Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Campus SBS sediará o IX Congresso Internacional Roa Bastos

A literatura latino-americana terá espaço no IFC Campus São Bento do Sul no segundo semestre: nos dias 18, 19 e 20 de setembro o campus sediará o IX Congresso Internacional Roa Bastos; o tema será Centenário Augusto Roa Bastos: Contemporaneidade e Juventude. Augusto Roa Bastos foi um dos maiores escritores do nosso continente. Nascido no Paraguai, é considerado o escritor mais importante do país no século XX, com mais de 20 títulos publicados, entre romances, contos, poesias e peças de teatro, traduzidos para 25 idiomas. Seu engajamento político fez com que sofresse ao longo da vida constante perseguição, que lhe fez inclusive ser exilado de sua terra natal e ter algumas de suas obras proibidas, caso da obra Eu, o Supremo, de 1974. Sua literatura é marcada pela crítica à opressão e por um profundo compromisso social, oriundos das experiências vividas pelo autor, como a Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia, onde ele com apenas 15 anos ajudou os feridos da guerra. Augusto faleceu em 2005.

Organizada pela professora de espanhol do Campus São Bento do Sul, Raquel Cardoso de Faria e Custódio, a nona edição do Congresso abordará, no Centenário de Roa Bastos, a contemporaneidade e a juventude. Raquel destaca que “ao tentar estabelecer uma interação entre passado e presente, permitimos que as distintas temporalidades se dissolvam e permitam novos olhares, não apenas na literatura, mas nas mais variadas áreas dos saberes, movimento esse presente na obra de Roa Bastos.” O evento irá propor uma reflexão sobre as passagens temporais, linguísticas, literárias, artísticas, e tecnológicas,compreendendo a importância dos jovens em tudo isso. Considerando que o IFC é um espaço predominantemente jovem com os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior não poderia haver temática mais apropriada, para refletir e dialogar sobre os valores culturais da América Latina, fielmente retratados nas obras de Roa Bastos.

As Normas de Submissão de trabalhos já estão disponíveis no site do evento. A programação do Congresso será publicada em breve. Os interessados podem ainda entrar em contato através do e-mail: centenarioroabastos@gmail.com.

Ficou interessado? Acompanhe lançamento de data de inscrições e programação em  https://centenarioroabastos.wixsite.com/ixroabastos

 *Texto: Cecom/SBS.

**Imagem: Divulgação/ Leandro Machnicki Altaniel/ Obra: Muro rebelde/Autor: Oz Montanía, disponível em: https://www.flickr.com/photos/pyrotaurus/6624142883.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de julho de 2017, às 13:30 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: