Cecoms do IFC iniciam estudos para construA�A?o da PolA�tica de ComunicaA�A?o

Nos dias 19 e 20 de abril, reuniram-se, no auditA?rio do mezanino da Reitoria do IFC, comunicadores e/ou representantes das Cecoms do Instituto Federal Catarinense (IFC). A reuniA?o teve por objetivo iniciar os estudos do GT “PolA�tica de ComunicaA�A?o”.

O encontro contou com a presenA�a da servidora Carine Simas da Silva, jornalista do IFRS, que participou como convidada e compartilhou com o grupo a experiA?ncia de todo o processo de construA�A?o da PolA�tica de ComunicaA�A?o do IFRS, que transcorreu em um perA�odo de trA?s anos e teve a consultoria de Wilson Bueno, profissional referA?ncia na A?rea, que auxiliou tambA�m na construA�A?o da polA�tica de outros Institutos Federais, a exemplo do IFSC. No caso do IFC, todo o trabalho serA? realizado pelos prA?prios servidores atuantes nas Cecoms.

Uma polA�tica de comunicaA�A?o se constitui como um conjunto de princA�pios, diretrizes e posturas a serem adotadas pelos profissionais da A?rea em uma determinada instituiA�A?o e seu discurso deve estar alinhado ao processo de gestA?o e A� cultura organizacional. A polA�tica terA? sempre um vA�nculo com a histA?ria e a trajetA?ria de uma organizaA�A?o, portanto. A� desejA?vel que esse conteA?do se consolide em um documento-sA�ntese que seja de conhecimento de todos os membros da entidade. AlA�m disso, a efetiva participaA�A?o de todas as unidades e o apoio da gestA?o no processo sA?o imprescindA�veis para sua implementaA�A?o.

No IFC, esse serA? o documento basilar para as atividades dos comunicadores e agentes de comunicaA�A?o nos campi e na Reitoria, do qual decorrerA? todo o detalhamento de aA�A�es contempladas pelos planos de comunicaA�A?o, periodicamente elaborados, e nos manuais diretivos, alguns dos quais jA? podem ser consultados na pA?gina da CoordenaA�A?o-Geral de ComunicaA�A?o. AlA�m disso, serA? um documento orientador para todas os servidores em suas atividades cotidianas, na medida em que abordarA? vA?rios aspectos da comunicaA�A?o, em sentido amplo, que se materializam nos relacionamentos estabelecidos entre os profissionais da instituiA�A?o e seus pA?blicos.

Para a coordenadora-geral de ComunicaA�A?o, Rafaela Zorzetto de Camargo, a PolA�tica de ComunicaA�A?o do IFC representarA? a revisA?o do paradigma da mera transmissA?o da informaA�A?o em A?mbito institucional. a�?NA?o se trata somente de construir um documento de carA?ter funcional, operacional, voltado apenas para os resultados. A� necessA?ria a compreensA?o de todo o processo comunicacional, considerando-se o contexto atual que experienciamos, dos novos veA�culos, da globalizaA�A?o, da sociedade em rede e do empoderamento dos pA?blicos, para que seja possA�vel, a partir dessas reflexA�es, rever o modelo padrA?o de veiculaA�A?o de conteA?do e sua efetividadea�?, explica Rafaela.

Texto e imagens: Cecom/Reitoria.

outlines for research papers, buy dapoxetine.