Concórdia promove I Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos

Concórdia realiza I SAEA. Créditos: Divulgação

O Centro Acadêmico da Engenharia de Alimentos do IFC Câmpus Concórdia realizou, de 16 a 18/10, a I Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (I SAEA). O evento visou promover, através de palestras, a atualização e complementação extracurricular, bem como a integração dos estudantes com profissionais da Engenharia de Alimentos e áreas correlacionadas, proporcionando aos graduandos contato direto com o mercado de trabalho, permitindo assim, seu direcionamento profissional.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, entre acadêmicos da Engenharia de Alimentos e estudantes do curso Técnico em Alimentos do Câmpus Concórdia, servidores da instituição, profissionais de outras instituições de ensino e pesquisa da região.

A abertura oficial contou com as palestras: “Profissional e mercado de trabalho”, proferida pelo presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), José Maximiliano Müller Neto; “Produtos naturais: atualidade, desafios e perspectivas”, ministrada pelo professor da Unoesc, Geisson Marcos Nardi; e “Mel, um doce e nutritivo alimento”, pelo servidor do IFC Concórdia, Neudi Rigo.

No segundo dia de atividades, os participantes assistiram à palestra “O uso de enzimas na elaboração de cervejas”, com o professor da UFSC, Jorge Luiz Ninow. Os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de participar do debate da mesa redonda com enfoque no tem “O papel do acadêmico na consolidação do curso de Engenharia de Alimentos”, moderada pela coordenadora do curso, professora Maria Manuela.

A tarde, a professora Débora de Oliveira apresentou a palestra “Modificação enzimática de óleos e gorduras” e Jonas Bordignon, da Nutrifarma, debateu sobre “A influência das micotoxinas na qualidade dos alimentos”.

No último dia foram tratados os seguintes temas: “Agroindústrias familiares rurais de Santa Catarina”, com o engenheiro da Epagri, Ezequiel Nunes sobre; “Nutrição animal e a qualidade da carne de aves e suínos”, com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Luis Krabbe; e tecnologias na fabricação de gelatinas com o engenheiro da empresa Gelnex, André Raphael Kokowicz.

I-SAEA-2-web

*Texto e fotos: Divulgação

Publicado por Nicole Trevisol

Jornalista SC 02499 – JP

05/11/2013

Esta notícia foi editada na terça-feira, 5 de novembro de 2013, às 10:59 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).