Campus Santa Rosa do Sul e SICOOB Credija realizam encontro

sicoobNo dia 7 de abril, o Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul recebeu a diretoria da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Litorânea (SICOOB Credija), para conhecer a estrutura da escola e o local onde será realizada a produção de mudas.

Desde 2010, o Campus Santa Rosa do Sul vem realizando estudos de identificação, localização e coleta de material propagativo de frutíferas nativas e outras espécies indispensáveis para recomposição ambiental, mediante os trabalhos realizados pelo Técnico em Agropecuária e monitor do programa, Moises Moro Duarte, juntamente ao professor, do Campus Santa Rosa do Sul, Airton Bortoluzzi, no Setor de Opções de Cultivo do IFC. Atualmente existem várias espécies identificadas e propagadas dentro do Campus e também algumas áreas de cultivo destas.

O programa tem como objetivo contribuir com a natureza, por meio da produção e distribuição de mudas de frutíferas nativas de qualidade e espécies com potencial econômico e de uso em áreas de recuperação ambiental, incluindo nascentes.

No início do dia 7, o presidente do SICOOB Credija, Wolni José Walter, junto ao vice-presidente, Donato Semprebon, e os conselheiros Antônio Moacir de Noni e Ivo Damiani, foram conduzidos pelo Coordenador-Geral de Extensão do IFC – Campus Santa Rosa do Sul, Éliton Pires, até a área de opções de cultivo do Campus, onde foram apresentadas as mudas das espécies já identificadas. Também conheceram uma nascente reflorestada e a propriedade do senhor João Moro Duarte, pai de Moises, que possui espécies de frutíferas plantadas no início deste resgate.

O evento contou também com a participação de 55 alunos da Escola de Ensino Básico Alcides de Souza Pereira, do município de Sombrio. Na oportunidade, foram apresentadas as atividades do Campus aos alunos, através da visitação aos setores, sendo conduzidos ao Auditório 1, para que prestigiassem o lançamento do Programa de Mudas Nativas de Espécies Arbóreas Frutíferas.

Em discurso, o Diretor-Geral do Campus, Deivi de Oliveira Scarpari, deu as boas-vindas aos presentes e falou da importância do bom relacionamento entre o IFC e a comunidade. Já o presidente do SICOOB Credija apresentou a empresa aos ouvintes, dissertando sobre sua importância para a comunidade, tendo em vista sua responsabilidade social e ambiental, motivos que fazem o SICOOB Credija realizar investimentos neste programa.

Ao final do evento, Éliton informou aos presentes que a Escola de Ensino Básico Alcides de Souza Pereira receberá mudas de frutíferas nativas durante uma visita dos colaboradores do programa, a fim de realizarem a melhor disposição das plantas e o plantio na Escola.

Texto e imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de abril de 2016, às 18:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).