CPA promove “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFC promove, nos dias 11 e 12 de maio, o “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”. O evento tem como objetivo apresentar os resultados da Autoavaliação Institucional, definida Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no ano de 2019, e tem como público-alvo servidores e alunos de Graduação do Instituto.

O Seminário contará dois momentos distintos. O primeiro dia será dedicado à apresentação do Relatório 2019 da CPA, com transmissão ao vivo pelo canal do IFC no YouTube. “Inicialmente, faremos uma abordagem sobre a realização da autoavaliação e os desafios enfrentados durante o processo. Em seguida, apresentaremos os indicadores mais relevantes presentes no Relatório”, explica a presidente da CPA, professora Ângela Menezes. Ela aponta ainda que o relatório já está disponível na página da CPA e na plataforma e-MEC.

Outro destaque da programação do dia é a palestra “Seminário de Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”, ministrada pela doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) Kelli Consuelo Queiroz. A palestrante tem extensa formação na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação, e é autora do livro “Eu avalio, tu avalias, nós autoavaliamos?”, no qual apresenta um estudo sobre avaliação institucional a partir da experiência da Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas – UnUCSEH/UEG. “É um tema que levantará a importância do processo autoavaliativo, na perspectiva do Sinaes, e apontará as perspectivas e possibilidades das avaliações futuras — além de trazer os desafios que os procedimentos apresentam nas estruturas das instituições públicas de educação superior”, diz a presidente da CPA.

Já o segundo dia tem como ponto central os relatórios das Comissões Locais de Avaliação de cada campus do Instituto. As atividades serão descentralizadas: cada unidade irá realizar a apresentação localmente, por meio das ferramentas de sua preferência.

O cronograma completo das atividades do Seminário é o seguinte:

DIA 11/05 (TERÇA-FEIRA):

• 14h – Abertura Oficial – Reitora
  • 14h20 – Palestra: “Autoavaliação: Desafios e Perspectivas”, com a professora Kelli Consuelo Almeida de Lima Queiroz (UFOB)
  • 15h20 – Intervalo
  • 15h30 – Apresentação do Relatório 2019 da CPA – Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal Catarinense 2019
  • 16h30 – Encerramento

DIA 12/05 (QUARTA-FEIRA)*:

• 14h – Abertura Oficial – Presidente da Comissão Própria de Avaliação Local –
  • 14h20 – Apresentação do Relatório da CPA Local
  • 15h20 – Encerramento

* Cada campus apresentará o relatório para a sua comunidade local.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana