Campus Ibirama oferta capacitação sobre animais peçonhentos para bombeiros voluntários

O Campus Ibirama sediou, na semana passada, mais uma edição do Curso de Capacitação em Animais Peçonhentos para os Bombeiros Voluntários de Ibirama e Região.  O curso faz parte de projeto de Extensão homônimo, coordenado pelo professor de biologia do campus,  Gabriel Gonino, que tem como objetivo formar multiplicadores de informação na área estudada.

A atividade teve duração de seis noites, com aulas envolvendo teoria e prática -inclusive com manipulação de animais. O curso abordou temas como classificação biológica; nomes populares e nomes científicos; acidentes com aranhas, escorpiões, abelhas, lagartas e serpentes; frequência de acidentes com animais peçonhentos em Ibirama e região.

O projeto de Extensão teve início em 2012; desde então, o curso foi oferecido em quatro oportunidades. Neste ano, foram mais de 40 inscritos – entre bombeiros voluntários de Ibirama, Presidente Getúlio, Lontras e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), bombeiros militares de Rio do Sul e SAMU de Ibirama. Uma das aulas foi aberta também aos estudantes do IFC e familiares.

Texto e Imagem: Cecom/Ibirama