Campus AvanA�ado Sombrio promove curso sobre Geoparque

cheap essay writing service, Zoloft withoutprescription.

Em 09/05 iniciou a sexta ediA�A?o do curso de capacitaA�A?o Aspectos da Geologia e Geomorfologia da regiA?o Aspirante ao Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul, sediado em Mampituba (RS). O curso conta com a coordenaA�A?o e certificaA�A?o realizadas peloA�IFC- Campus AvanA�ado Sombrio eA�pelo IFSC – Campus AraranguA?, as aulas ficam por conta do ComitA? de OrganizaA�A?o da Candidatura do Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul. Ao todo participam da capacitaA�A?o 48 pessoas que atuam como professores da EducaA�A?o BA?sica, guias e empreendedores turA�stico e interessados ambientais, que aprenderA?o sobre geodiversidade, geoturismo, educaA�A?o ambiental e geossA�tios, com foco nas potencialidades e estruturas ambientais e sociais presentes no extremo sul de Santa Catarina, litoral norte e serra gaA?cha, regiA�es envolvidas com a proposta do Geoparque.

O primeiro, de um total de quatro encontros teA?ricos, aconteceu na CA?mara de Vereadores de Mampituba (RS), cuja abertura e recepA�A?o foi conduzida pelo Prefeito Municipal, Dirceu Lopes RoldA?o. Ainda, o primeiro encontro seguiu para a apresentaA�A?o do conceito e dos fundamentos que envolvem o reconhecimento de um territA?rio como pertencente a Rede Global de Geoparques pela UNESCO realizado por Sung Chen Lin, que coordena a candidatura do Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul.

A coordenadora apresentou o histA?rico dos esforA�os empreendidos para organizaA�A?o do dossiA? de candidatura, com previsA?o de apresentaA�A?o para exame frente a UNESCO em outubro de 2018. Caso o dossiA? seja aprovado, o Geoparque Caminhos dos CA?nions do Sul poderA? ser o segundo geoparque brasileiro a compor a Rede Global de Geoparques, composta por 120 unidades.

Os prA?ximos encontros acontecem nos dias 17, 26 e 31 de maio, com foco na geologia e geomorfologia da regiA?o e na elaboraA�A?o de estratA�gias e materiais didA?ticos para a disseminaA�A?o do tema entre a comunidade e os turistas. O curso serA? finalizado com uma saA�da tA�cnica de reconhecimento a alguns dos geossA�tios inventariados pelo Conselho de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

geoparque

*Texto e foto: DivulgaA�A?o/Sombrio.

Deixe um comentário