Campus São Bento do Sul realiza 3ª edição do Fórum JIAL

O Campus São Bento do Sul promoveu, nos 10 e 11 de junho,  a terceira edição do Fórum Jovens Ideias da América Latina – JIAL. Realizado desde 2017, o evento é espaço para os estudantes exporem seus projetos de pesquisa e de extensão, projetos integradores, ideias que pretendem colocar em prática e propostas com fundamentação social e relevância científica que possam agregar coisas positivas para a sociedade.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor Paulo Cesar de Jesus, da Fundação Universidade Regional de Blumenau – Furb. Doutor em Química, seus estudos têm como áreas de interesse Síntese Orgânica, Físico-Química Orgânica, Estrutura, Conformação e Estereoquímica, Cinética Química e Catálise.

O tema da palestra foi “A importância da pesquisa científica na formação acadêmica”. Em sua explanação, o professor trouxe para os participantes um pouco da evolução da Ciência, apresentando pesquisadores renomados e seus os estudos e descobertas realizados por eles  – além de mostrar o quanto a pesquisa é essencial no processo de construção do conhecimento. Ele apresentou também alguns de seus projetos como pesquisador.

Na manhã de terça-feira, tiveram início as apresentações orais dos estudantes, que seguiram até o fim da tarde. A banca de avaliadores foi composta pelos docentes Maria Flávia Carvalho, Diego Witt, Rodrigo Schroer, Rosana Cuba, Henrique Valadão de Oliveira, Alessandro Iavorski e Roni Fuckner, com mediação da professora Ana Paula Villela. Foram apresentados os seguintes projetos:

• Projeto Escola Segura: Análise de riscos em Segurança do Trabalho no Ambiente Escolar – Maisa Eduarda Neidert e Lilian Nardo Pires
  • Literatura e leitura literária no ensino médio: quebrando barreiras, ampliando fronteiras: Fernanda Rank de Souza, Rafael Stein, Maria Eduarda Verbinenn e Camila Martins de Souza
  • Borboletas: polinizadoras, auxiliadoras e educadoras ambientais – Keise Cris Dreveck e Caroline Chabovsky (Escola Lebon Régis/Campo Alegre)
  • Curso preparatório para pais – Ana Julia Sanocki, Katherine Veiss, Andressa Chave e Sthefani Bianca Demetrio Martins Rodrigues
  • DTPOCR – Dispositivo para Transposição de Pequenos Obstáculos para Cadeira de rodas – Lucas Henrique Fleischmann e Henrique Eduardo Schoeffel
  • Gerador de biogás – Leticia Pereira e Adriane Nogueira
  • Greentech – Nathan Herbert Ribas Vellasques, Luis Felipe Tureck e Gabriel Martins da Costa
  • A literatura e a leitura literária no Ensino Médio Integrado e Engenharias no IFC – Julia Alves Rackow e Leticia Pereira
  • Clube de Programação – João Victor Prestes da Cruz
  • Círculos de Leitura e CRAS – Transformação e Literatura – Maria Antônia Fagundes dos Santos e Amanda Farias de Nissola
  • JRS – Juntos no Refúgio dos Sentimentos – Thifany Mendes
  • Ergonomia em hortas comunitárias – Silvio Favoreto Neto
  • Análise quantitativa da mistura diesel através da plataforma de fluorescência – Agatha
  • Maria Wiatek, Gabriele Buchmann, Maria Luiza Fagundes dos Santos e Erick Carvalho Amaral
  • Embarcados Brasil – Lucca Gian Kolenez
  • A ciência na fotografia: processos usados por fotógrafos brasileiros – Sabrina da Silva e Matheus Ernan Reichert
  • Cofradía Latinoamericana – Vanessa Galvão de Souza Lima e Matheus Machowsky
  • Mulheres que mudarão o mundo – Nalanda Cristina Pacheco, Maria Luiza Machado Silva e Alana Staschack

Durante o III JIAL, foi possível conhecer também os talentos artísticos presentes entre os jovens. Foram realizadas apresentações culturais organizadas pelos participantes, com dança, canto, apresentações instrumentais e a presença da banda marcial da escola Denise Christhiane Harms para o encerramento.

O grande objetivo do JIAL é proporcionar aos jovens oportunidade de demonstrar suas capacidades, ideias e aspirações relacionadas ao conhecimento, fortalecendo seu protagonismo e vontade de avançar em suas pesquisas, de modo crítico e consciente da responsabilidade envolvida no processo. Com essa iniciativa, o Campus São bento do Sul reforça a missão de dar aos seus alunos, e também aos de outras instituições, incentivo e respaldo para acreditarem nas transformações que o conhecimento torna possíveis.

Texto e imagens: Cecom/São Bento do Sul/Clara Malheiros