Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia é inaugurado

inauguracao-caes-guia9Na sexta-feira, dia 09/05, o Instituto Federal Catarinense (IFC) inaugurou – oficialmente – o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. A cerimônia contou com a presença da Ministra de Estado-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, do Secretário Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Prefeita do Município de Camboriú, Luzia Coppi Mathias, e das  autoridades do Instituto Federal Catarinense.

No evento, o reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, demonstrou a alegria do Instituto em inaugurar o Centro e sediar também a assinatura dos convênios entre a Caixa Econômica Federal, através do Pró-transporte pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), e as Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú. “Os Institutos Federais foram criados para atender os arranjos locais e também a projetos inovadores, como o Cães-guia”, destacou o reitor.

Com a fala emocionada, a coordenadora do Projeto Cães-guia, Márcia Santos de Souza, contou aos participantes como nasceu a ideia do Centro. “Agradeço a todos que ajudaram nessa construção. Ainda temos muita luta pela frente. Este é um projeto que trabalha com cães, mas, sobretudo, envolve gente como a gente, que merece atenção e respeito aos seus direitos”, afirmou a coordenadora.

O Secretário Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, aproveitou a oportunidade para parabenizar o IFC, as  pessoas cegas e o governo, através do Programa “Viver sem limite”, do qual o Projeto Cães-guia faz parte.

“Estamos aqui para dar visibilidade para esta política pública voltada à pessoa com deficiência visual. Quero que cada um coloque-se no lugar de uma pessoa cega e imagine o que um cão-guia significa na vida dessas pessoas”, completou a Ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti.

De acordo com o reitor, a sensibilidade do governo federal foi de extrema importância para a concepção do projeto. “Essas ações políticas baseadas na sensibilidade devem continuar no país. Ficamos emocionados quando ouvimos uma pessoa cega falar sobre a importância de um cão-guia na vida dela”, salientou Sobral.

Logo após a fala da Ministra, o reitor do IFC convidou a plateia a participar do descerramento da placa de inauguração no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia. Já no Centro, o diretor-geral do câmpus Camboriú, Rogério Luis Kerber, aproveitou a solenidade para entregar a proposta de criação do Centro de Defesa Civil ao deputado federal, Décio Lima.

inauguracao-caes-guia8 inauguracao-caes-guia7 inauguracao-caes-guia6 inauguracao-caes-guia5 inauguracao-caes-guia4 inauguracao-caes-guia3 inauguracao-caes-guia2 inauguracao-caes-guia1

* Texto e Fotos: CECOM/Sombrio.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 15 de maio de 2014, às 16:38 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: