Comissão debate JIF Nacional 2015

marca.jifjpgAcontece, nesta semana, na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG), a reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), responsável pelo planejamento das etapas regionais e nacional. O JIF Nacional 2015 ocorrerá de 10 a 15 de novembro, em Goiânia, e reunirá atletas das cinco regiões brasileiras que competirão em diversas modalidades individuais e coletivas. Cada delegação será composta por 220 pessoas, entre atletas e professores.

O objetivo dessa reunião é discutir o planejamento da etapa nacional dos Jogos. Nesses dias, a Comissão fará uma visita técnica aos espaços previstos para realização das competições. Serão visitados o Clube Ferreira Pacheco e a pista de atletismo da Universidade Federal de Goiás. Em tais locais, a Cojif fará as verificações para garantir que os jogos sejam realizados em infraestrutura compatível às necessidades da organização e dos participantes.

Ao final da reunião, a Cojif espera fechar um cronograma de trabalho para o JIF Nacional 2015. No âmbito do IFG, uma das instituições que sediará o evento, diversas reuniões preparatórias já estão sendo realizadas, com definição de equipes de trabalho e ações. A Comissão Geral Organizadora do JIF Nacional 2015 é coordenada pelo professor Alcyr Viana. De acordo com o que foi definido em uma das reuniões locais já realizadas, a Diretoria de Comunicação Social entregará a proposta de arte para camisetas, troféus e medalhas para o evento, a fim de que a Cojif proceda à avaliação e aprovação, permitindo a execução imediata dos itens previstos. O Instituto Federal Goiano também é instituição sede desta edição do JIF Nacional.

JIF

Os jogos são realizados desde 2008, e, a cada ano, vem crescendo a participação dos institutos federais. Para a edição nacional deste ano, foram definidas seis modalidades coletivas (futebol de campo – apenas masculino, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia) e cinco individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô). O objetivo dos jogos é promover e estimular a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporcionando a integração de alunos dos institutos federais e possibilitando a interação entre estudantes e professores.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é que promove os jogos, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A Cojif, que cuida do planejamento dos jogos regionais e da etapa nacional, é presidida pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sílvio Romero, e é formada por representantes de todas as regiões do País.

* Texto e imagem: Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 15 de setembro de 2015, às 18:11 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).