Campus Concórdia sedia 15ª edição da Tecnoeste

A décima-quinta edição do Tecnoeste – Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – teve início nesta terça-feira (18), no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia, e segue até quinta (20). O tema é “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão na Propriedade Rural” – o mesmo das edições anteriores. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas visitem o evento.

O Tecnoeste, organizado pelo IFC em parceria como a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia), conta com mais de 300 expositores, trazendo tecnologias relacionadas a áreas como agricultura, criação animal, máquinas e equipamentos, meio ambiente e reflorestamento, entre outras. A programação conta ainda com seminários, palestras e orientações técnicas. O objetivo é proporcionar aos participantes – sejam alunos do IFC, produtores rurais ou visitantes – acesso às inovações tecnológicas disponíveis e aplicáveis a sua realidade, possibilitando o desenvolvimento regional e das propriedades rurais.

“O Tecnoeste teve início há vinte anos como um dia de campo organizado em parceria pela então Escola Agrotécnica Federal de Concórdia com a Copérdia, que é uma cooperativa importante aqui no território”, explica o diretor-geral do Campus Concórdia, professor Rudinei Exterckoter. “Tanto o Instituto quanto a Copérdia cresceram muito ao longo dos anos, e a parceria foi mantida. O evento é um espaço único pra gente mostrar nossas pesquisas – especialmente dos cursos de nível superior, que tem mais produção – e também os cursos que oferecemos.”

Os detalhes sobre projetos de pesquisa apresentados pelos professores e alunos do IFC durante o evento serão mostrados em uma próxima matéria, a ser publicada ainda esta semana.

O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, destacou a importância desta parceria com o Instituto Federal Catarinense. “O Tecnoeste é resultado da soma da vontade das nossas duas instituições de promover o desenvolvimento da área rural e auxiliar os produtores de nossa região; de nossas ideologias de trabalho neste sentido. Além disso, dentro de nossa cooperativa, a grande maioria de nossa área técnica teve formação no Instituto. Para nós, é muito importante ter essa equipe conosco construindo soluções para os trabalhadores rurais”, conta.

Institucionalização – O IFC tem um amplo estande logo na entrada da feira, onde os alunos e professores do campus demonstram suas pesquisas científicas aos visitantes e apresentam detalhes sobre os cursos oferecidos. Nesta edição do Tecnoeste, pela primeira vez, outros campi do IFC – Camboriú e Luzerna – também trouxeram pesquisas e experiência exitosas para o evento. “O Tecnoeste é o nosso maior eventos de Extensão e, possivelmente, um dos maiores do Brasil; por isso, é importante que ele seja incorporado pelo IFC como um todo”, ressalta Exterckoter. “O Instituto é grande, é forte, e nós temos que aproveitar esse momento para mostrar para o público em geral tudo o que fazemos por esse Estado afora. Acho que, este ano, já avançamos bastante, e esperamos que, na próxima edição, nós possamos ter todos os campi representados.”

Os gestores das demais unidades participantes reforçam esta ideia. “Estamos encantados com a dimensão do Tecnoeste e com a importância que ele tem para a divulgação do nome do Instituto”, afirma a diretora-geral do Campus Camboriú, professora Sirlei Albino. “Entendemos que o evento extrapola o Campus Concórdia e vai muito além, alcançando todo o Oeste Catarinense. Seria ótimo se mais campi participassem também, demonstrando o que é o Instituto para a comunidade.”

De acordo com o diretor do Campus Luzerna, professor Eduardo Butzen, apesar de ter vocação para a industrialização, a unidade tem muito a contribuir com a feira. “O Tecnoeste é essencialmente voltado para o produtor rural e a sucessão familiar em sua propriedade, e tornar a vida do pequeno produtor rural mais confortável. E isso pode ser feito por meio de acesso a equipamentos e tecnologias que permitam que menos esforço seja demandado para fazer um trabalho desgastante para o ser humano. Por conta disso, aproveitamos o espaço que nos foi cedido para exibir o nosso trabalho e colocar nossas estruturas de Pesquisa e Extensão à disposição destes pequenos produtores”, diz.

O pró-reitor de Administração do IFC, Stefano Demarco – que representou a reitora Sônia Regina Fernandes no evento – também falou sobre a importância da institucionalização do Tecnoeste. “Hoje nós temos 15 campi e respondemos de forma institucional; não somos mais segmentados. O sucesso do Campus Concórdia enquanto organizador da feira reflete no Instituto como um todo. Temos que trabalhar em rede e, assim sendo, todas as nossas unidades poderiam trazer seus cases de sucesso para cá para ajudar a consolidar a marca IFC na região da grande fronteira do Mercosul e em Santa Catarina. É preciso que nos posicionemos enquanto Instituição de Educação pública e gratuita perante o estado; ainda há cidadãos que não conhecem os serviços que prestamos à comunidade – e eles precisam ser divulgados”, afirma.

Solenidade – A cerimônia oficial de abertura do Tecnoeste foi realizada às 10h, na praça de alimentação do evento. A solenidade contou com a presença da vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, do secretário estadual da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, e de deputados estaduais, prefeitos e vereadores da região e seus representantes.

Além do pró-reitor Demarco e dos diretores-gerais dos campi Concórdia, Luzerna e Camboriú, representaram o IFC no evento a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Jamile Fagundes da Silva e a diretora de Desenvolvimento Institucional, Bárbarah Sorgetz.

Participaram também lideranças das cooperativas rurais da região, como o vice-presidente da Cooperativa Central Aurora, Neivor Canton, e o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (FECOAGRO), Claudio Post, entre outras autoridades.

Texto e Imagens: Cecom/Reitoria/Thomás Müller