Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Cooperação com o Uruguai beneficiará alunos e servidores

missão-uruguai-conifBrasil e Uruguai oficializaram a cooperação entre instituições de educação profissional e tecnológica na manhã de quarta-feira, 13/11. A formalização da parceria é resultado de agenda que reitores e membros da coordenação do Fórum de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter) cumprem em Montevidéu nesta semana. A missão ao Uruguai é a primeira atividade que reúne um grupo considerável de dirigentes da Rede em um país da América Latina.

O Memorando de Entendimento, com validade de cinco anos, foi assinado pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, e pelo diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), Eduardo Davyt, representando o Conselho de Educação Técnico Profissional (CETP). Com isso, estudantes e servidores de instituições de ensino dos dois países terão acesso a atividades, cursos, programas e projetos que favoreçam o intercâmbio técnico-científico e o desenvolvimento acadêmico.

De acordo com os debates estabelecidos durante a missão, as ações iniciais serão focadas na formação de professores, no ensino de idiomas e na consolidação de institutos na fronteira. Um grupo de trabalho irá coordenar a concepção, execução, monitoramento e avaliação das ações. As primeiras iniciativas serão implementadas já no primeiro semestre de 2014.

Política – A partir da definição de potenciais parceiros, a realização de missões a outros países é uma das linhas estratégicas definidas pelo Conif para ampliar a cooperação entre instituições de educação profissional e tecnológica brasileiras e estrangeiras. Além do Uruguai, atualmente o Conif possui parcerias consolidadas com mais seis países: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Irlanda e Portugal.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação Conif.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 18 de novembro de 2013, às 11:21 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: