ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos inicia os trabalhos no IFC

comitA?JA? estA? em funcionamento o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal Catarinense (CEPSH-IFC). Agora, os pesquisadores do IFC e externos podem submeter seus projetos na Plataforma Brasil para ter a apreciaA�A?o realizada por nosso prA?prio ComitA?. De acordo com a coordenadora do CEPSH-IFC, Isadora Balsini Lucio, serA?o atendidas as demandas de todos os campi e tambA�m as solicitaA�A�es daA�ComissA?o Nacional de A�tica em Pesquisa (CONEP) para projetos de outras instituiA�A�es que nA?o possuam ComitA? prA?prio.

A A?ltima etapa para que o ComitA? conquistasse o cadastro na CONEP e na Plataforma Brasil foi realizada no inA�cio de abril, quando os coordenadores de pesquisa dos campi e membros do CEPSH-IFC participaram do treinamento sobre a�?A�tica em Pesquisa que envolvem seres humanos: histA?rico, legislaA�A?o e tramitaA�A?o atuaa�?, promovido em parceria com o ComitA? de A�tica da Universidade do Vale do ItajaA� (Univali).

Para submeter os projetos em tempo hA?bil, os pesquisadores devem estar atentos A�s datas de limite de postagem (primeira coluna da tabela abaixo) na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf). Os trabalhos submetidos atA� a data limite serA?o analisados nas reuniA�es do ComitA? (segunda coluna) e, se for o caso, serA?o aprovados para continuidade.

Confira o calendA?rio de reuniA�es do CEPSH-IFC:

cespsh

O CEPSH-IFC estA? localizado no Campus CamboriA? e atende pelo e-mail cepsh@ifc-camboriu.edu.br ou pelo fone 47 2104-0882, de segunda a sexta-feira, das 13h30min A�s 17h. Em breve, o ComitA? contarA? com uma pA?gina prA?pria no site do IFC, onde serA?o publicadas regras, notA�cias, informaA�A�es importantes, calendA?rio e tutoriais para o preenchimento de projetos na Plataforma Brasil.

writing research papers, generic Zoloft. Sobre o ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH)
O ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) A� um colegiado interdisciplinar e independente, de relevA?ncia pA?blica, de carA?ter consultivo, deliberativo e educativo, constituA�do nos termos da ResoluA�A?o nA? 466/2012 CNS/MS, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa, em sua integridade e dignidade, e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrA�es A�tico-cientA�ficos, atendendo ao IFC e a outras instituiA�A�es que nA?o possuam comitA? prA?prio (Artigo 1A?, Regimento Interno do CEPSH).

Texto: Cecom/CamboriA?.