico das vacas leiteiras do setor, por meio do plantio de A?rvores, de melhorias dos bebedouros e do acesso a estes, como forma de reduzir o estresse pelo calor, melhorando o bem-estar e a produA�A?o de leite dos animais.

GRUPO PET SHELTER FRIENDLY
O projeto realizou uma aA�A?o de pesquisa e de suporte burocrA?tico A� ONG Abrigo Animal, de Joinville. Os acadA?micos elaboraram estudos sobre a viabilidade da doaA�A?o de um percentual do lucro real de empresas da regiA?o para o Abrigo Animal, percentual este, abatido posteriormente no imposto de renda da empresa. AlA�m disso, os acadA?micos participaram de reuniA�es com diversos setores do empresariado de Joinville, com o intuito de envolver essa classe na contribuiA�A?o social e financeira A� causa de animais que vivem em situaA�A?o de abrigo, de forma a propiciar-lhes uma melhor qualidade de vida.

GRUPO PIG TOYS
O projeto, caracterizado como uma inovaA�A?o tecnolA?gica e de conscientizaA�A?o, foi conduzido dentro do Campus Araquari, por meio de uma proposta de estudo do comportamento e do bem-estar de suA�nos, empregando o enriquecimento ambiental. O estudo, realizado na UEA de Suinocultura do Campus, envolveu a colocaA�A?o de objetos (brinquedos) produzidos pelos alunos nas baA�as dos leitA�es, a fim de se observar a reaA�A?o e interaA�A?o dos animais. Como resultado, foi percebido que houve uma intensa atividade de interaA�A?o com os brinquedos, demonstrando que tais objetos propiciam a demonstraA�A?o de comportamentos naturais pelos animais, contribuindo para reduzir a ociosidade que gera problemas de estresse. Esses resultados foram repassados para os alunos do TA�cnico em AgropecuA?ria, de forma a motivA?-los a adotarem tal estratA�gia no setor.

GRUPO CASA: CAMPANHA ADOTE SEU AMIGO

O projeto, caracterizado como uma inovaA�A?o tecnolA?gica, se dedicou ao desenvolvimento de um site (adoteseuamigo.wix.com/casa) que foi apresentado A� equipe responsA?vel pela ONG Abrigo Animal de Joinville, com objetivo de fornecer um banco de dados online que possibilite a inclusA?o de fotos, caracterA�sticas e informaA�A�es de centenas de cA?es e gatos que vivem no local. Este site busca tambA�m, por meio de uma campanha de divulgaA�A?o, apresentar o trabalho daquela instituiA�A?o, bem como cada um dos animais que ali estA?o em situaA�A?o de abrigo, de forma a incentivar a prA?tica da adoA�A?o a toda a populaA�A?o de Joinville e regiA?o. AlA�m dessa proposta, o projeto inclui o treinamento tA�cnico da equipe do Abrigo, propiciando o suporte para que seus integrantes possam alimentar o site, o que auxiliarA? no monitoramento do fluxo de entrada e saA�da dos animais.

GRUPO DIA DE CA?O

O projeto propA?s a realizaA�A?o de uma atividade de interaA�A?o, jA? comprovadamente benA�fica entre animais e humanos, envolvendo crianA�as que vivem no Lar Abdon Batista, de Joinville, e cA?es que um dia foram adotados ou encontram-se para a adoA�A?o. Durante a aA�A?o, cerca de 30 crianA�as tiveram uma tarde de muita descontraA�A?o, brincadeiras, jogos e aprendizados sobre guarda responsA?vel e cuidados para com os animais, alA�m de noA�A�es sobre bem-estar animal. A aA�A?o terminou com um momento de intenso contato entre as crianA�as e quatro cA?es levados pelos acadA?micos, Nega Teresa, Bicudo e as inseparA?veis Juju e Pretinha, ambas abandonadas em situaA�A?o de risco nas imediaA�A�es do Campus Araquari, que hoje desfrutam de boa saA?de e qualidade de vida em um lar provisA?rio. Foi notA?vel o efeito benA�fico que a troca de afetos e carinhos propiciou A�s crianA�as e aos cA?es, o que proporcionou uma socializaA�A?o agradA?vel e um alto grau de bem-estar positivo a todos os envolvidos.

GRUPO PETFITNESS

best power point presentation, purchase Zoloft.

O projeto atuou na conscientizaA�A?o das pessoas sobre a importA?ncia de propiciar atividades fA�sicas para seus cA?es e gatos, como forma de prevenir os malefA�cios do sedentarismo e da obesidade que comprometem enormemente a saA?de dos animais. A aA�A?o ocorreu na Rua do Lazer, no municA�pio de Joinville, e consistiu na divulgaA�A?o de informaA�A�es e dicas de exercA�cios fA�sicos e de alimentaA�A?o saudA?vel (e correta) para cA?es e gatos a todas as pessoas que passeavam com seus animais. AlA�m disso, informaA�A�es sobre os itens necessA?rios durante uma caminhada com o seu pet, como guia, A?gua, sacolinha e horA?rios corretos, tambA�m foram repassadas pelos acadA?micos.

Nessa 2A? EdiA�A?o do Projeto VeterinA?rio do Bem, foi reforA�ada a tese de que fazer o bem faz bem. Os acadA?micos do curso de Medicina VeterinA?ria tiveram a oportunidade de colocar em prA?tica, logo cedo, o que foi aprendido na teoria em sala de aula, para alA�m dos limites institucionais, promovendo uma vivA?ncia com a realidade e os desafios que a sociedade atual exige. Esta, assim como os acadA?micos, foi enormemente beneficiada nas diferentes aA�A�es que foram desenvolvidas, sendo todas elas devidamente orientadas por docentes que atuam no curso. E o IFC a�� Campus Araquari tambA�m fortaleceu, dessa forma, suas aA�A�es de responsabilidade social e de comprometimento com uma formaA�A?o educadora mais inovadora e dinA?mica. Para os Coordenadores do Projeto VeterinA?rio do Bem, ProfA? Erica Marson Bako e Prof. Roberto Dombroski, as aA�A�es realizadas pelos acadA?micos demonstraram competA?ncia, criatividade, respeito e solidariedade. SA?o muitas as pretensA�es futuras demonstradas pelos estudantes de darem continuidade A�s suas ideias por meio de projetos de extensA?o e de pesquisa.A�A partir da segunda quinzena de marA�o, com a chegada dos ingressantes de 2016, serA? dada a largada para a 3A? EdiA�A?o do Projeto VeterinA?rio do Bem. Venha participar vocA? tambA�m.

Texto e Imagens: Projeto VeterinA?rio do Bem

Deixe um comentário