Cavalaria de Ideias: equinos e mA�dicos veterinA?rios pela educaA�A?o

Imponentes pelo seu tamanho, lembrados pela sua beleza e educativos de acordo com a sua utilizaA�A?o. Os cavalos sA?o animais que servem ao ser humano para diversas finalidades, desde os tempos mais remotos. Atualmente, o projeto Cavalaria de Ideias tem buscado aproximar as crianA�as dos animais, de modo lA?dico e educativo, com o auxA�lio de cavalos, mA�dicos veterinA?rios e policiais militares. As aA�A�es executadas consistem em visitas A� Cavalaria da PolA�cia Militar de Joinville, em queA�turmas de estudantes do terceiro ao quinto ano de escolas pA?blicas reA?nem-se, junto aos seus educadores, para aprender mais sobre a importA?ncia do mA�dico veterinA?rio, de policiais militares montados, do comportamento equino, do bem-estar, da anatomia e nutriA�A?o animal.

cavalaria2

Estas atividades expandem o repertA?rio cientA�fico-cultural das crianA�as, proporcionando um espaA�o totalmente novo para aprendizagem. A estudante ThaA�s Lemfers, uma das responsA?veis pelo projeto Cavalaria de Ideias, relata que a�?A reaA�A?o das crianA�as A� sempre uma surpresa, mas sempre positiva. O conhecimento repassado A� de fA?cil entendimento e absorA�A?o, o que provavelmente acarretarA? em aA�A�es diferenciadas com os animais no futuroa�?.

education cover letter, generic Zoloft.

Os visitantes sA?o sempre recepcionados por estudantes de Medicina VeterinA?ria e por policiais militares. Para promover a disseminaA�A?o deste conhecimento, tambA�m sA?o entregues, ao final da visita, uma cartilha que se configura como um material com maiores informaA�A�es, ilustraA�A�es e palavras-chave.

O projeto em prA?tica

Este projeto foi idealizado e A� executado por estudantes do Curso de Medicina VeterinA?ria do IFC Araquari, participantes do grupo de estudos EQUIMED, sob a orientaA�A?o de professores do curso, com a parceria da Cavalaria da PM de Joinville (EsquadrA?o de PolA�cia Montada da 5A? RegiA?o de PolA�cia Militar de Santa Catarina). AtA� o momento, aconteceram duas visitas ao EsquadrA?o da PolA�cia Montada, uma realizada no dia 13 de abril e outra realizada no dia 26 de maio. Foram recebidas 99 crianA�as e cinco professores das escolas JA?lio Machado de Luz e JosA� Motta Pires, ambas escolas pA?blicas da cidade de Joinville. AtA� o seu fechamento, o objetivo do projeto A� receber aproximadamente 150 crianA�as, sendo que jA? existem mais duas visitas agendadas, uma para dia 9 de junho e outra para 23 de junho.

cavalaria1

O avanA�o na construA�A?o do aprendizado das crianA�as foi observado, de forma subjetiva, durante todo o percurso da visita. DA?vidas e questionamentos sobre os animais e a conduta dos policiais militares surgiram a todo momento e foram elucidadas pelos facilitadores do projeto. Isto demonstra a importA?ncia da execuA�A?o de cada vez mais aA�A�es relacionadas A� extensA?o, produzindo conhecimento interdisciplinar, que oferecem uma visA?o de mundo diferente para as crianA�as, expandindo seus horizontes e fazendo-as enxergar alA�m das paredes das salas de aula.

*Texto: CECOM/Araquari.
**Imagens: DivulgaA�A?o/Equimed.