Campus Blumenau traz alunos da escola Lauro Müller para oficinas de robótica

Ao longo deste ano, alguns alunos da Escola de Educação Básica Municipal Lauro Müller ampliaram seus conhecimentos de robótica em três oficinas ministradas no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Blumenau. A responsável pelos encontros foi a estudante do curso de Informática integrado ao ensino médio Giulia Denise Kujat Vieira.

As oficinas são de introdução à robótica, com utilização de Arduino – uma placa eletrônica, com design open-source, o que permite copiar, modificar e criar novos componentes baseados nele. “A Lauro Muller já desenvolve um projeto de robótica com alguns alunos, mas lá eles trabalham com Lego Mindstorms – uma linha específica para a área de Educação Tecnológica, baseado no aprendizado lúdico. Aqui no IFC, o grupo teve a oportunidade de aprender sobre bases do Arduino UNO, um pouco da programação e alguns módulos”, explica Giulia.

O aluno Mike Anderson Nolerwood, de 14 anos, que participa do projeto de robótica da escola Lauro Müller desde 2017, conta que muitos conceitos ele só ficou conhecendo ao participar das oficinas no Campus Blumenau. “Ter ideia de como funciona a programação da placa Arduino foi inovador para mim, até consegui acender um Led e fazer piscar com minha programação”, comemorou. Ele lembrou ainda a participação em uma oficina de formatação de computadores, que fez parte da Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec). “Foi uma experiência muita boa, pois a partir desse aprendizado pude conhecer mais sobre formatação e, hoje, consigo até formatar meu computador”, relatou.

As oficinas integram um projeto extensão do campus, intitulado “Introdução à robótica utilizando Arduíno em uma Réplica do BB-8”, ainda em desenvolvimento pela Giulia e pelo aluno Vitor Hugo Fauste, sob orientação dos professores Hylson Vescovi Netto e Rafael Gonçalves de Souza. No projeto, os alunos exploram o potencial da programação nos dispositivos usados diariamente, visando a construção de um robô, especificamente o droide BB-8, do filme Star Wars. O objetivo geral do projeto é construir uma réplica do robô BB-8, documentando, de forma precisa e simples, o processo de construção, e disseminando esses conhecimentos à comunidade local.

*Texto/fotos: Gisele Silveira | Jornalista Cecom/Blumenau