Conif participa da elaboraA�A?o de propostas para a EducaA�A?o Superior na AmA�rica Latina e Caribe

Reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, participou do seminA?rio a�?Proposta da EducaA�A?o PA?blica Superior do Brasil A� CRES 2018a�?, realizado dia 24 de abril, em BrasA�lia. PreparatA?rio para a III ConferA?ncia Regional da EducaA�A?o Superior (CRES 2018), seminA?rio reuniu representantes do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), da AssociaA�A?o Nacional dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de Ensino Superior (Andifes) e da AssociaA�A?o Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Juntos, os participantes construA�ram sugestA�es para o aperfeiA�oamento do ensino superior na AmA�rica Latina e no Caribe.

Na primeira etapa, o seminA?rio contou com duas mesas temA?ticas: a�?O Financiamento da EducaA�A?o PA?blica Superior no Brasila�? e a�?A EducaA�A?o e a IntegraA�A?o Latino-Americanaa�?. Reitores, prA?-reitores, assessores de relaA�A�es internacionais associados A�s trA?s instituiA�A�es promotoras do seminA?rio e convidados discutiram contribuiA�A�es aos sete eixos da CRES 2018 a�� a�?O papel estratA�gico da educaA�A?o superior no desenvolvimento sustentA?vel da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?A educaA�A?o superior como parte do sistema educativo na AmA�rica Latina e no Caribea�?; EducaA�A?o superior, diversidade cultural e interculturalidade na AmA�rica Latina e no Caribea�?; a�?EducaA�A?o superior, internacionalizaA�A?o e integraA�A?o regional da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?O papel da educaA�A?o superior frente aos desafios sociais da AmA�rica Latina e do Caribea�?; a�?A pesquisa cientA�fica e tecnolA?gica e a inovaA�A?o como motor do desenvolvimento humano, social e econA?mico da AmA�rica Latina e do Caribea�?; e a�?100 anos da Reforma UniversitA?ria de CA?rdobaa�?.

Representando o Conif, a diretora de RelaA�A�es Institucionais, Carla Jardim, destacou que, ao reunir o Conselho, a Andifes e a Abruem, o seminA?rio contribuiu para o fortalecimento das redes pA?blicas de ensino superior do Brasil. a�?Reafirmar a educaA�A?o superior como um bem pA?blico social implica em assegurar gratuidade e universalizaA�A?oa�?, disse, enfatizando ainda que a�?os eixos previstos para a CRES se aproximam da essA?ncia constitutiva dos institutos federaisa�?.

CRES 2018 a�� A III ConferA?ncia Regional da EducaA�A?o Superior serA? realizada entre 11 e 15 de junho em CA?rdoba, na Argentina, cidade onde, hA? 100 anos, ocorreu a Reforma UniversitA?ria. Os resultados da CRES integrarA?o a DeclaraA�A?o e o Plano de AA�A?o que os paA�ses da AmA�rica Latina e do Caribe apresentarA?o A� ConferA?ncia Mundial sobre EducaA�A?o Superior, em 2019 na sede da UNESCO, na FranA�a.

Fonte: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif / Lena Marinho
Com informaA�A�es da Assessoria de PolA�ticas PA?blicas da AssociaA�A?o Nacional dos Dirigentes das InstituiA�A�es Federais de Ensino Superior (Andifes).