ComissA?o debate JIF Nacional 2015

marca.jifjpgAcontece, nesta semana, na Reitoria do Instituto Federal de GoiA?s (IFG), a reuniA?o da ComissA?o Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), responsA?vel pelo planejamento das etapas regionais e nacional. O JIF Nacional 2015 ocorrerA?A�de 10 a 15 de novembro, em GoiA?nia, e reunirA? atletas das cinco regiA�es brasileiras que competirA?o em diversas modalidades individuais e coletivas. Cada delegaA�A?o serA? composta por 220 pessoas, entre atletas e professores.

write essay, lioresal online.

O objetivo dessa reuniA?o A� discutir o planejamento da etapa nacional dos Jogos. Nesses dias, a ComissA?o farA? uma visita tA�cnica aos espaA�osA�previstos para realizaA�A?o das competiA�A�es. SerA?o visitados o Clube Ferreira Pacheco e a pista de atletismo da Universidade Federal de GoiA?s. Em taisA�locais, a Cojif farA? as verificaA�A�es para garantir que os jogos sejam realizados em infraestrutura compatA�vel A�s necessidades da organizaA�A?o e dos participantes.

Ao final da reuniA?o, a Cojif espera fechar um cronograma de trabalho para o JIF Nacional 2015. No A?mbito do IFG, uma das instituiA�A�es que sediarA? o evento, diversas reuniA�es preparatA?rias jA? estA?o sendo realizadas, com definiA�A?o de equipes de trabalho e aA�A�es. A ComissA?o Geral Organizadora do JIF Nacional 2015 A� coordenada pelo professor Alcyr Viana. De acordo com o que foi definido em uma das reuniA�es locais jA? realizadas, a Diretoria de ComunicaA�A?o Social entregarA? a proposta de arte para camisetas, trofA�us e medalhas para o evento, a fim deA�que a Cojif proceda A�A�avaliaA�A?o e aprovaA�A?o, permitindo a execuA�A?o imediata dos itens previstos. O Instituto Federal Goiano tambA�m A� instituiA�A?o sede desta ediA�A?o do JIF Nacional.

JIF

Os jogos sA?o realizados desde 2008, e, a cada ano, vem crescendo a participaA�A?o dos institutos federais. Para a ediA�A?o nacional deste ano, foram definidas seis modalidades coletivas (futebol de campo – apenas masculino, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vA?lei de areia) e cinco individuais (atletismo, nataA�A?o, tA?nis de mesa, xadrez e judA?). O objetivo dos jogos A� promover e estimular a prA?tica esportiva como instrumento de inclusA?o social, proporcionando a integraA�A?o de alunos dos institutos federais e possibilitando a interaA�A?o entre estudantes e professores.

O Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) A� que promove os jogos, com o apoio da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC). A Cojif, que cuida do planejamento dos jogos regionais e da etapa nacional, A� presidida pelo professor do Instituto Federal da ParaA�ba (IFPB), SA�lvio Romero, e A� formada por representantes de todas as regiA�es do PaA�s.

* Texto e imagem: Diretoria de ComunicaA�A?o Social/Reitoria.