Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Campus Araquari realiza 2ª Edição do Projeto Veterinário do Bem

Os acadêmicos do 2º período do Curso de Medicina Veterinária do Campus Araquari apresentaram os resultados da 2ª Edição do Projeto Veterinário do Bem. Ao todo, foram concluídas sete ações (ou projetos), realizadas nos municípios de Araquari, Joinville e São Francisco do Sul:

GRUPO CPAM (Conscientização para Proteção dos Animais Marinhos)
O projeto realizou uma atividade de conscientização na Praia da Enseada em São Francisco do Sul. A ação contou com atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças, conscientização sobre os malefícios do lixo produzido pelos banhistas para a fauna e para a propagação de doenças, noções sobre a destinação correta do lixo, cuidados que se devem ter com o pet que passeia pelas praias, sendo finalizada com uma limpeza do lixo encontrado no local. Além disso, o projeto contou com a agradável participação da mascote da equipe, a cadela Suki, que ficou encarregada de atrair os banhistas para a tenda onde os estudantes realizaram as atividades.

GRUPO SOMBRA E ÁGUA FRESCA
O projeto foi realizado dentro do Campus Araquari e consistiu em uma ação de conscientização destinada aos docentes, técnicos, terceirizados e estudantes envolvidos na UEA (Unidade de Ensino e Aprendizagem) de Bovinocultura de Leite. Os acadêmicos abordaram a questão da importância de proporcionar um ambiente agradável, melhorando o conforto térmico das vacas leiteiras do setor, por meio do plantio de árvores, de melhorias dos bebedouros e do acesso a estes, como forma de reduzir o estresse pelo calor, melhorando o bem-estar e a produção de leite dos animais.

GRUPO PET SHELTER FRIENDLY
O projeto realizou uma ação de pesquisa e de suporte burocrático à ONG Abrigo Animal, de Joinville. Os acadêmicos elaboraram estudos sobre a viabilidade da doação de um percentual do lucro real de empresas da região para o Abrigo Animal, percentual este, abatido posteriormente no imposto de renda da empresa. Além disso, os acadêmicos participaram de reuniões com diversos setores do empresariado de Joinville, com o intuito de envolver essa classe na contribuição social e financeira à causa de animais que vivem em situação de abrigo, de forma a propiciar-lhes uma melhor qualidade de vida.

GRUPO PIG TOYS
O projeto, caracterizado como uma inovação tecnológica e de conscientização, foi conduzido dentro do Campus Araquari, por meio de uma proposta de estudo do comportamento e do bem-estar de suínos, empregando o enriquecimento ambiental. O estudo, realizado na UEA de Suinocultura do Campus, envolveu a colocação de objetos (brinquedos) produzidos pelos alunos nas baías dos leitões, a fim de se observar a reação e interação dos animais. Como resultado, foi percebido que houve uma intensa atividade de interação com os brinquedos, demonstrando que tais objetos propiciam a demonstração de comportamentos naturais pelos animais, contribuindo para reduzir a ociosidade que gera problemas de estresse. Esses resultados foram repassados para os alunos do Técnico em Agropecuária, de forma a motivá-los a adotarem tal estratégia no setor.

GRUPO CASA: CAMPANHA ADOTE SEU AMIGO

O projeto, caracterizado como uma inovação tecnológica, se dedicou ao desenvolvimento de um site (adoteseuamigo.wix.com/casa) que foi apresentado à equipe responsável pela ONG Abrigo Animal de Joinville, com objetivo de fornecer um banco de dados online que possibilite a inclusão de fotos, características e informações de centenas de cães e gatos que vivem no local. Este site busca também, por meio de uma campanha de divulgação, apresentar o trabalho daquela instituição, bem como cada um dos animais que ali estão em situação de abrigo, de forma a incentivar a prática da adoção a toda a população de Joinville e região. Além dessa proposta, o projeto inclui o treinamento técnico da equipe do Abrigo, propiciando o suporte para que seus integrantes possam alimentar o site, o que auxiliará no monitoramento do fluxo de entrada e saída dos animais.

GRUPO DIA DE CÃO

O projeto propôs a realização de uma atividade de interação, já comprovadamente benéfica entre animais e humanos, envolvendo crianças que vivem no Lar Abdon Batista, de Joinville, e cães que um dia foram adotados ou encontram-se para a adoção. Durante a ação, cerca de 30 crianças tiveram uma tarde de muita descontração, brincadeiras, jogos e aprendizados sobre guarda responsável e cuidados para com os animais, além de noções sobre bem-estar animal. A ação terminou com um momento de intenso contato entre as crianças e quatro cães levados pelos acadêmicos, Nega Teresa, Bicudo e as inseparáveis Juju e Pretinha, ambas abandonadas em situação de risco nas imediações do Campus Araquari, que hoje desfrutam de boa saúde e qualidade de vida em um lar provisório. Foi notável o efeito benéfico que a troca de afetos e carinhos propiciou às crianças e aos cães, o que proporcionou uma socialização agradável e um alto grau de bem-estar positivo a todos os envolvidos.

GRUPO PETFITNESS

O projeto atuou na conscientização das pessoas sobre a importância de propiciar atividades físicas para seus cães e gatos, como forma de prevenir os malefícios do sedentarismo e da obesidade que comprometem enormemente a saúde dos animais. A ação ocorreu na Rua do Lazer, no município de Joinville, e consistiu na divulgação de informações e dicas de exercícios físicos e de alimentação saudável (e correta) para cães e gatos a todas as pessoas que passeavam com seus animais. Além disso, informações sobre os itens necessários durante uma caminhada com o seu pet, como guia, água, sacolinha e horários corretos, também foram repassadas pelos acadêmicos.

Nessa 2ª Edição do Projeto Veterinário do Bem, foi reforçada a tese de que fazer o bem faz bem. Os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária tiveram a oportunidade de colocar em prática, logo cedo, o que foi aprendido na teoria em sala de aula, para além dos limites institucionais, promovendo uma vivência com a realidade e os desafios que a sociedade atual exige. Esta, assim como os acadêmicos, foi enormemente beneficiada nas diferentes ações que foram desenvolvidas, sendo todas elas devidamente orientadas por docentes que atuam no curso. E o IFC – Campus Araquari também fortaleceu, dessa forma, suas ações de responsabilidade social e de comprometimento com uma formação educadora mais inovadora e dinâmica. Para os Coordenadores do Projeto Veterinário do Bem, Profª Erica Marson Bako e Prof. Roberto Dombroski, as ações realizadas pelos acadêmicos demonstraram competência, criatividade, respeito e solidariedade. São muitas as pretensões futuras demonstradas pelos estudantes de darem continuidade às suas ideias por meio de projetos de extensão e de pesquisa. A partir da segunda quinzena de março, com a chegada dos ingressantes de 2016, será dada a largada para a 3ª Edição do Projeto Veterinário do Bem. Venha participar você também.

Texto e Imagens: Projeto Veterinário do Bem

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de março de 2016, às 18:31 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: