IFC participa da 33ª Feira Catarinense de Matemática

Realizada pelo IFC, IFSC, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Administração Municipal de Criciúma e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a 33ª Feira Catarinense de Matemática aconteceu no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma/SC, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2017.

As Feiras de Matemática têm como objetivo ser um espaço de socialização, entre professores, estudantes e comunidade, de experiências vivenciadas em sala de aula. A proposta do evento, além disso, é a avaliação de trabalhos enquanto processo e não como produto, a qual ocorre de maneira descritiva, por grupos de avaliadores, e envolve premiação para todos que participaram da Feira.

A acadêmica Janete Kruger destacou o fato de a feira despertar o interesse pela pesquisa. “A Feira despertou a vontade, a paixão por pesquisas, por querer saber mais e buscar novos conhecimentos. Foi uma oportunidade para estabelecer contatos que possibilitam aprimorar os trabalhos”.

Luiza Pisetta, estudante que expôs um projeto, relata: “Sabendo-se que a matemática está presente no cotidiano das pessoas, podemos perceber que, desde quando acordamos até a hora de dormir, ela está presente a todo momento. O planejamento do projeto Avaliação financeira para a aquisição de um aparelho celular proporcionou-me uma bagagem imensa de aprendizagem matemática e de muito conhecimento sobre ela. Participar dos processos da Feira de Matemática, tanto regional quanto catarinense, contribuiu para a socialização com outros trabalhos, interação com pessoas de outras regiões do nosso estado, e, com certeza, a Feira de Matemática nacional contribuirá ainda mais para ampliar esses conhecimentos”.

O IFC participou do evento com sete projetos, confira:

Título: Avaliação financeira para a aquisição de um aparelho celular

Analisa a questão econômica e também elementos de hardware para a aquisição de um celular.

Alunos: Daniel Verdi do Amarante e Luiza Pisetta

Orientador: Guilherme B. Martins

Campus Rio do Sul

Título: A aplicação de matrizes na informática

Descreve uma proposta interdisciplinar entre as disciplinas de matemática e programação.

Alunos: José Norberto Fagundes e Arthur Fernandes Bergamim

Orientadora: Professora Liliane de Souza

Título: Análise matemática da ponte de Laguna

Análise matemática de como os pilares de sustentação da Ponte de Laguna são feitos.

Alunos: Marcelo Bereta Lopes e Janete Beatriz Cassal

Orientadora: Elizete Maria Possamai Ribeiro

Apresentou uma breve análise matemática de como os pilares de sustentação da Ponte de Laguna são feitos.

Campus Sombrio

Título: A quantidade e a capacidade, segundo a matemática é um compromisso com a verdade

Categoria: Ensino Superior

Descreve os conceitos e aplicações de grandezas diretamente e inversamente proporcionais, em termos de explicações dos conhecimentos científicos e matemáticos e da demonstração de experiências.

Alunos: Juliane Bertoti e Taís Pereira

Orientador: Ewerton Peres Benedet

Campus Sombrio

Título: Jogo de sequência numérica: uma interação dos alunos no processo de inclusão

Incentivar os alunos que protagonizam o processo de inclusão e inseri-los no processo de ensino-aprendizagem através de um jogo com sequências de letras e números.

Alunos: Natália de Araújo e Kátia Elizete Silveira

Orientador: Ewerton Peres Benedet

Campus Sombrio

Título: Matemática e química: aproximações na educação básica

Realizar aproximações entre o ensino da matemática e química, propondo atividades práticas que envolvam conteúdo de ambas disciplinas.

Alunos: Willian Pereira

Orientadora: Carla Margarete Ferreira dos Santos

Título: Alfabetização Matemática no Ensino Médio

Alunos: Amanda Maria Hoepers e Ruan Guilherme Hoepers

Orientador: Eduardo Brandl

Campus Ibirama

Confira as fotos do evento:

Texto: Cecom/Reitoria e Juliana Motta, com informações de Campus Avançado Sombrio.

Fotos: Fani Lúcia Martendal Eberhardt e Daniel Cassol.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 5 de outubro de 2017, às 22:19 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).