Campus São Bento do Sul promove II Semana Feminista

Aconteceu na semana passada, dias 21 e 22 de março, a II Semana Feminista do IFC São Bento do Sul. Com talento e criatividade, alunos e servidores puderam participar de atividades que ajudaram na reflexão sobre a situação das mulheres na nossa sociedade. Com conversas, dinâmicas e atividades culturais, foram levantados temas como machismo, assédio, feminismo, violência contra a mulher, entre outros assuntos que são parte da realidade feminina e que vêm gerando debates e questionamentos.

Na manhã do dia 21, a professora Juliana Ben Brizola da Silva, da disciplina de Sociologia, organizou uma dinâmica com os alunos do Ensino Médio Integrado: o Jogo dos Privilégios. Durante a semana, nas aulas de Português, com a professora Ana Paula Pereira Villela, e de Sociologia, foi desenvolvida a atividade: “Teia de Significados”. A professora Cristhiane Guertler, da área da Segurança do Trabalho, trabalhou, com as turmas do Médio Integrado, o tema “Trabalho Feminino e Segurança do Trabalho”, nas aulas da disciplina.

Na quinta-feira, 22, as professoras Maria Flávia Soares Pinto Carvalho, Nágila Cristina Hinckel e Simone Gutjhar, das disciplinas de Educação Física, Projeto Integrador e Artes, respectivamente, organizaram, no pátio do campus, encenações teatrais com os alunos, para que eles pudessem expressar, por meio da arte, os temas que vinham sendo discutidos. Os alunos cantaram, atuaram e demonstraram grande envolvimento e sensibilidade frente as questões tratadas durante a Semana. Na parte da tarde, as alunas da Graduação participaram de uma Roda de Conversa com a professora Patricia Ternes Dallagnollo, de Física,  e os alunos puderam assistir ao documentário  “The mask you live in”, com o Professor de matemática Rodrigo Ernesto Schroer.

Destaca-se também o trabalho dos alunos na elaboração de cartazes com temáticas feministas, que, durante toda a semana, foram expostos nos espaços externos do campus, trazendo mensagens questionadoras e relevantes.

O IFC São Bento do Sul parabeniza  alunos, professores e todos os envolvidos na realização da II Semana Feminista, e também valoriza a iniciativa de se trazer para dentro do campus temas que precisam ser refletidos e colocados em discussão, ajudando na construção de uma cultura de mais igualdade, respeito e dignidade para todas e todos.

Mostra fotográfica

Paralelamente às atividades da Semana, a Biblioteca do campus organizou uma exposição fotográfica sobre mulheres inspiradoras. A mostra, idealizada pela auxiliar de Biblioteca do campus, Maria Clara Malheiros, e promovida com apoio da bibliotecária Maria de Nasaré Oliveira, começou no dia 8 de março e segue até dia 31.

A exposição foi organizada para trazer aos frequentadores do campus figuras femininas conhecidas e não tão conhecidas do grande público, mas que possuem histórias de luta, determinação e transgressão. As imagens foram exibidas nas portas dos guarda-volumes da unidade, com o nome da homenageada e um breve resumo de sua biografia. As retratadas foram escolhidas por suas histórias de vida e de luta, e por suas contribuições para a ciência, cultura, política, literatura, artes e outros inúmeros setores da nossa sociedade. Mulheres de várias épocas que, com suas ações, marcaram e ainda marcam nossa história.

Texto: Cecom/São Bento do Sul/Maria Clara Malheiros
Imagens: Maria de Nasaré Oliveira e Jaqueline Ropelato