Campus SBS sediarA? o IX Congresso Internacional Roa Bastos

A literatura latino-americana terA? espaA�o no IFC Campus SA?o Bento do Sul no segundo semestre: nos dias 18, 19 e 20 de setembro o campus sediarA? o IX Congresso Internacional Roa Bastos; o tema serA? CentenA?rio Augusto Roa Bastos: Contemporaneidade e Juventude.A�Augusto Roa Bastos foi um dos maiores escritores do nosso continente. Nascido no Paraguai, A� considerado o escritor mais importante do paA�s no sA�culo XX, com mais de 20 tA�tulos publicados, entre romances, contos, poesias e peA�as de teatro, traduzidos para 25 idiomas. Seu engajamento polA�tico fez com que sofresse ao longo da vida constante perseguiA�A?o, que lhe fez inclusive ser exilado de sua terra natal e ter algumas de suas obras proibidas, caso da obra Eu, o Supremo, de 1974. Sua literatura A� marcada pela crA�tica A� opressA?o e por um profundo compromisso social, oriundos das experiA?ncias vividas pelo autor, como a Guerra do Chaco entre Paraguai e BolA�via, onde ele com apenas 15 anos ajudou os feridos da guerra. Augusto faleceu em 2005.

Organizada pela professora de espanhol do CampusA�SA?o Bento do Sul, Raquel Cardoso de Faria e CustA?dio, a nona ediA�A?o do Congresso abordarA?, no CentenA?rio de Roa Bastos, a contemporaneidade e a juventude. Raquel destaca que a�?ao tentar estabelecer uma interaA�A?o entre passado e presente, permitimos que as distintas temporalidades se dissolvam e permitam novos olhares, nA?o apenas na literatura, mas nas mais variadas A?reas dos saberes, movimento esse presente na obra de Roa Bastos.a�? O evento irA? propor uma reflexA?o sobre as passagens temporais, linguA�sticas, literA?rias, artA�sticas, e tecnolA?gicas,compreendendo a importA?ncia dos jovens em tudo isso. Considerando que o IFC A� um espaA�o predominantemente jovem com os estudantes do Ensino MA�dio e do Ensino Superior nA?o poderia haver temA?tica mais apropriada, para refletir e dialogar sobre os valores culturais da AmA�rica Latina, fielmente retratados nas obras de Roa Bastos.

As Normas de SubmissA?o de trabalhos jA? estA?o disponA�veis no site do evento. A programaA�A?o do Congresso serA? publicada em breve. Os interessados podem ainda entrar em contato atravA�s do e-mail: centenarioroabastos@gmail.com.

Ficou interessado? Acompanhe lanA�amento de data de inscriA�A�es e programaA�A?o em A� writing poetry, purchase lioresal. https://centenarioroabastos.wixsite.com/ixroabastos

A�*Texto: Cecom/SBS.

**Imagem: DivulgaA�A?o/ Leandro Machnicki Altaniel/ Obra: Muro rebelde/Autor: Oz MontanA�a, disponA�vel em: https://www.flickr.com/photos/pyrotaurus/6624142883.

Deixe um comentário