Conif define aA�A�es para o fortalecimento da pA?s-graduaA�A?o profissional

AtA� o fim de 2014, o Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) deverA? concluir projeto de Programa de Mestrado Profissional para a Rede Federal. TambA�m estA?o previstas aA�A�es para a captaA�A?o de fomento, o fortalecimento da inovaA�A?o e a ampliaA�A?o da internacionalizaA�A?o.

O Programa de Mestrado Profissional serA? ofertado pela prA?pria Rede e deverA? abrir, jA? de inA�cio, duas mil vagas para servidores (professores e tA�cnico-administrativos). O projeto serA? elaborado pelo FA?rum dos PrA?-Reitores de Pesquisa e PA?s- GraduaA�A?o (Forpog) e pela CA?mara de Pesquisa e InovaA�A?o do Conif, em parceria com a CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior (Capes) e a Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec).

Em recorrentes discussA�es, o Conif defende que o desenvolvimento dos mestrados profissionais ocorra de maneira articulada aos Polos de InovaA�A?o e A� internacionalizaA�A?o da Rede. Para isso, o Conselho estA? propondo uma agenda com a Capes e a Setec, alA�m de trabalhar na perspectiva de fomento A� pA?s-graduaA�A?o.

Na avaliaA�A?o do presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, a inclusA?o dos institutos federais no Sistema Nacional de PA?s-GraduaA�A?o (SNPG) representa um importante movimento. a�?O Conselho trabalha para que a pA?s-graduaA�A?o tecnolA?gica seja valorizada e reconhecida no contexto de polA�tica nacional. Isto contribuirA? para a polA�tica de inovaA�A?o do Brasil, com consequA?ncias positivas para a geraA�A?o de trabalho e rendaa�?, disse.

A pA?s-graduaA�A?o na Rede Federal estA? prevista na Lei nA? 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que inclui nos objetivos dos institutos federais a oferta de a�?cursos de pA?s-graduaA�A?oA�stricto sensuA�de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sA?lidas em educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia, com vistas no processo de geraA�A?o e inovaA�A?o tecnolA?gicaa�?.

Para a coordenadora da CA?mara de Pesquisa e InovaA�A?o, Maria Clara Kaschny Schneider, as caracterA�sticas da Rede representam grandes potenciais. a�?A pesquisa aplicada, a transferA?ncia de tecnologia e a interiorizaA�A?o estA?o presentes na realidade dos institutos federais e tendem a fortalecer a polA�tica de pA?s-graduaA�A?o, sempre com foco no atendimento a demandas da sociedade e do paA�sa�?, concluiu.

SeminA?rio a��A�a pA?s-graduaA�A?o na Rede Federal foi tema de seminA?rio realizado nessa segunda-feira, 19/5, em BrasA�lia. Os debates tiveram a participaA�A?o do secretA?rio de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, AlA�ssio Trindade de Barros; do diretor de AvaliaA�A?o da Capes, LA�vio Amaral; e dos consultores Francisco CA�sar de SA? Barreto (UFMG) e AbA�lio Baeta Neves (PUC/RS), alA�m de reitores da Rede, membros do Forpog e dirigentes da Setec.

write my essay, acquire zithromax. * Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.