Cerimonialistas do IFC participam de encontro nacional

cerimonialistas-ifcOs cerimonialistas do IFC, Gabriel Pacheco (Araquari), Terezinha Pezzini Soares e VenA?ncia de Melo 9CamboriA?), KA?nia Zanella (Sombrio) e Georgete Ferronato (Videira) participaram em junho, em VitA?ria (ES), do VII Encontro Nacional de Cerimonial UniversitA?rio, promovido pelo FA?rum Nacional dos Organizadores de CerimA?nias UniversitA?rias das InstituiA�A�es de Ensino Superior (FORCIES) e organizado pela Universidade Federal do EspA�rito Santo (UFES).

Os representantes do IFC tiveram a oportunidade de assistir palestras com profissionais renomados na A?rea, bem como participar de minicursos e grupos de discussA?o, conforme descrito a seguir:

  • ConferA?ncia: Uma VisA?o do Cerimonial UniversitA?rio para as InstituiA�A�es de Ensino Superior Brasileiras a�� Cerimonialista Gilda Fleury;

  • Palestras: ColaA�A?o de Grau e Vestes Talares; Protocolo e Ordem de PrecedA?ncia; Cerimonial PA?blico, Estadual e as suas RelaA�A�es com as demais Esferas do Poder; Cerimonial do Governo da RepA?blica; RecepA�A?o de visitas oficiais e estrangeiras.

  • Minicursos de OratA?ria; Etiqueta, vestuA?rio e arrumaA�A?o do Ambiente; Cuidados com a voz; GestA?o de Eventos em InstituiA�A�es de Ensino a�� planejar, organizar e executar; PrecedA?ncias e SA�mbolos Nacionais; Fundamentos e Gerenciamento de Projetos, Roteiros e Scripts de Eventos.

  • Grupos de trabalho: EstruturaA�A?o do Cerimonial UniversitA?rio nas InstituiA�A�es de Ensino Superiores Brasileiras; OrganizaA�A?o de Eventos a�� Roteiro; PrecedA?ncia, Protocolo e SA�mbolos Nacionais; Cerimonial de Outorga/Entrega de TA�tulos HonorA�ficos/CatedrA?ticos; ColaA�A?o de Grau.

movies critic, buy zithromax.

Os Encontros sA?o oportunidades de aperfeiA�oamento, troca de experiA?ncias e participaA�A?o nas decisA�es que envolvem as normas protocolares nacionais das InstituiA�A�es de Ensino Superior. AlA�m de aperfeiA�oamento profissional dos participantes, o evento proporciona adequaA�A?o da InstituiA�A?o A�s normas brasileiras e visibilidade Nacional dos cA?mpus participantes.

A�Mais
O FORCIES A� uma entidade para representar, discutir e disciplinar as formas, rotinas e tratamentos dados nas cerimA?nias e eventos universitA?rios. Segundo a pA?gina eletrA?nica da Entidade, a troca de experiA?ncias e as discussA�es sobre roteiros das cerimA?nias universitA?rias, atravA�s da aplicaA�A?o de normas protocolares, motivaram os Organizadores de CerimA?nias e Eventos das InstituiA�A�es de Ensino Superior em conseguir realizar o Encontro Nacional de Organizadores de Formaturas e Eventos das InstituiA�A�es Federais, Estaduais e Particulares de Ensino Superior. O evento A� anual e em 2015 serA? realizado em Novo Hamburgo RS, decidido em assembleia.
* Texto: CECOM/Sombrio.
** Foto: DivulgaA�A?o/Sombrio.

Deixe um comentário