CA?mpus Blumenau implanta ferramenta para auxiliar deficientes auditivos

Avatar web librasO site do CA?mpus Blumenau conta com mais uma ferramenta destinada a melhorar a acessibilidade: o WebLibras a�� software de traduA�A?o de sites para a LA�ngua Brasileira de Sinais. A versA?o utilizada A� a gratuitaA�eA�converte trA?s mil frases por mA?s.

writing a literature review, acquire clomid.

Para ter acesso, basta clicar no A�cone azul a�� sA�mbolo internacional de surdez a�� localizado no centro do site. AbrirA? uma caixa com um avatar, responsA?vel pela traduA�A?o. Para iniciar, A� preciso selecionar a primeira parte a ser lida, depois o sistema avanA�arA? automaticamente para os trechos seguintes. O internauta deverA? ter o Unity Web Player instalado no navegador, programa rA?pido e fA?cil de baixar.

O WebLibras foi lanA�ado pelo ProDeaf a�� startup pernambucana especializada em tecnologia assistiva a�� para facilitar a comunicaA�A?o entre surdos e ouvintes. No CA?mpus Blumenau, o software foi implantado pela CoordenaA�A?o de Tecnologia da InformaA�A?o (CTI), em aA�A?o conjunta com o NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE).

De acordo com Fernando Bachmann, assistente em administraA�A?o e coordenador do NAPNE do CA?mpus, o A?ltimo censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e EstatA�stica (IBGE) apontou que cerca de 9,7 milhA�es de brasileiros possuem deficiA?ncia auditiva. a�?Desse total, muitos tA?m librasA�como lA�ngua materna, o que significa que nA?o compreendem com facilidade o portuguA?s, por isso hA? necessidade de oferecer conteA?dos escritos aos surdosa�?, observa Bachmann.

Os sites do IFC contam com outras ferramentas voltadas A� acessibilidade, como o controle de contraste e tamanho de fontes, que auxiliam deficientes visuais. A� possA�vel acessA?-las no canto superior direito dos sites que estA?o dentro do padrA?o institucional. Diante da possibilidade desta nova ferramenta, a CECOM/Reitoria e a DTI iniciaram um debate para verificar a aplicaA�A?o desta tecnologia nos sites do IFC que seguem o padrA?o wordpress.

*Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagens: DivulgaA�A?o.

Deixe um comentário