ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos estA? prA?ximo do funcionamento no IFC

IMG_8184No dia 18 de marA�o de 2016, o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), do Instituto Federal Catarinense (IFC), esteve reunido no Campus CamboriA? para tratar dos encaminhamentos da ComissA?o Nacional de A�tica em Pesquisa (CONEP) sobre a solicitaA�A?o de registro do CEPSH. De acordo com a coordenadora do ComitA?, Isadora Balsini LA?cio, no final do ano passado, o CONEP aprovou a criaA�A?o do ComitA? de A�tica no IFC, condicionado A� capacitaA�A?o dos membros com outro colegiado da regiA?o.

A capacitaA�A?o dos integrantes jA? estA? marcada para os dias 7 e 8 de abril e serA? ministrada pelo ComitA? da Universidade do Vale do Rio ItajaA� (UNIVALI). a�?ApA?s o evento, a ComissA?o Nacional farA? a liberaA�A?o do sistema da Plataforma Brasil para comeA�armos, entA?o, a receber os projetos para anA?lise. Atenderemos as demandas de todos os campi e tambA�m as solicitaA�A�es do CONEP para projetos de outras instituiA�A�es que nA?o possuam ComitA? prA?prioa�?, destacou Isadora.

disserted, purchase clomid.

A coordenadora ressaltou ainda a importA?ncia da presenA�a do CEPSH no IFC para a�?a sustentaA�A?o de uma cultura A�tica democrA?tica em defesa dos direitos dos participantes de pesquisa e da valorizaA�A?o da comunidade cientA�fica e da sociedade em gerala�?.

Sobre o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)
O ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) A� um colegiado interdisciplinar e independente, de relevA?ncia pA?blica, de carA?ter consultivo, deliberativo e educativo, constituA�do nos termos da ResoluA�A?o nA? 466/2012 CNS/MS, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir paraA�o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrA�es A�tico-cientA�ficos, vinculado ao Gabinete do Reitor, atendendo ao IFC e outras instituiA�A�es que nA?o possuam comitA? prA?prio (Artigo 1A?, Regimento Interno do CEPSH).

Quem sA?o os membros do CEPSH IFC

1. AntA?nio JosA� Farias NA?brega
2. Everson Deon
3. Giane Lavarda Melo
4. Isadora Balsini Lucio
5. Leandro Kingeski Pacheco
6. LA?cia Loreto Lacerda
7. Luciana Gelsleuchter Lohn
8. Luciane Grando Dorneles Ungericht
9. Maria Angelica de Moraes AssumpA�A?o Pimenta
10. Marina TA�tA� Vieira
11. Michele Catherin Arend
12. Paulo Ricardo G. Martins
13. Ricardo Hahn Barbosa de Souza (Representante dos usuA?rios. Conselheiro do Conselho Municipal de SaA?de)
14. Sirlei de FA?tima Albino
15. Susana Nunes Taule PiA�ol

Texto e imagem: CECOM/CamboriA?.