ConstruA�A?o de puffs ecolA?gicos auxilia alunos no entendimento de cadeias produtivas

Uma iniciativa do curso TA�cnico Integrado em SeguranA�a do Trabalho, do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus uc application essays, buy lioresal online. Luzerna, estA? oportunizando aos estudantes do 2A? ano experiA?ncias prA?ticas do mercado profissional. De acordo com a coordenadora do curso, professora Giordana Caramori, a ideia A� permitir aos alunos uma breve noA�A?o de organizaA�A?o, trabalho em equipe, exposiA�A?o a agentes de risco, esforA�o fA�sico, responsabilidades e tempo para cumprimento de tarefas.

As atividades iniciaram com a construA�A?o de poltronas de modelo puff, simulando uma linha de produA�A?o industrial entre os alunos. A turma foi dividida em setores de corte, encaixe, fixaA�A?o e estofamento, revestimento e acabamento.

a�?A� uma atividade simples, da disciplina de Ergonomia, inserida em um contexto que trabalha com aspectos fA�sicos, cognitivos e organizacionais, uma vez que nosso instituto atua na formaA�A?o de tA�cnicos em seguranA�a do trabalho para o mercado regional a�� que demanda por profissionais aptos a lidar com situaA�A�es como o trabalho em grupo e o tempo como pressA?oa�?, explica Giordana.

a�?Este projeto tenta aproximar o estudante dos desafios das vivA?ncias em equipe e, principalmente, do entendimento do quanto a atividade de cada um influencia na do outro; que a qualidade do seu trabalho gera bons frutos e reflete na qualidade dos demais setores interligadosa�?, destaca a professora. a�?Isso sem falar que os materiais utilizados configuram o projeto em uma aA�A?o ecologicamente correta, com o aproveitamento de garrafas pet, por exemplo.a�?

As equipes sA?o avaliadas em diversos critA�rios que incluem, por exemplo, a organizaA�A?o de cada setor, postura, A�tica, cumprimento das tarefas e do tempo, etc. Para as prA?ximas etapas do projeto, estA?o sendo pensadas aA�A�es na agricultura e tambA�m no comA�rcio, possibilitando vivA?ncias como o trabalho no campo e suas particularidades, como o risco de acidentes. Em outro momento, haverA? atividades no comA�rcio, que implicaA�atendimento ao pA?blico.

Aprenda a fazer um puff com a equipe do projeto:

32 garrafas pet
1 almofada pequena
1 rolo de fita adesiva larga
Recortes de jornal
Tinta de vA?rias cores (tubos grandes)
50 cm de cada tecido (3 cores de chita/algodA?o)
3 tubos de cola branca
Pincel chato tamanho grande, brochinha, rolinho
Tesoura
PapelA?o

InstruA�A�es

1. Corte as garrafas na altura em que elas afunilam. Descarte os bicos e encaixe-as nas garrafas que ficaram inteiras.
2. Separe as garrafas de duas em duas, alternando um bico para cima, outro para baixo. Prenda com fita.
3. Monte uma fileira com 4 garrafas e reforce com fita. Mantenha os bicos alternados.
4. Junte 4 fileiras de garrafas, formando um quadrado, e reforce cada junA�A?o.
5. Prenda a espuma ou a almofada na parte de cima, com a mesma fita.
6. Personalize o puff com os recortes de jornal, tecidos e tinta.

Texto e imagens: Cecom/Luzerna.