Comissão de Ética promoveu “Seminário Diálogos e Interação” em Blumenau

Membros da Comissão de Ética do Instituto Federal Catarinense (IFC) organizaram o “Seminário Diálogos e Interação” para debater sobre as temáticas: mobilidade urbana e cidadania, educação, cultura e diversidade; controle e transparência nas administrações públicas; pontes de mediação na resolução de conflitos; e abordagem da educação pública no município de Blumenau.

Além dos servidores do IFC, o seminário recebeu representantes da prefeitura e secretarias municipais de Blumenau, UFSC, IFSC, Furb, AMMVI e Universidade Federal Rural do Semi-Árido, nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau.

Bruno Alido Negrini, presidente da Comissão de Ética do IFC, explica que o objetivo do seminário é oportunizar um espaço para divulgação das conquistas singulares e específicas nas áreas econômicas e sociais, de saúde e educação, entre outras. Por essa razão, convidaram representantes das instituições parceiras e do IFC para a exposição de suas experiências. “A Comissão de Ética respeita e promove a cultura da diversidade, da sustentabilidade, da equidade e da inclusão como direitos de cidadania, além de outros valores afetos à nossa área de atuação. Pois esses valores promovem uma cultura inovadora e colaborativa. Da mesma forma, entendemos que as palestras representadas pelos nossos parceiros e sua temática igualmente refletem o pensamentos e realizações similares que atendam a todos esses valores”, justifica Negrini.

Para a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes, momentos como esse são fundamentais. Porque em tempos que se questionam questões, valores, direito à vida, e a dimensão ética é fundamental. Então discutir a ética em todas as suas amplitudes e dimensões se coloca cada vez mais premente no contexto que estamos vivendo. “O IFC como uma instituição educativa não podia se furtar disso, não é a primeira vez que a comissão de ética organiza um momento de debate, de encontro, de discussão, e nessa direção pretende cada vez mais fortalecer a importância da comissão, a importância do conceito e da vivência da ética. Na dimensão do que Paulo Freire dizia que nós diminuamos cada vez mais entre aquilo que acreditamos, que falamos e aquilo que nós praticamos. Que não tenhamos uma prática destoante neste sentido e a ética nos conduz para essa dimensão”, destaca Fernandes.

Reitora salienta que no âmbito do IFC o respeito ao outro, esse processo de empatia, a defesa da educação como um bem público, tratar essa instituição como um bem público é fundamental e uma condição incondicional para que a constituição brasileira se efetive por meio dos serviços os quais as instituições de educação nesse Brasil se propõem. “É dessa forma que a gestão vem fazendo. É por isso que acreditamos na importância de uma comissão de ética para que as pessoas possam conviver de maneira harmônica – uso o conceito harmônico na representação de uma orquestra em uma sinfonia, na qual são vários instrumentos onde cada um toca do seu jeito, mas é partir do jeito de cada um que se tem a harmonia do todo – respeitando as diferenças e individualidades e, acima de tudo, o nosso papel de servidores públicos, uma escolha nossa, e é dessa tarefa que devemos dar conta, pois a sociedade espera isso de nós como servidores públicos. Então que esses momentos sejam para pensarmos e refletirmos e que também contribuam para a melhoria dos nossos processos humanos, pedagógicos dentre outras dimensões”, defende.

Programação

Para fomentar as discussões no “Seminário Diálogos e Interação”, a organização propôs palestras com convidados das diferentes instituições parceiras. Confira os temas apresentados:

“Mobilidade Urbana” – Paulo Roberto Tesseroli França – Secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais de Blumenau
“Educação, cultura e diversidade” – Sônia Regina de Souza Fernandes – Reitora do Instituto Federal Catarinense
“Pontes de mediação, na resolução de conflitos” – José Albenes Bezerra Júnior – Presidente da Comissão de Ética da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
“Controle e transparência nas administrações públicas” – José Rafael Corrêa – Diretor Executivo da AMMVI – Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí
“Abordagem da educação pública no município de Blumenau” – Angela Maria Simão Hoemke – Diretora da Secretaria Municipal de Educação

Todas as apresentações estão disponíveis no canal do IFC no YouTube. Clique aqui para assistir.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri