Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Cavalaria de Ideias: equinos e médicos veterinários pela educação

Imponentes pelo seu tamanho, lembrados pela sua beleza e educativos de acordo com a sua utilização. Os cavalos são animais que servem ao ser humano para diversas finalidades, desde os tempos mais remotos. Atualmente, o projeto Cavalaria de Ideias tem buscado aproximar as crianças dos animais, de modo lúdico e educativo, com o auxílio de cavalos, médicos veterinários e policiais militares. As ações executadas consistem em visitas à Cavalaria da Polícia Militar de Joinville, em que turmas de estudantes do terceiro ao quinto ano de escolas públicas reúnem-se, junto aos seus educadores, para aprender mais sobre a importância do médico veterinário, de policiais militares montados, do comportamento equino, do bem-estar, da anatomia e nutrição animal.

cavalaria2

Estas atividades expandem o repertório científico-cultural das crianças, proporcionando um espaço totalmente novo para aprendizagem. A estudante Thaís Lemfers, uma das responsáveis pelo projeto Cavalaria de Ideias, relata que “A reação das crianças é sempre uma surpresa, mas sempre positiva. O conhecimento repassado é de fácil entendimento e absorção, o que provavelmente acarretará em ações diferenciadas com os animais no futuro”.

Os visitantes são sempre recepcionados por estudantes de Medicina Veterinária e por policiais militares. Para promover a disseminação deste conhecimento, também são entregues, ao final da visita, uma cartilha que se configura como um material com maiores informações, ilustrações e palavras-chave.

O projeto em prática

Este projeto foi idealizado e é executado por estudantes do Curso de Medicina Veterinária do IFC Araquari, participantes do grupo de estudos EQUIMED, sob a orientação de professores do curso, com a parceria da Cavalaria da PM de Joinville (Esquadrão de Polícia Montada da 5ª Região de Polícia Militar de Santa Catarina). Até o momento, aconteceram duas visitas ao Esquadrão da Polícia Montada, uma realizada no dia 13 de abril e outra realizada no dia 26 de maio. Foram recebidas 99 crianças e cinco professores das escolas Júlio Machado de Luz e José Motta Pires, ambas escolas públicas da cidade de Joinville. Até o seu fechamento, o objetivo do projeto é receber aproximadamente 150 crianças, sendo que já existem mais duas visitas agendadas, uma para dia 9 de junho e outra para 23 de junho.

cavalaria1

O avanço na construção do aprendizado das crianças foi observado, de forma subjetiva, durante todo o percurso da visita. Dúvidas e questionamentos sobre os animais e a conduta dos policiais militares surgiram a todo momento e foram elucidadas pelos facilitadores do projeto. Isto demonstra a importância da execução de cada vez mais ações relacionadas à extensão, produzindo conhecimento interdisciplinar, que oferecem uma visão de mundo diferente para as crianças, expandindo seus horizontes e fazendo-as enxergar além das paredes das salas de aula.

*Texto: CECOM/Araquari.
**Imagens: Divulgação/Equimed.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 8 de junho de 2017, às 16:43 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: