Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Cerimonialistas do IFC participam de encontro nacional

cerimonialistas-ifcOs cerimonialistas do IFC, Gabriel Pacheco (Araquari), Terezinha Pezzini Soares e Venância de Melo 9Camboriú), Kênia Zanella (Sombrio) e Georgete Ferronato (Videira) participaram em junho, em Vitória (ES), do VII Encontro Nacional de Cerimonial Universitário, promovido pelo Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias das Instituições de Ensino Superior (FORCIES) e organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Os representantes do IFC tiveram a oportunidade de assistir palestras com profissionais renomados na área, bem como participar de minicursos e grupos de discussão, conforme descrito a seguir:

  • Conferência: Uma Visão do Cerimonial Universitário para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras – Cerimonialista Gilda Fleury;

  • Palestras: Colação de Grau e Vestes Talares; Protocolo e Ordem de Precedência; Cerimonial Público, Estadual e as suas Relações com as demais Esferas do Poder; Cerimonial do Governo da República; Recepção de visitas oficiais e estrangeiras.

  • Minicursos de Oratória; Etiqueta, vestuário e arrumação do Ambiente; Cuidados com a voz; Gestão de Eventos em Instituições de Ensino – planejar, organizar e executar; Precedências e Símbolos Nacionais; Fundamentos e Gerenciamento de Projetos, Roteiros e Scripts de Eventos.

  • Grupos de trabalho: Estruturação do Cerimonial Universitário nas Instituições de Ensino Superiores Brasileiras; Organização de Eventos – Roteiro; Precedência, Protocolo e Símbolos Nacionais; Cerimonial de Outorga/Entrega de Títulos Honoríficos/Catedráticos; Colação de Grau.

Os Encontros são oportunidades de aperfeiçoamento, troca de experiências e participação nas decisões que envolvem as normas protocolares nacionais das Instituições de Ensino Superior. Além de aperfeiçoamento profissional dos participantes, o evento proporciona adequação da Instituição às normas brasileiras e visibilidade Nacional dos câmpus participantes.

 Mais
O FORCIES é uma entidade para representar, discutir e disciplinar as formas, rotinas e tratamentos dados nas cerimônias e eventos universitários. Segundo a página eletrônica da Entidade, a troca de experiências e as discussões sobre roteiros das cerimônias universitárias, através da aplicação de normas protocolares, motivaram os Organizadores de Cerimônias e Eventos das Instituições de Ensino Superior em conseguir realizar o Encontro Nacional de Organizadores de Formaturas e Eventos das Instituições Federais, Estaduais e Particulares de Ensino Superior. O evento é anual e em 2015 será realizado em Novo Hamburgo RS, decidido em assembleia.
* Texto: CECOM/Sombrio.
** Foto: Divulgação/Sombrio.
Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 2 de julho de 2014, às 16:23 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: