Codir realiza sexta reunião ordinária

O Conselho e Dirigentes (Codir) do IFC realizou, nos dias 23 e 24 de setembro, sua sexta reunião ordinária. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos da Reitoria do Instituto.

A reunião foi aberta por uma explanação do presidente da Comissão de Ética do IFC, Bruno Negrini, sobre a Formação Educativa planejada pelo órgão, intitulada “A importância de ética no universo das mídias sociais: ações e impactos”. A seguir, a diretora-geral do Campus Videira, professora Rosângela Aguiar Adam, apresentou ao Conselho o novo modelo de organograma da unidade. A partir disso, os conselheiros debateram algumas dúvidas e peculiaridades sobre os organogramas de alguns dos outros campi.

Após essa discussão, o diretor de Tecnologia da Informação do IFC, Plínio Garcia, conduziu uma apresentação sobre o Regimento Interno das áreas e serviços de TI no âmbito do Instituto – e os seus desdobramentos sobre os serviços prestados pela Diretoria em todas as unidades.

O ponto de pauta seguinte foi uma demonstração detalhada do pró-reitor de Administração do IFC, Stefano Demarco, sobre a situação financeira da instituição diante dos contingenciamentos e bloqueios aplicados pelo Governo Federal, e também a respeito dos resultados de reuniões do Conif com a Setec sobre o assunto. A fala foi sucedida por um diálogo com os conselheiros sobre as situações de cada unidade. Clique AQUI e confira uma matéria mais atualizada sobre o quadro financeiro do Instituto.

A reunião teve continuidade na manhã seguinte. Os trabalhos tiveram início com apresentação da coordenadora-geral de Comunicação do IFC, Rafaela Zorzetto, sobre como será o processo de criação e migração de conteúdo para os novos sites da instituição e os procedimentos de transparência que devem ser seguidos para padronização das páginas conforme documentos norteadores.

Em seguida, o diretor de gestão de pessoas do IFC, Bruno Vieira, deu informações sobre a questão de adicionais de insalubridade. Em 2018, Os pagamentos foram suspensos para que houvesse uma migração de sistema. Durante o processo, foi necessário reavaliar algumas concessões de insalubridade à luz dos procedimentos estabelecidos pelo novo sistema, por profissionais da segurança do trabalho habilitados. A DGP instituiu ainda um cronograma de atendimento aos novos pedidos de insalubridade. A questão foi debatida amplamente pelos conselheiros, levando em consideração as realidades e peculiaridades de cada campus.

Os conselheiros também discutiram com Vieira o Decreto nº 9.991/2019 do Governo Federal, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP. Entre outras disposições, o documento altera algumas questões relativas a licenças para capacitação – que já estão sendo adereçadas pela DGP.

O Codir tratou ainda da definição da próxima reunião do Conselho – que ficou marcada para o dia 22/10, no Campus Sombrio, e 23/10 no Campus Santa Rosa do Sul – e do processo de transição das instâncias de gestão em cada campus.

Ao final da reunião, como informe, a reitora Sônia Regina Fernandes falou sobre discussões do projeto Future-se no âmbito do IFC – que irão incluir a criação de Grupos de Trabalho na Reitoria e nos campi para debater o assunto e subsidiar a decisão do Consuper sobre o tema.

Sobre o Codir – O Colégio de Dirigentes é um órgão de caráter consultivo, que tem como objetivo dar apoio ao processo decisório da Reitoria. É composto pelos pró-reitores e diretores-gerais dos campi, além da reitora.

As reuniões do Codir são transmitidas ao vivo; o link para acompanhamento é enviado por e-mail a todos os servidores. Todos vídeos de transmissões e as atas das reuniões são disponibilizados na página do órgão, no portal do IFC.

Confira a íntegra da reunião nos vídeos abaixo:

Texto: Cecom/Reitoria/Thomas Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri