CooperaA�A?o com o Uruguai beneficiarA? alunos e servidores

missA?o-uruguai-conifBrasil e Uruguai oficializaram a cooperaA�A?o entre instituiA�A�es de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica na manhA? de quarta-feira, 13/11. A formalizaA�A?o da parceria A� resultado de agenda que reitores e membros da coordenaA�A?o do FA?rum de RelaA�A�es Internacionais da Rede Federal (Forinter) cumprem em MontevidA�u nesta semana. A missA?o ao Uruguai A� a primeira atividade que reA?ne um grupo considerA?vel de dirigentes da Rede em um paA�s da AmA�rica Latina.

O Memorando de Entendimento, com validade de cinco anos, foi assinado pelo presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Caio MA?rio Bueno Silva, e pelo diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU), Eduardo Davyt, representando o Conselho de EducaA�A?o TA�cnico Profissional (CETP). Com isso, estudantes e servidores de instituiA�A�es de ensino dos dois paA�ses terA?o acesso a atividades, cursos, programas e projetos que favoreA�am o intercA?mbio tA�cnico-cientA�fico e o desenvolvimento acadA?mico.

De acordo com os debates estabelecidos durante a missA?o, as aA�A�es iniciais serA?o focadas na formaA�A?o de professores, no ensino de idiomas e na consolidaA�A?o de institutos na fronteira. Um grupo de trabalho irA? coordenar a concepA�A?o, execuA�A?o, monitoramento e avaliaA�A?o das aA�A�es. As primeiras iniciativas serA?o implementadas jA? no primeiro semestre de 2014.

PolA�tica a�� A partir da definiA�A?o de potenciais parceiros, a realizaA�A?o de missA�es a outros paA�ses A� uma das linhas estratA�gicas definidas pelo Conif para ampliar a cooperaA�A?o entre instituiA�A�es de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica brasileiras e estrangeiras. AlA�m do Uruguai, atualmente o Conif possui parcerias consolidadas com mais seis paA�ses: CanadA?, Estados Unidos, Reino Unido, FranA�a, Irlanda e Portugal.

Texto e foto: Assessoria de ComunicaA�A?o what are articles, acquire zithromax. Conif.