Campus São Bento do Sul forma suas primeiras turmas de ensino técnico integrado ao ensino médio

O Campus São Bento do Sul do Instituto Federal Catarinense encerrou suas atividades de 2019 de um jeito muito especial: foram realizadas as primeiras formaturas das turmas do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio. Cerca de 90 estudantes dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho puderam celebrar com amigos e familiares a conclusão desta etapa de sua trajetória escolar, após três anos fazendo parte da instituição.

A cerimônia aconteceu na Sociedade Desportiva Guarani, em São Bento do Sul, dia 19 de dezembro, e contou com a presença de servidores do IFC e de parentes e amigos dos formandos, além de membros da comunidade. A solenidade foi conduzida pela técnica em assuntos educacionais Renata Chiquetti Machado, e teve a participação da professora Nágila Cristina Hinckel para anunciar os nomes dos concluintes na entrega dos certificados.

O pró-reitor de administração do IFC, Stefano Moraes Demarco, presidiu a cerimônia, representando a reitora Sônia Regina de Souza Fernandes. Do campus São Bento do Sul, foram parte da mesa o diretor-geral, professor Samuel Henrique Werlich, o diretor de desenvolvimento educacional, professor Alessandro Iavorski, a coordenadora do curso de automação industrial, professora Maria Flávia Soares Pinto Carvalho, o coordenador do curso de informática, professor Fernando José Muchalski, o coordenador do curso de segurança do trabalho, professor Wilson José Caldeira e também o vereador Peter Alexandre Kneubuehler, como representante do poder público municipal.

Por se tratar de formação em cursos técnicos, os formandos prestaram juramentos relacionados as profissões que se tornaram aptos a exercer com a conclusão dos cursos. Foram juramentistas as alunas Júlia Alves Rackow, Fernanda Rank de Sousa e Karina Kunze, dos cursos de Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho, respectivamente. Para proferir os discursos dos formandos, as alunas Maria Eduarda Verbinenn, Raquel Valentini da Silva e Lilian Nardo Pires foram escolhidas as oradoras das turmas de Automação Industrial, Informática e Segurança do Trabalho, nesta ordem.

Além dos alunos, professores do campus também discursaram, na posição de paraninfos das turmas. A professora Maria Flávia Soares Pinto Carvalho foi a paraninfa da turma de automação industrial, a docente Ana Paula Pereira Villela foi paraninfa da turma de informática e o professor Henrique Valadão de Oliveira foi paraninfo da turma de segurança do trabalho. A solenidade ainda teve os discursos do diretor-geral, Samuel Henrique Werlich, do vereador Peter Alexandre Kneubuehler, e do pró-reitor Stefano Moraes Demarco.

Os paraninfos e patronos das turmas receberam homenagens dos alunos: os formandos da automação industrial entregaram uma lembrança a professora Maria Flávia Soares Pinto Carvalho e também ao professor Roni Richard Fuckner, patrono da turma. Os homenageados do curso de informática foram a professora Ana Paula Villela e o professor Diego Teixeira Witt, escolhido patrono. E na turma de segurança do trabalho as homenagens foram para os professores Henrique Valadão de Oliveira e Bruno Nunes Batista, que foi o patrono da turma.

A cerimônia contou com momentos de muita alegria, emoção e agradecimentos por toda a trajetória vivida pelos alunos e também pelos servidores do campus nestes três anos de convivência. Vale destacar a bonita homenagem da aluna Lilian Nardo Pires em seu discurso de oradora ao professor Gilberto Cechella, falecido no início de 2019.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

Texto e imagens: Cecom/SBS