Construção de puffs ecológicos auxilia alunos no entendimento de cadeias produtivas

Uma iniciativa do curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna, está oportunizando aos estudantes do 2º ano experiências práticas do mercado profissional. De acordo com a coordenadora do curso, professora Giordana Caramori, a ideia é permitir aos alunos uma breve noção de organização, trabalho em equipe, exposição a agentes de risco, esforço físico, responsabilidades e tempo para cumprimento de tarefas.

As atividades iniciaram com a construção de poltronas de modelo puff, simulando uma linha de produção industrial entre os alunos. A turma foi dividida em setores de corte, encaixe, fixação e estofamento, revestimento e acabamento.

“É uma atividade simples, da disciplina de Ergonomia, inserida em um contexto que trabalha com aspectos físicos, cognitivos e organizacionais, uma vez que nosso instituto atua na formação de técnicos em segurança do trabalho para o mercado regional – que demanda por profissionais aptos a lidar com situações como o trabalho em grupo e o tempo como pressão”, explica Giordana.

“Este projeto tenta aproximar o estudante dos desafios das vivências em equipe e, principalmente, do entendimento do quanto a atividade de cada um influencia na do outro; que a qualidade do seu trabalho gera bons frutos e reflete na qualidade dos demais setores interligados”, destaca a professora. “Isso sem falar que os materiais utilizados configuram o projeto em uma ação ecologicamente correta, com o aproveitamento de garrafas pet, por exemplo.”

As equipes são avaliadas em diversos critérios que incluem, por exemplo, a organização de cada setor, postura, ética, cumprimento das tarefas e do tempo, etc. Para as próximas etapas do projeto, estão sendo pensadas ações na agricultura e também no comércio, possibilitando vivências como o trabalho no campo e suas particularidades, como o risco de acidentes. Em outro momento, haverá atividades no comércio, que implica atendimento ao público.

Aprenda a fazer um puff com a equipe do projeto:

32 garrafas pet
1 almofada pequena
1 rolo de fita adesiva larga
Recortes de jornal
Tinta de várias cores (tubos grandes)
50 cm de cada tecido (3 cores de chita/algodão)
3 tubos de cola branca
Pincel chato tamanho grande, brochinha, rolinho
Tesoura
Papelão

Instruções

1. Corte as garrafas na altura em que elas afunilam. Descarte os bicos e encaixe-as nas garrafas que ficaram inteiras.
2. Separe as garrafas de duas em duas, alternando um bico para cima, outro para baixo. Prenda com fita.
3. Monte uma fileira com 4 garrafas e reforce com fita. Mantenha os bicos alternados.
4. Junte 4 fileiras de garrafas, formando um quadrado, e reforce cada junção.
5. Prenda a espuma ou a almofada na parte de cima, com a mesma fita.
6. Personalize o puff com os recortes de jornal, tecidos e tinta.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de junho de 2016, às 13:10 por Nicole Trevisol.