Consuper promove 7ª reunião extraordinária

O Conselho Superior (Consuper) do IFC realizou nesta quinta-feira (12) sua 7ª Reunião Extraordinária. O encontro foi realizado na Sala dos Conselhos da Reitoria, das 8h30 às 12h. Esta foi a última reunião dos conselheiros eleitos para o Biênio 2017/2019.

Foram discutidos os seguintes assuntos:

• Processo de Consulta Eleitoral no Campus São Bento do Sul

Os membros da Comissão Eleitoral Central apresentaram ao Consuper a minuta de edital do processo de consulta eleitoral para a Direção-Geral do Campus de São Bento do Sul, que não foi preenchida no último pleito.

O documento, aprovado pelos conselheiros, prevê que o processo será deflagrado em fevereiro. A Comissão Eleitoral Local deverá ser recomposta, uma vez que os membros atuais escolheram não ser reconduzidos para o certame. A votação será em cédulas de papel, pois o Tribunal Regional Eleitoral não pôde realizar o empréstimo de urnas eletrônicas para a consulta.

• Política de Atenção a Saúde e Segurança do Trabalho do IFC

A Política foi elaborada por um Grupo de Trabalho criado em 2016 para este fim e tem como objetivo nortear a prática de promoção à saúde e qualidade de vida no trabalho para os servidores, promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho e contribuir para a efetividade da função social da instituição. A minuta foi aprovada unanimemente pelo Consuper.

• Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Formação Inicial e Continuada Integrado ao Ensino Médio com Qualificação Profissional em Assistente Administrativo – PROEJA – Campus Videira

Depois de ser aprovado pelo Consepe, o PPC do curso foi aprovado pelo Consuper, regularizando-se assim a possibilidade de oferta do curso. A presidente do Conselho e reitora do IFC, Sônia Regina Fernandes, destacou que a aprovação do PPC é um desdobramento que vai ao encontro do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFC, que prevê que cursos do Proeja sejam oferecidos em todos os campi.

• Suspensão do curso técnico em Informática concomitante – Campus Concórdia

O pleito original do Campus Concórdia é pela extinção do curso, devido à falta de procura da comunidade pelas vagas. A ideia é aproveitar o corpo docente do curso para oferecer mais uma turma do curso técnico de Informática integrado ao ensino médio.

A oferta já estava suspensa durante o último ano letivo; ao avaliar a demanda, o Consepe recomendou a suspensão por mais um ano para avaliação da demanda, o que foi aprovado pelos Consuper.

• Regulamento de Moradia Estudantil

A minuta do Regulamento chega ao Consuper após atender vários apontamentos por parte do Consepe, como um novo parecer da Diretoria de Gestão de Pessoas e a observação de apontamentos feitos pela Procuradoria sobre vistoria de pertences e ação dos agentes públicos e moradores em casos de emergência. Diante do cumprimento de tais pendências, o Conselho aprovou a minuta.

Respeitando-se os procedimentos processuais do Consuper, algumas sugestões por parte dos conselheiros, a respeito do aceite de candidatos vindos de escolas particulares e critérios de desempate para a seleção de moradores e também sobre as permissões de circulação entre alojamentos, serão adicionadas posteriormente ao texto por meio de resoluções ad referendum.

• Proposta Reformulada de Regimento e Regulamento das Bibliotecas do IFC

Aprovada pelo Consuper, a nova proposta de documento institui multas e outras punições pelo atraso na devolução dos volumes, o que auxilia na preservação do acervo e viabiliza a instituição de uma cultura de cuidado e responsabilidade por parte dos usuários. O novo texto também regulamenta os empréstimos para a comunidade externa.

A reunião do Consuper aprovou ainda a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica do IFC e o Código de ética da Unidade de Auditoria Interna do Instituto.

Sobre o Conselho – O Consuper é o órgão máximo do IFC e tem caráter consultivo e deliberativo. As reuniões do órgão são transmitidas ao vivo pela Internet e, depois, disponibilizadas na página do Conselho – permitindo-se, assim, que a comunidade tenha acesso às discussões e decisões tomadas pelos conselheiros.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Carlos Pieri