Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Curso de extensão resulta em 18 trabalhos aprovados para a FICE

FIC-luzerna1Luzerna realizou o encerramento do curso Elaboração de Texto Científico na Ciência Aplicada, ofertado, na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), pelo IFC Luzerna e ministrado pelo professor Illyushin Zaak Saraiva. Cerca de 25 alunos concluíram o curso. Como fruto dos trabalhos, 18 artigos científicos foram submetidos e aprovados para participar da Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), que acontece nos meses de agosto e setembro no IFC de Camboriú. Confira a lista ao final da matéria.

“O curso teve por objetivo principal fornecer elementos teóricos e metodológicos para construir os conhecimentos que os capacitem à produção de textos científicos em ciências aplicadas”, explica o professor Illyushin.

“Os alunos foram capacitados à organização e programação de estudos acadêmicos necessários à produção da ciência; tiveram contato com a escrita de textos acadêmicos de diversos formatos, de modo a construir tal competência através da experimentação e acúmulo empírico. Por resultados, esperamos que os alunos tenham a capacidade de efetuar, de forma autônoma, atividades típicas da produção de textos científicos; a identificação de temas de interesse e relevância; a correta seleção de alternativas de coleta de dados; a opção mais adequada à metodologia de análise dos dados obtidos; e a redação e a conformação do texto final para publicação”, destaca o docente.

Vania Feltrim foi uma das alunas do curso de extensão. Moradora de Herval d’Oeste, ela atua como técnica em processos administrativos e cursa a faculdade de Direito. “Achei o curso excelente, muito bem elaborado e produtivo. As aulas foram ministradas de forma clara e objetiva. O conteúdo repassado foi essencial para aumentar nosso conhecimento e fundamental para elaborarmos artigos e textos coerentes com qualidade e de forma correta”, comenta Vania. “Fiquei sabendo da inscrição deste curso através da rádio. Participar desta capacitação foi importante para melhorar meu desempenho nas atividades relacionadas ao meu trabalho e também nas minhas atividades acadêmicas. Aprimorou minha capacidade para escrever, elaborar textos e artigos, bem como interpretá-los da forma correta”, destaca.

O aluno Matheus Lacerda também afirma ter gostado do curso. “Já tive vários professores de metodologia, que, em sua maioria, perdiam tempo ensinando normas de formatação da ABNT. Mas a proposta do professor Illyushin é única: além da teoria científica sobre divulgação de trabalhos acadêmicos, ele nos mostrou na prática como é relativamente simples escrever um texto claro, curto e bem feito sobre nossas pesquisas realizadas aqui no campus”, diz Matheus.

De acordo com o professor Illyushin, uma das etapas do aprendizado foi justamente sobre como encontrar revistas ou congressos científicos em que fosse possível divulgar os trabalhos. “Os alunos rapidamente tomaram conhecimento da FICE, um evento multidisciplinar aberto para qualquer pesquisador, sendo, por isso, uma oportunidade ideal”, fala o professor.

O evento ocorrerá no dia 3 de agosto, no IFC Campus Camboriú, ao mesmo tempo em que acontece a 34ª edição do Seminário Sul Brasileiro de Extensão Universitária (SEURS). “O IFC Luzerna vai brilhar no evento”, afirma o coordenador de Extensão do IFC Luzerna, Roberto Rodrigues. “Além dos 18 trabalhos já citados, também teremos uma oficina de Robótica Pedagógica Lego, conduzida por alunos de Luzerna; e uma apresentação oral sobre o mesmo assunto no SEURS – ambos coordenados pelo professor Illyushin.”.

O coordenador afirma que a procura por uma segunda etapa do curso está grande. “Estamos nos organizando para tentar, quem sabe, oferecer o nível 2 deste curso, mais aprofundado, para aqueles que já conseguem escrever textos científicos, mas ainda têm alguma dificuldade”, afirma.

Lista dos trabalhos do IFC Luzerna aceitos para a FICE

“O PROGRAMA FEDERAL CIDADES DIGITAIS E A EXTENSÃO TECNOLÓGICA: História de uma parceria bem sucedida no IFC Campus Luzerna”, de Jeferson Magnaguano.

“REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL NOS PÁTIOS DOS CENTROS DE REMOÇÃO E DEPÓSITO (CRDs) – LEGISLAÇÃO”, de Guillermo Ney Caprario.

“UMA AVALIAÇÃO À LUZ DA NORMA NBCT15: Divulgação de Relatórios de Sustentabilidade do Setor de Papel e Celulose”, de Igor Regalin.

“MODELO PARA IDENTIFICAÇÃO DE DESPERDÍCIOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO POR ARRANJO FÍSICO FUNCIONAL DE PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO METALMECÂNICO”, de Mateus Zang.

“DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A APLICAÇÃO DE CONTROLADORES EM PLANTAS REAIS UTILIZANDO ARDUINO® E MATLAB®”, de Paulo Ferigollo.

“CÁLCULO DO COEFICIENTE ANGULAR DE UMA RETA UTILIZANDO VISÃO COMPUTACIONAL”, de Hikari Okatani.

“DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESPECIFICAÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS: Uso didático do VBA Excel®”, de Darlan Klotz, Matheus Guesser e Clecio Jung.

“USO PRÁTICO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS: Determinação de parâmetros no modelo senoidal para o índice de irradiação solar em Campos Novos – SC”, de Muana Biava.

“VEÍCULO SOBRE RODAS COM BASE EM MÓDULO AUTO EQUILIBRANTE: Protótipo de veículo motorizado utilizando a lógica do pêndulo invertido e microcontrolado a partir da plataforma Arduino”, de Matheus Lacerda.

“UM ESTUDO SOBRE A MECÂNICA DA FRATURA DO ALUMÍNIO Al7075 E AISI8620: Determinando a curva da/dN”, de Diânefer M. Datsch.

“EFICIÊNCIA NA GESTÃO ESTÁGIOS: Ferramenta para gestão e acompanhamento de estagiários do IFC-Campus Luzerna”, de Roberto C. Rodrigues.

“UM OLHAR SOBRE SI MESMO: A Proteção Constitucional das Pessoas com Deficiência e sua Inclusão Social pelo Viés de Paratletas do Meio Oeste Catarinense”, de Adriane Signori.

“METROLOGIA NA ÁREA MÉDICA”, de Hantony Matheus Zimmermann.

“ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS OCUPACIONAIS: Conceitos gerais e formas de prevenção”, de Vania Feltrim.

“EXTENSÃO TECNOLÓGICA E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: O Projeto de Extensão Eu e Minhas Escolhas do IFC Campus Luzerna”, de Jane Carla Burin.

“DESENVOLVIMENTO DE UM AUTOAMOSTRADOR PARA FIA – FLOW INJECTION ANALISYS”, de Luiz Guilherme de Menezes.

“PLATAFORMA DE DEAMBULAÇÃO PARA ESTUDO DE SISTEMAS FÍSICOS CIBERNÉTICOS AUXILIADO POR MICROCONTROLADOR”, de Luan Cizeski de Lorenzi.

“EXTENSÃO, DIREITOS HUMANOS E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Campanha de proteção contra o frio para pessoas em situação de vulnerabilidade na região de Luzerna”, de Jéssica Peretti.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de julho de 2016, às 18:12 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: