ConcA?rdia promove I Semana AcadA?mica de Engenharia de Alimentos

ConcA?rdia realiza I SAEA. CrA�ditos: DivulgaA�A?o

O Centro AcadA?mico da Engenharia de Alimentos do IFC CA?mpus ConcA?rdia realizou, de 16 a 18/10, a I Semana AcadA?mica de Engenharia de Alimentos (I SAEA). O evento visou promover, atravA�s de palestras, a atualizaA�A?o e complementaA�A?o extracurricular, bem como a integraA�A?o dos estudantes com profissionais da Engenharia de Alimentos e A?reas correlacionadas, proporcionando aos graduandos contato direto com o mercado de trabalho, permitindo assim, seu direcionamento profissional.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, entre acadA?micos da Engenharia de Alimentos e estudantes do curso TA�cnico em Alimentos do CA?mpus ConcA?rdia, servidores da instituiA�A?o, profissionais de outras instituiA�A�es de ensino e pesquisa da regiA?o.

A abertura oficial contou com as palestras: a�?Profissional e mercado de trabalhoa�?, proferida pelo presidente do Conselho Regional de QuA�mica (CRQ), JosA� Maximiliano MA?ller Neto; a�?Produtos naturais: atualidade, desafios e perspectivasa�?, ministrada pelo professor da Unoesc, Geisson Marcos Nardi; e a�?Mel, um doce e nutritivo alimentoa�?, pelo servidor do IFC ConcA?rdia, Neudi Rigo.

No segundo dia de atividades, os participantes assistiram A� palestra a�?O uso de enzimas na elaboraA�A?o de cervejasa�?, com o professor da UFSC, Jorge Luiz Ninow. Os acadA?micos ainda tiveram a oportunidade de participar do debate da mesa redonda com enfoque no tem a�?O papel do acadA?mico na consolidaA�A?o do curso de Engenharia de Alimentosa�?, moderada pela coordenadora do curso, professora Maria Manuela.

A tarde, a professora DA�bora de Oliveira apresentou a palestra a�?ModificaA�A?o enzimA?tica de A?leos e gordurasa�? e Jonas Bordignon, da Nutrifarma, debateu sobre a�?A influA?ncia das micotoxinas na qualidade dos alimentosa�?.

No A?ltimo dia foram tratados os seguintes temas: a�?AgroindA?strias familiares rurais de Santa Catarinaa�?, com o engenheiro da Epagri, Ezequiel Nunes sobre; a�?NutriA�A?o animal e a qualidade da carne de aves e suA�nosa�?, com o pesquisador da Embrapa SuA�nos e Aves, Everton Luis Krabbe; e tecnologias na fabricaA�A?o de gelatinas com o engenheiro da empresa Gelnex, AndrA� Raphael Kokowicz.

I-SAEA-2-web

*Texto e fotos: DivulgaA�A?o