Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Chamada pública financiará projetos de produção orgânica

chamadaFinanciar projetos que integrem atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional para construção e socialização de conhecimentos e técnicas relacionados à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção – este é o objetivo da chamada nº 02/2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), aberta às instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O prazo para envio de propostas já está aberto e segue até 12 de maio de 2016.

As propostas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 4 milhões. Os projetos selecionados serão executados nos núcleos de estudo em agroecologia e produção orgânica (NEA’s), implantados ou reformados em instituições da Rede Federal, e receberão financiamento de até R$ 100 mil. O prazo de execução das propostas selecionadas será de até 24 meses.

Os projetos devem propor iniciativas que integrem a comunidade acadêmica com a comunidade local, sempre com foco na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão; devem contribuir para o desenvolvimento local ou regional, de forma sustentável, e contribuir para o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade civil com o setor público, para construção de parcerias interinstitucionais e de redes de informação sobre experiências relacionadas à agroecologia e à produção orgânica e de base agroecológica.

São considerados públicos prioritários e beneficiários da chamada os estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico, agricultores familiares, produtores em transição agroecológica, ou envolvidos com a produção orgânica ou de base agroecológica, professores da Rede Federal e agentes de assistência técnica e extensão rural.

Propostas – As propostas devem ser submetidas por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

NEA’s – São centros de referência para o desenvolvimento rural sustentável fundamentado nos princípios, conhecimentos e práticas da agroecologia, da produção orgânica e da base agroecológica, por meio de ações que integrem atividades de ensino, pesquisa e extensão em sua área de influência.

Acesse a chamada pública Nº 02/2016 AQUI.

Mais informações em http://cnpq.br/chamadas-publicas

*Texto e imagem: Divulgação/SETEC.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 1 de março de 2016, às 19:52 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: