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Construção participativa da Base Nacional Comum Curricular

basecomumA Pró-Reitoria de Ensino convida a comunidade IFC para participar da Consulta Pública do documento preliminar referente à Base Nacional Comum. O objetivo da consulta pública proposta pelo MEC é promover um amplo entendimento, com a participação de professores e estudantes, escolas e secretarias de educação, associações profissionais e sociedades científicas, pesquisadores e pais, sobre os conhecimentos aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na educação básica.

No IFC, as discussões sobre a Consulta Pública do documento da Base Nacional Comum iniciaram em outubro de 2015, com os campi do IFC, de acordo com as suas especificidades. Agora, está agendada uma videoconferência para o dia 24 de novembro, às 14 horas, com a participação dos campi do IFC para debater e socializar as discussões realizadas até o momento. Todos os servidores (as) estão convidados a participar do debate; entretanto, a presença dos coordenadores dos cursos técnicos de nível médio, dos coordenadores das Licenciaturas e dos representantes do NUPE é fundamental.

 Todas as informações estão disponíveis em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio

Confira abaixo a videoconferência de outubro/2015 sobre a Base Comum.

Confira mais documentos sobre o assunto abaixo.
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O documento preliminar à Base Nacional Comum Curricular (BNC) reúne direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica. Tal organização visa superar a fragmentação na abordagem do conhecimento escolar a partir da integração e contextualização desses conhecimentos, respeitando-se as especificidades dos componentes curriculares que integram as diferentes áreas.

Os princípios que orientam a integração entre os componentes de uma mesma área, os objetivos que se propõem para a educação básica e as especificidades que se assumem em cada etapa de escolarização encontram-se descritos nos textos de apresentação de área e naqueles que apresentam o ensino fundamental e o ensino médio. No caso da educação infantil, em todas as áreas pode-se encontrar um texto que apresenta sua especificidade na BNC. As particularidades dos componentes curriculares que integram as áreas de conhecimento encontram-se descritas nos textos de apresentação desses componentes, que podem ser acessados a partir das etapas de escolarização nas quais esses componentes aparecem.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaTextosIntrodutorios

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/interaja?ac=AC_LIN

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/contribua-inicio

Dúvidas, tratar com os contatos jamile.silva@ifc.edu.br e juliano.santos@ifc.edu.br, ou, ainda, pelo telefone (47) 3331-7840.
* Informações: PROEN/IFC.
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Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de novembro de 2015, às 13:12 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

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