CECOM lanA�a Identidade Visual dos cursos do IFC

IconesA� por meio da identidade que mostramos ao pA?blico quem somos, como somos e o que ele pode esperar desta marca. Foi pensando na construA�A?o e consolidaA�A?o da identidade unificada do IFC que a CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o (CECOM/Reitoria), em conjunto com as CECOMs dos campi, criaram o projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC. O projeto foi aprovado no dia 04 de novembro, pelo Colegiado de Dirigentes (Codir), em reuniA?o realizada no Campus SA?o Bento do Sul. Entretanto, as tratativas e conversas para a construA�A?o dos trabalhos iniciaram em marA�o de 2015. a�?Foi atravA�s do pedido da construA�A?o de uma logomarca para o curso de Agronomia de um dos nossos campi que surgiu a ideia de fazer, em um trabalho A?nico, a identidade de todos os cursos superiores e tA�cnicos do IFCa�?, explica Sonia Trois, programadora visual da CECOM/Reitoria.

A primeira etapa foi desenvolvida por Stefanie Piaskowy, estagiA?ria de Design na CECOM/Reitoria, que criou os A�cones a partir deA�pesquisas e referA?ncias. a�?Neste primeiro momento, as CECOMs, os DDEs e os coordenadores de cursos dos campi analisaram os A�cones e encaminharam sugestA�esa�?, conta ela. Na segunda etapa de desenvolvimento do projeto, foram realizados os ajustes, o refinamento dos A�cones e a divisA?o dos cursos em grandes A?reas. Assim, cada A?rea recebeu uma cor especA�fica para ser aplicada na logomarca e nos materiais de divulgaA�A?o (folder, flyer e banner).

Uma terceira etapa, a final, foi realizada para que as CECOMs, os DDEs e os coordenadores realizassem a avaliaA�A?o da A?ltima versA?o de proposta dos A�cones. a�?TrA?s cursos em especA�fico precisaram ter as logomarcas rediscutidas entre os how to write a personal statement for graduate school, generic zithromax. campi que ofertam aquelas modalidades. Realizamos tal consulta via webconferA?ncia, assim conseguimos entrar em um consenso e finalizar o projetoa�?, salienta Stefanie.

Aprovado pelas CECOMs, pelos DDEs, coordenadores de cursos e pela PROEN, o projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC tambA�m foi aprovado pelo Codir e agora estA? disponA�vel para uso da comunidade acadA?mica (VEJA AQUI).

a�?Este A� o primeiro grande projeto de identidade visual realizado pelo IFC e ele sA? deu certo porque conseguimos unir a A?rea tA�cnica da CECOM/Reitoria com os servidores que conhecem a fundo cada um dos cursos. Isso nos deu conhecimento e subsA�dios para desenhar cada um dos A�cones. No final, A� isso que importa, que todos se identifiquem com o material e sintam-se parte do processoa�?, ressalta Nicole Trevisol, coordenadora-geral de ComunicaA�A?o.

Icones-elementosO projeto de Identidade Visual dos cursos do IFC visa unificar e fortificar a imagem tanto do IFC quanto dos cursos ofertados. a�?Entendemos que, com uma organizaA�A?o de identidade visual voltada A� divulgaA�A?o dos cursos dos campi, conseguiremos atingir um maior pA?blico no A?mbito externo. AlA�m disso, faremos com que os nossos alunos se sintam especiais e pertencentes ao IFC, e nA?o somente parte do seu campusa�?, finaliza Sonia.

Com este projeto, a CECOM/Reitoria disponibiliza aos campi modelos padrA�es de identidade visual de cada um dos cursos tA�cnicos e superiores do IFC, possibilitando que a divulgaA�A?o ocorra durante todo o ano em aA�A�es pontuais voltadas a um pA?blico-alvo especA�fico. O uso e as aplicaA�A�es serA?o orientados pela CECOM do seu campus. Veja os contatos AQUI.

Confira o Manual em http://cecom.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/17/2015/11/Manual-Identidade-Visual-Cursos.pdf

Baixe as logomarcas e comece a usar agora: http://cecom.ifc.edu.br/identidade-visual-dos-cursos/

* Texto e imagens: CECOM/Reitoria.