CA?mpus Videira realiza 3A? SimpA?sio da Pedagogia

3A?SimpA?sio-da-Pedagogia1Na segunda-feira, 19 de maio, o CA?mpus Videira deu inA�cio A� terceira ediA�A?o do SimpA?sio da Pedagogia. O convidado para ministrar a palestra de abertura foi o professor Fernando JosA� Taques, doutor em Sociologia PolA�tica pela UFSC, diretor do IFC CA?mpus Ibirama e ex-professor do CA?mpus Videira.

Taques abordou o tema GA?nero e EducaA�A?o. a�?A minha proposta A� trazer algo que sirva de princA�pio para esta semana do SimpA?sio. NA?o A� diretamente falar sobre inclusA?o, educaA�A?o ou diversidade, mas a minha proposta A� apresentar aquilo que o escritor italiano Umberto Eco apresentou como a raiz de todos os problemas. Essa raiz se resume em uma palavra: intolerA?nciaa�?, argumenta.

a�?TolerA?ncia nA?o A� o respeito, nA?o A� aceitaA�A?o do outro, mas sim uma virtude que se opA�e ao sectarismo, ao totalitarismo e ao autoritarismo. TolerA?ncia A� a palavra que aparece quando o amor falta, quando a simpatia falta, quando o respeito falta, tolerA?ncia A� uma palavra que aparece quando as coisas faltama�?, define.

Ao citar o filA?sofo portuguA?s Baruch de Espinosa, o professor propA?s uma reflexA?o a respeito de como disseminamos preconceitos por meio da a�?zombariaa�? e do sarro. a�?A pergunta que temos que fazer A�: porquA? nA?s tiramos sarro das pessoas? Quando eu tiro sarro de alguA�m primeiro eu estou esquecendo dos meus problemas e segundo eu estou me reafirmando em um grupo, afinal, ninguA�m tira sarro sozinho. Mas nA?s podemos nos divertir sem o sarro, jA? que isso nA?o nos acrescenta nada e nA?o atesta nossa sabedoriaa�?, afirma.

Segundo Taques, esse mesmo filA?sofo (Baruch de Espinosa) oferece duas alternativas para que o sarro deixe de fazer parte do cotidiano das pessoas. a�?A primeira seria substituir um prazer por outro. JA? que sentimos prazer em tirar sarro das pessoas a soluA�A?o seria encontrar algo que nos dA? mais prazer que isso. A outra opA�A?o, e a mais importante, A� deixar de ter prazer com algo percebendo que aquilo nos causa mal, nos desconforta, nA?o nos enobrece e nA?o acrescenta nada para nosso crescimento. E A� aA� que entra o papel de cada um de vocA?s como futuros educadores. A� aA� que entra o verdadeiro papel de transformaA�A?o que a pedagogia tem. A� pra isso que a Pedagogia existe hA? mais de 2500 anos: para criar reflexA?oa�?, destaca.

Mesa

Integrando a mesa diretiva a diretora-geral do CA?mpus Videira comentou a importA?ncia do pedagogo. a�?O professor tem um papel essencial pois A� responsA?vel pelas sementes do amanhA?. Ao novo educador de hoje compete o desafio de refazer a educaA�A?o, reinventA?-la, criar alternativas pedagA?gicas que favoreA�am o aparecimento de um novo tipo de pessoas, mais solidA?rias, preocupadas com um novo projeto social e polA�tico que construa uma sociedade mais justaa�?, defende.

JA? a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Francini Carla Grezca, falou sobre o SimpA?sio. a�?O evento desde ano aborda o tema diversidade e inclusA?o. Este tema foi proposto por participantes de ediA�A�es anteriores em fichas de avaliaA�A?o ou por discussA�es levantadas a partir de estudos dos componentes curriculares do curso. O SimpA?sio vislumbra encadear diA?logos entre diferentes saberes afim de romper com a paz silenciada dando voz A�s diversidadesa�?.

TambA�m presente integrando a mesa diretiva, a secretA?ria Municipal de EducaA�A?o, Roberta Martinez, parabenizou a organizaA�A?o do evento pela escolha do tema. a�?Hoje na A?rea da EducaA�A?o nA?s estamos dando um foco muito grande sobre as questA�es da diversidade. O professor gosta de trabalhar com pessoas, gosta de formar pessoas e dessa forma nA?s temos que ter o conhecimento, respeito e um olhar especial com relaA�A?o A� diversidadea�?.

A mesa diretiva de abertura foi composta pela diretora do CA?mpus, Rosangela Aguiar Adam, pela coordenadora do curso de Pedagogia, Francini Carla Grezca, pela SecretA?ria de EducaA�A?o de Videira, Roberta Martinez, por Aline Perazzoli Buratto (representando a Gerente Regional de EducaA�A?o Rita de CA?ssia Soares) e por Maryndia Luana Marchetti Machado, representando os estudantes.

ApresentaA�A?o cultural

A abertura do SimpA?sio da Pedagogia contou, tambA�m, com a estreia do grupo italiano do IFC Videira, que realizou uma bela apresentaA�A?o no evento. ConheA�a mais sobre o grupo, aqui.

ProgramaA�A?o

O 3A? SimpA?sio ocorre de 19 a 23 de maio com uma programaA�A?o variada. Acesse o site do evento how to do a thesis statement, clomid reviews. e fique por dentro do que ocorre atA� sexta-feira no IFC Videira!

* Texto e foto: CECOM/Videira.