CAPES farA? treinamentos sobre uso do Portal de PeriA?dicos

treinamento-onlineEm 2016, a CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) passarA? a ministrar os treinamentos do Portal de PeriA?dicos via web. O principal objetivo A� atender cada vez mais usuA?rios da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rA?pido e fA?cil A�s informaA�A�es, sem limitaA�A?o do tempo dos instrutores ou da logA�stica necessA?ria para se colocar usuA?rios e multiplicadores em um mesmo local e hora.

A tecnologia utilizada serA? o Mconf a�� serviA�o de multiconferA?ncia desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicaA�A?o em A?udio e vA�deo em tempo real. As inscriA�A�es continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a A?rea de Treinamentos do Portal para garantirem a participaA�A?o. AlA�m da capacitaA�A?o promovida pelo Portal de PeriA?dicos, haverA? tambA�m treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. Ambos os tipos de sessA�es seguirA?o os mesmos padrA�es para inscriA�A�es, acessos e realizaA�A?o do curso.

Requisitos bA?sicos

Para receber o certificado, A� imprescindA�vel que o usuA?rio realize a inscriA�A?o no Portal, uma vez que o documento que atesta a participaA�A?o no treinamento ficarA? disponA�vel no a�?Meu EspaA�oa�?. O curso terA? turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrA?ncias no acesso A� sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf a�� que serA? enviado para o e-mail cadastrado a�� pelo navegador Mozilla Firefox. TambA�m A� necessA?rio ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.

Resultados

Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um pA?blico de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadA?mica a�� docentes, pesquisadores, bibliotecA?rios, alunos de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o e profissionais de diversas A?reas. Em comparaA�A?o com 2014, o nA?mero de turmas dobrou. A expectativa A� de que cresA�a ainda mais em 2016, devido A� facilidade proporcionada pelo Mconf para a prA?tica das aulas.

Por meio da capacitaA�A?o A� possA�vel verificar qual A� o conteA?do que estA? disponA�vel para a comunidade acadA?mica e cientA�fica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estA?o disponA�veis e com isso facilitar o processo de busca pela informaA�A?o desejada no menor tempo possA�vel. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuA?rios reconhecer a informaA�A?o que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informaA�A?o.

thinking about thinking, purchase zithromax. Contato

Em caso de dA?vidas sobre os treinamentos online, o e-mail de contato para atendimento aos usuA?rios A� treinamento.periodicos@capes.gov.br.

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/CAPES.

Deixe um comentário