Campus Avançado Abelardo Luz realiza 1º Encontro Regional de Educação

O curso de Especialização em Educação do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Abelardo Luz promoveu o 1º Encontro Regional de Educação (ERE). O evento foi realizado no dia 11 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores do município de Abelardo Luz, e contou com a presença de aproximadamente 80 participantes.

Na parte da manhã, aconteceu a apresentação de Ballet do Grupo Danser, coordenado pelo professor Claudemir Rodrigues, com a coreografia Delinear (Ballet neoclássico). A abertura oficial contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a presença das seguintes autoridades na composição da mesa de abertura: Wilamir Cavassini (prefeito municipal), Eliane Cantele (secretária municipal de Educação), Vânia Maria Alves (coordenadora pedagógica do Campus Avançado Abelardo Luz) e Jorge da Cunha Dutra (coordenador do evento e do curso de Especialização em Educação).

Após a abertura, o professor Mauro Augusto Burkert Del Pino (UFPel) proferiu palestra com tema “Políticas Públicas de Educação”, realizando uma análise histórica, em paralelo com a atualidade, sobre a constituição do currículo escolar a partir da influência do sistema hegemônico que rege a sociedade e influencia tanto na escolha dos conteúdos como no modo de relação profissional e humano estabelecido nos ambientes escolares.

No período vespertino, o evento contou com uma exposição sobre a ginástica laboral e a realização de algumas atividades próprias, sob a orientação do professor Jaisson Bordignon (IFC Campus Avançado Abelardo Luz). Na sequência, Vânia Maria Alves (IFC Campus Avançado Abelardo Luz/IFPR Campus Palmas) proferiu palestra sobre as tendências pedagógicas da educação, em que falou sobre a influência das variadas vertentes na prática docente e na constituição do currículo escolar.

Após a palestra, o professor André Franzoni Alexandre (IFC Campus Avançado Abelardo Luz) apresentou um repertório de músicas do cantor e compositor Chico Buarque, analisando o contexto que influenciou a criação de cada música. Ao final, o coordenador do evento proferiu as considerações finais, agradecendo a participação da comunidade e anunciando a promoção de novos eventos sobre a área educacional, para o próximo ano, no município. O evento encerrou-se com o hino do estado de Santa Catarina.

O palestrante Mauro Del Pino (UFPel) salientou a relevância do Encontro: “Este evento mostrou a importância do IFC na articulação de esforços que visam qualificar a educação em todos os níveis, especialmente no que se refere à formação profissional e cidadã”. Ele também destacou o fato de o evento ser aberto a todos. “O fato de o Encontro ter sido aberto à participação da comunidade regional foi fundamental para seu sucesso. Pensar a pós-graduação é isso, é produzir, junto à comunidade, conhecimento necessário ao seu desenvolvimento ético e inclusivo”.

Nas palavras do coordenador do evento, professor Jorge da Cunha Dutra (IFC Campus Avançado Abelardo Luz), o evento cumpriu o seu objetivo. “O encontro promoveu um valioso espaço de debate a respeito da área educacional, contando com a presença de importantes educadores na condução das palestras, bem como na discussão, proporcionada pela interação com a comunidade, em busca de melhorias para este campo de conhecimento”.

*Texto e fotos: Campus Avançado Abelardo Luz, com edição da Cecom.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 24 de novembro de 2017, às 20:42 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).