Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Chamada preliminar de trabalhos técnicos em Informática

O 6º Concurso de Trabalhos Técnicos em Informática, que está inserido no evento Computer on the Beach 2018, selecionará e premiará os trabalhos desenvolvidos por estudantes matriculados no ano de 2017 em cursos técnicos da área da tecnologia da informação, do ensino médio (integrado ou concomitante) e pós-médio (subsequente). Os trabalhos deverão ser orientados por, pelo menos, um professor, atuante no curso cujos alunos estão matriculados; e deverão ser desenvolvidos por, no mínimo, um aluno do curso técnico da área da tecnologia da informação; os demais alunos poderão estar matriculados em cursos diferentes e/ou campi diferentes. Não é permitida a participação de alunos de graduação ou pós-graduação, bem como especialistas externos.

A data limite para submissão de trabalhos é 20 de novembro de 2017. Acesse o site do evento e saiba mais: https://computeronthebeach.com.br/2018/tecnico/

A avaliação será conduzida em duas fases. Na primeira, os trabalhos submetidos serão avaliados, a fim de escolher melhores trabalhos. Cada trabalho será avaliado por dois especialistas. Os trabalhos aceitos serão apresentados no evento e publicados nos anais. Na segunda fase, deverá ser realizada a apresentação oral do trabalho, onde será levada em consideração a qualidade da apresentação oral feita pelos autores. Os autores que não disponibilizarem os seus trabalhos ou não viabilizarem a apresentação no evento serão eliminados do Concurso (casos especiais serão analisados pela comissão organizadora). Poderão apresentar os trabalhos apenas os alunos autores.

Este ano, serão aceitos trabalhos nas seguintes categorias:

  • Pesquisa: o trabalho deve deixar claro qual é a contribuição do trabalho na área da tecnologia da informação e a originalidade do tema.
  • Extensão: o trabalho deverá mostrar a articulação entre a ação e a comunidade.

Ao final, uma discussão envolvendo os integrantes do Comitê do Concurso decidirá o melhor trabalho em cada categoria: pesquisa e extensão. O anúncio dos trabalhos premiados será feito no encerramento do evento.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Cada trabalho submetido deverá conter dois arquivos (em formato PDF):

  • Trabalho escrito em forma de artigo resumido;
  • Declaração de matrícula contendo os nomes dos alunos em curso técnico.

Os trabalhos devem ser escritos em português, espanhol ou inglês, respeitando o limite mínimo de duas páginas, e máximo de quatro páginas. A organização do trabalho deve apresentar obrigatoriamente: título do trabalho, autor, curso, instituição, orientador, com as respectivas afiliações, resumo/abstract, texto, e referências. O trabalho e a declaração de matrícula dos alunos deverão ser enviados exclusivamente em formato eletrônico (PDF) através do sistema JEMS.

Acesse o site do evento e saiba mais: https://computeronthebeach.com.br/2018/tecnico/

FORMATO DAS PROPOSTAS

Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC – disponível em www.sbc.org.br. Não é necessário omitir as informações de autoria. Trabalhos fora do formato não serão acolhidos para avaliação.

Na declaração de matrícula oficial digitalizada (arquivo PDF) referida acima deverá constar explicitamente que os alunos estiveram matriculados no curso técnico no ano de 2016 ou 2017.

Apresentação oral dos trabalhos no evento:

Pelo menos, um dos autores dos trabalhos selecionados no Concurso deverá se inscrever como autor no Computer on the Beach 2018. Cada trabalho deverá ser apresentado, exclusivamente, por um ou mais alunos do curso técnico da área da tecnologia da informação.

DATAS IMPORTANTE:

· 20 de novembro de 2017 – Data limite para submissão de trabalhos

· 02 de fevereiro de 2018 – Notificação dos trabalhos selecionados

· 16 de fevereiro de 2018 – Envio da versão final e data limite para inscrição no evento

· 22 a 24 de março de 2018 – Data do evento Computer on the Beach 2018

*Texto: Divulgação/Coordenação geral Univali.

 

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de setembro de 2017, às 11:51 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: