Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Câmpus Blumenau implanta ferramenta para auxiliar deficientes auditivos

Avatar web librasO site do Câmpus Blumenau conta com mais uma ferramenta destinada a melhorar a acessibilidade: o WebLibras – software de tradução de sites para a Língua Brasileira de Sinais. A versão utilizada é a gratuita e converte três mil frases por mês.

Para ter acesso, basta clicar no ícone azul – símbolo internacional de surdez – localizado no centro do site. Abrirá uma caixa com um avatar, responsável pela tradução. Para iniciar, é preciso selecionar a primeira parte a ser lida, depois o sistema avançará automaticamente para os trechos seguintes. O internauta deverá ter o Unity Web Player instalado no navegador, programa rápido e fácil de baixar.

O WebLibras foi lançado pelo ProDeaf – startup pernambucana especializada em tecnologia assistiva – para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. No Câmpus Blumenau, o software foi implantado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI), em ação conjunta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

De acordo com Fernando Bachmann, assistente em administração e coordenador do NAPNE do Câmpus, o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. “Desse total, muitos têm libras como língua materna, o que significa que não compreendem com facilidade o português, por isso há necessidade de oferecer conteúdos escritos aos surdos”, observa Bachmann.

Os sites do IFC contam com outras ferramentas voltadas à acessibilidade, como o controle de contraste e tamanho de fontes, que auxiliam deficientes visuais. É possível acessá-las no canto superior direito dos sites que estão dentro do padrão institucional. Diante da possibilidade desta nova ferramenta, a CECOM/Reitoria e a DTI iniciaram um debate para verificar a aplicação desta tecnologia nos sites do IFC que seguem o padrão wordpress.

*Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagens: Divulgação.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 10 de junho de 2015, às 14:34 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: