Comissão de Ética do IFC promove Workshop para capacitar representantes nos campi

O IFC realizou, nos dia 20 e 21 de novembro, seu I Workshop dos Representantes Locais da Comissão de Ética. O evento, promovido no auditório da Reitoria. Além dos membros da comissão e dos representantes do órgão em cada campus, participara ainda a reitora do Instituto, professora Sônia Regina Fernandes; os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, José Luiz Ungericht Júnior, de  Pesquisa, Cladecir Schenkel, e de  Administração, Stefano Demarco; e os coordenadores e diretores de áreas ligadas ao Comitê de Integridade do IFC, do qual a Comissão de Ética faz parte.

O evento contou com palestras, dinâmicas e estudos de caso e teve como objetivo promover a integração entre os representantes da Comissão e capacitá-los a atuar de forma educativa e preventiva – conforme explica o atual presidente da Comissão, Bruno Negrini, que assumiu o cargo no último dia 24. “Esclarecemos quais são os fundamentos, leis e normativas que operacionalizam a Comissão de Ética, para que os participantes tivessem uma visão mais ampla sobre suas competências e atuação. Abordamos questões como assédio, uso de rede sociais e assuntos administrativos e esclarecemos que, ao trabalhar também preventivamente, os representantes locais evitam procedimentos desnecessários”, explica.

Sobre a Comissão – “A Comissão de Ética do IFC está vinculada à Comissão de Ética Pública da Presidência da República, e tem como meta promover a gestão da ética, por meio de orientações, recomendações e esclarecimentos sobre as questões ligadas à conduta profissional de seus servidores”, explica Roberto Maurina, membro da Comissão e presidente da mesma quando o Workshop foi realizado. “A missão primordial é pedagógica, atuando de forma preventiva com relação a possíveis desvios de conduta dos servidores da instituição. Contudo, na ocorrência de desvios ou transgressões das normas de conduta, a Comissão pode propor a adoção de procedimentos corretivos”.

Texto e Imagens: Cecom/Reitoria/Thomás Müller