Campus Santa Rosa do Sul e SICOOB Credija realizam encontro

sicoobNo dia 7 de abril, o Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul recebeu a diretoria da Cooperativa de CrA�dito de Livre AdmissA?o de Associados LitorA?nea (SICOOBA�Credija), para conhecer a estrutura da escola e o local onde serA? realizada a produA�A?o de mudas.

Desde 2010, o Campus Santa Rosa do Sul vem realizando estudos de identificaA�A?o, localizaA�A?o e coleta de material propagativo de frutA�feras nativas e outras espA�cies indispensA?veis para recomposiA�A?o ambiental, mediante os trabalhos realizados pelo TA�cnico em AgropecuA?ria e monitor do programa, Moises Moro Duarte, juntamente ao professor, do Campus Santa Rosa do Sul, Airton Bortoluzzi, no Setor de OpA�A�es de Cultivo do IFC. Atualmente existem vA?rias espA�cies identificadas e propagadas dentro do Campus e tambA�m algumas A?reas de cultivo destas.

O programa tem como objetivo contribuir com a natureza, por meio da produA�A?o e distribuiA�A?o de mudas de frutA�feras nativas de qualidade e espA�cies com potencial econA?mico e de uso em A?reas de recuperaA�A?o ambiental, incluindo nascentes.

No inA�cio do dia 7, o presidente do SICOOB Credija, Wolni JosA� Walter, junto ao vice-presidente, Donato Semprebon, e os conselheiros AntA?nio Moacir de Noni e Ivo Damiani, foram conduzidos pelo Coordenador-Geral de ExtensA?o do IFC – Campus Santa Rosa do Sul, A�liton Pires, atA� a A?rea de opA�A�es de cultivo do Campus, onde foram apresentadas as mudas das espA�cies jA? identificadas. TambA�m conheceram uma nascente reflorestada e a propriedade do senhor JoA?o Moro Duarte, pai de Moises, que possui espA�cies de frutA�feras plantadas no inA�cio deste resgate.

O evento contou tambA�m com a participaA�A?o de 55 alunos da Escola de Ensino BA?sico Alcides de Souza Pereira, do municA�pio de Sombrio. Na oportunidade, foram apresentadas as atividades do Campus aos alunos, atravA�s da visitaA�A?o aos setores, sendo conduzidos ao AuditA?rio 1, para que prestigiassem o lanA�amento do Programa de Mudas Nativas de EspA�cies ArbA?reas FrutA�feras.

Em discurso, o Diretor-Geral do how to write a comparing and contrasting essay, cheap clomid. Campus, Deivi de Oliveira Scarpari, deu as boas-vindas aos presentes e falou da importA?ncia do bom relacionamento entre o IFC e a comunidade. JA? o presidente do SICOOB Credija apresentou a empresa aos ouvintes, dissertando sobre sua importA?ncia para aA�comunidade, tendo em vistaA�sua responsabilidade social e ambiental, motivos que fazem o SICOOB Credija realizar investimentos neste programa.

Ao final do evento, A�liton informou aos presentes que a Escola de Ensino BA?sico Alcides de Souza Pereira receberA? mudas de frutA�feras nativas durante uma visita dos colaboradores do programa, a fim de realizarem a melhor disposiA�A?o das plantas e o plantio na Escola.

Texto e imagens: CECOM/Santa Rosa do Sul.