IFC participa da 33A? Feira Catarinense de MatemA?tica

Realizada pelo IFC, IFSC, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), Sociedade Brasileira de EducaA�A?o MatemA?tica (SBEM), AdministraA�A?o Municipal de CriciA?ma e pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a 33A? Feira Catarinense de MatemA?tica aconteceu no PavilhA?o de ExposiA�A�es JosA� Ijair Conti, em CriciA?ma/SC, entre os dias 27 e 29 de setembro de 2017.

As Feiras de MatemA?tica tA?m como objetivo ser um espaA�o de socializaA�A?o, entre professores, estudantes e comunidade, de experiA?ncias vivenciadas em sala de aula. A proposta do evento, alA�m disso, A� a avaliaA�A?o de trabalhos enquanto processo e nA?o como produto, a qual ocorre de maneira descritiva, por grupos de avaliadores, e envolve premiaA�A?o para todos que participaram da Feira.

A acadA?mica Janete Kruger destacou o fato de a feira despertar o interesse pela pesquisa. a�?A Feira despertou a vontade, a paixA?o por pesquisas, por querer saber mais e buscar novos conhecimentos. Foi uma oportunidade para estabelecer contatos que possibilitam aprimorar os trabalhosa�?.

Luiza Pisetta, estudante que expA?s um projeto, relata: a�?Sabendo-se que a matemA?tica estA? presente no cotidiano das pessoas, podemos perceber que, desde quando acordamos atA� a hora de dormir, ela estA? presente a todo momento. O planejamento do projeto AvaliaA�A?o financeira para a aquisiA�A?o de um aparelho celular proporcionou-me uma bagagem imensa de aprendizagem matemA?tica e de muito conhecimento sobre ela. Participar dos processos da Feira de MatemA?tica, tanto regional quanto catarinense, contribuiu para a socializaA�A?o com outros trabalhos, interaA�A?o com pessoas de outras regiA�es do nosso estado, e, com certeza, a Feira de MatemA?tica nacional contribuirA? ainda mais para ampliar esses conhecimentosa�?.

O IFC participou do evento com sete projetos, confira:

TA�tulo: AvaliaA�A?o financeira para a aquisiA�A?o de um aparelho celular

Analisa a questA?o econA?mica e tambA�m elementos de hardware para a aquisiA�A?o de um celular.

Alunos: Daniel Verdi do Amarante e Luiza Pisetta

Orientador: Guilherme B. Martins

Campus Rio do Sul

TA�tulo: A aplicaA�A?o de matrizes na informA?tica

Descreve uma proposta interdisciplinar entre as disciplinas de matemA?tica e programaA�A?o.

Alunos: JosA� Norberto Fagundes e Arthur Fernandes Bergamim

Orientadora: Professora Liliane de Souza

TA�tulo: AnA?lise matemA?tica da ponte de Laguna

AnA?lise matemA?tica de como os pilares de sustentaA�A?o da Ponte de Laguna sA?o feitos.

Alunos: Marcelo Bereta Lopes e Janete Beatriz Cassal

Orientadora: Elizete Maria Possamai Ribeiro

Apresentou uma breve anA?lise matemA?tica de como os pilares de sustentaA�A?o da Ponte de Laguna sA?o feitos.

how to make a conclusion, cheap dapoxetine.

Campus Sombrio

TA�tulo: A quantidade e a capacidade, segundo a matemA?tica A� um compromisso com a verdade

Categoria: Ensino Superior

Descreve os conceitos e aplicaA�A�es de grandezas diretamente e inversamente proporcionais, em termos de explicaA�A�es dos conhecimentos cientA�ficos e matemA?ticos e da demonstraA�A?o de experiA?ncias.

Alunos: Juliane Bertoti e TaA�s Pereira

Orientador: Ewerton Peres Benedet

Campus Sombrio

TA�tulo: Jogo de sequA?ncia numA�rica: uma interaA�A?o dos alunos no processo de inclusA?o

Incentivar os alunos que protagonizam o processo de inclusA?o e inseri-los no processo de ensino-aprendizagem atravA�s de um jogo com sequA?ncias de letras e nA?meros.

Alunos: NatA?lia de AraA?jo e KA?tia Elizete Silveira

Orientador: Ewerton Peres Benedet

Campus Sombrio

TA�tulo: MatemA?tica e quA�mica: aproximaA�A�es na educaA�A?o bA?sica

Realizar aproximaA�A�es entre o ensino da matemA?tica e quA�mica, propondo atividades prA?ticas que envolvam conteA?do de ambas disciplinas.

Alunos: Willian Pereira

Orientadora: Carla Margarete Ferreira dos Santos

TA�tulo: AlfabetizaA�A?o MatemA?tica no Ensino MA�dio

Alunos: Amanda Maria Hoepers e Ruan Guilherme Hoepers

Orientador: Eduardo Brandl

Campus Ibirama

Confira as fotos do evento:

Texto: Cecom/Reitoria e Juliana Motta, com informaA�A�es de Campus AvanA�ado Sombrio.

Fotos:A�Fani LA?cia Martendal Eberhardt e Daniel Cassol.