Comissão de Ética organiza visitas educacionais aos campi

A Comissão de Ética do IFC realiza, desde o ano passado, uma série de visitas aos campi da Instituição com o objetivo de orientar a comunidade acadêmica as atribuições e o funcionamento do órgão.

Até agora, quatro unidades já foram visitadas pelo projeto: Concórdia, Blumenau, Abelardo Luz e Brusque. os próximos encontros, que serão marcados em breve, serão nos campi de São Francisco do Sul e Araquari.

As atividades incluem uma apresentação ministrada pela equipe da Comissão e o posterior adereçamento de perguntas propostas pelos participantes. “Nós colocamos qual o papel da Comissão, seus objetivos, como é o nosso funcionamento interno, exemplificando cada ponto com casos específicos. Assim, fica mais palpável para a comunidade acadêmica entender o que é o Código de Ética e como agir de forma a atender suas disposições”, diz a secretária executiva do órgão, Márcia Xavier. “Com esses encontros, o órgão cumpre não só sua função educativa, como também a preventiva”.

A secretária executiva da Comissão de Ética explica quais as dúvidas mais frequentes apresentadas durante as reuniões. “Uma questão comum é relativa à atuação de servidores em setores externos – ou seja, em que casos é possível atuar profissionalmente de forma concomitante ao serviço público. Também há muitas perguntas sobre o comportamento correto nas redes sociais. Notamos ainda que há confusão sobre as atribuições da Comissão de Ética, da Ouvidoria ou da Corregedoria; ao conhecer mais a fundo a Comissão e seu funcionamento, as pessoas passam a entender melhor que tipo de demandas devem ser encaminhadas a nós”

De acordo com Márcia, a iniciativa prevê visitas a todos os campi; no entanto, o bloqueio de verbas impingido pelo Governo Federal ao IFC e às demais instituições federais de Ensino Superior fizeram com que o projeto sofresse uma pausa em seu cronograma. “A intenção era dividir a Comissão em equipes de dois ou três membros e visitar cada uma das unidades. Mas, devido a essa questão do contingenciamento, tivemos que desacelerar o projeto”. Mesmo diante desse quadro, estão mantidas visitas aos campi de São Francisco do Sul e Araquari. 

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Divulgação/Comissão de Ética