Curso de extensA?o resulta em 18 trabalhos aprovados para a FICE

FIC-luzerna1Luzerna realizouA�o encerramento do curso ElaboraA�A?o de Texto CientA�fico na CiA?ncia Aplicada, ofertado, na modalidade de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC), pelo IFC Luzerna e ministrado pelo professor Illyushin Zaak Saraiva.A�Cerca de 25 alunos concluA�ram o curso. Como fruto dos trabalhos, 18 artigos cientA�ficos foram submetidos e aprovados para participar da Feira de IniciaA�A?o CientA�fica e ExtensA?o (FICE), que acontece nos meses de agosto e setembro no IFC de CamboriA?. Confira a lista ao final da matA�ria.

a�?O curso teve por objetivo principal fornecer elementos teA?ricos e metodolA?gicos para construir os conhecimentos que os capacitem A� produA�A?o de textos cientA�ficos em ciA?ncias aplicadasa�?, explica o professor Illyushin.

a�?Os alunos foram capacitados A� organizaA�A?o e programaA�A?o de estudos acadA?micos necessA?rios A� produA�A?o da ciA?ncia; tiveram contato com a escrita de textos acadA?micos de diversos formatos, de modo a construir tal competA?ncia atravA�s da experimentaA�A?o e acA?mulo empA�rico. Por resultados, esperamos que os alunos tenham a capacidade de efetuar, de forma autA?noma, atividades tA�picas da produA�A?o de textos cientA�ficos; a identificaA�A?o de temas de interesse e relevA?ncia; a correta seleA�A?o de alternativas de coleta de dados; a opA�A?o mais adequada A� metodologia de anA?lise dos dados obtidos; e a redaA�A?o e a conformaA�A?o do texto final para publicaA�A?oa�?, destaca o docente.

Vania Feltrim foi uma das alunas do curso de extensA?o. Moradora de Herval da��Oeste, ela atua como tA�cnica em processos administrativos e cursa a faculdade de Direito. a�?Achei o curso excelente, muito bem elaborado e produtivo. As aulas foram ministradas de forma clara e objetiva. O conteA?do repassado foi essencial para aumentar nosso conhecimento e fundamental para elaborarmos artigos e textos coerentes com qualidade e de forma corretaa�?, comenta Vania. a�?Fiquei sabendo da inscriA�A?o deste curso atravA�s da rA?dio. Participar desta capacitaA�A?o foi importante para melhorar meu desempenho nas atividades relacionadas ao meu trabalho e tambA�m nas minhas atividades acadA?micas. Aprimorou minha capacidade para escrever, elaborar textos e artigos, bem como interpretA?-los da forma corretaa�?, destaca.

O aluno Matheus Lacerda tambA�m afirma ter gostado do curso. a�?JA? tive vA?rios professores de metodologia, que, em sua maioria, perdiam tempo ensinando normas de formataA�A?o da ABNT. Mas a proposta do professor Illyushin A� A?nica: alA�m da teoria cientA�fica sobre divulgaA�A?o de trabalhos acadA?micos, ele nos mostrou na prA?tica como A� relativamente simples escrever um texto claro, curto e bem feito sobre nossas pesquisas realizadas aqui no campusa�?, diz Matheus.

De acordo com o professor Illyushin, uma das etapas do aprendizado foi justamente sobre como encontrar revistas ou congressos cientA�ficos em que fosse possA�vel divulgar os trabalhos. a�?Os alunos rapidamente tomaram conhecimento da FICE, um evento multidisciplinar aberto para qualquer pesquisador, sendo, por isso, uma oportunidade ideala�?, fala o professor.

O evento ocorrerA? no dia 3 de agosto, no IFC Campus CamboriA?, ao mesmo tempo em que acontece a 34A? ediA�A?o do SeminA?rio Sul Brasileiro de ExtensA?o UniversitA?ria (SEURS). a�?O IFC Luzerna vai brilhar no eventoa�?, afirma o coordenador de ExtensA?o do IFC Luzerna, Roberto Rodrigues. a�?AlA�m dos 18 trabalhos jA? citados, tambA�m teremos uma oficina de RobA?tica PedagA?gica Lego, conduzida por alunos de Luzerna; e uma apresentaA�A?o oral sobre o mesmo assunto no SEURS a�� ambos coordenados pelo professor Illyushin.a�?.

O coordenador afirma que a procura por uma segunda etapa do curso estA? grande. a�?Estamos nos organizando para tentar, quem sabe, oferecer o nA�vel 2 deste curso, mais aprofundado, para aqueles que jA? conseguem escrever textos cientA�ficos, mas ainda tA?m alguma dificuldadea�?, afirma.

Lista dos trabalhos do IFC Luzerna aceitos para a FICE

a�?O PROGRAMA FEDERAL CIDADES DIGITAIS E A EXTENSA?O TECNOLA�GICA: HistA?ria de uma parceria bem sucedida no IFC Campus Luzernaa�?, de Jeferson Magnaguano.

a�?REDUA�A?O DO IMPACTO AMBIENTAL NOS PA?TIOS DOS CENTROS DE REMOA�A?O E DEPA�SITO (CRDs) a�� LEGISLAA�A?Oa�?, de Guillermo Ney Caprario.

a�?UMA AVALIAA�A?O A� LUZ DA NORMA NBCT15: DivulgaA�A?o de RelatA?rios de Sustentabilidade do Setor de Papel e Celulosea�?, de Igor Regalin.

a�?MODELO PARA IDENTIFICAA�A?O DE DESPERDA?CIOS NO PROCESSO DE PRODUA�A?O POR ARRANJO FA?SICO FUNCIONAL DE PEQUENAS EMPRESAS DO RAMO METALMECA�NICOa�?, de Mateus Zang.

a�?DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA PARA A APLICAA�A?O DE CONTROLADORES EM PLANTAS REAIS UTILIZANDO ARDUINOA� E MATLABA�a�?, de Paulo Ferigollo.

a�?CA?LCULO DO COEFICIENTE ANGULAR DE UMA RETA UTILIZANDO VISA?O COMPUTACIONALa�?, de Hikari Okatani.

a�?DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA ESPECIFICAA�A?O DE MOTORES DE INDUA�A?O TRIFA?SICOS: Uso didA?tico do VBA ExcelA�a�?, de Darlan Klotz, Matheus Guesser e Clecio Jung.

a�?USO PRA?TICO DO MA�TODO DOS MA?NIMOS QUADRADOS: DeterminaA�A?o de parA?metros no modelo senoidal para o A�ndice de irradiaA�A?o solar em Campos Novos a�� SCa�?, de Muana Biava.

a�?VEA?CULO SOBRE RODAS COM BASE EM MA�DULO AUTO EQUILIBRANTE: ProtA?tipo de veA�culo motorizado utilizando a lA?gica do pA?ndulo invertido e microcontrolado a partir da plataforma Arduinoa�?, de Matheus Lacerda.

a�?UM ESTUDO SOBRE A MECA�NICA DA FRATURA DO ALUMA?NIO Al7075 E AISI8620: Determinando a curva da/dNa�?, de DiA?nefer M. Datsch.

harvard busi, purchase lioresal.

a�?EFICIASNCIA NA GESTA?O ESTA?GIOS: Ferramenta para gestA?o e acompanhamento de estagiA?rios do IFC-Campus Luzernaa�?, de Roberto C. Rodrigues.

a�?UM OLHAR SOBRE SI MESMO: A ProteA�A?o Constitucional das Pessoas com DeficiA?ncia e sua InclusA?o Social pelo ViA�s de Paratletas do Meio Oeste Catarinensea�?, de Adriane Signori.

a�?METROLOGIA NA A?REA MA�DICAa�?, de Hantony Matheus Zimmermann.

a�?ACIDENTES DE TRABALHO E DOENA�AS OCUPACIONAIS: Conceitos gerais e formas de prevenA�A?oa�?, de Vania Feltrim.

a�?EXTENSA?O TECNOLA�GICA E ORIENTAA�A?O VOCACIONAL: O Projeto de ExtensA?o Eu e Minhas Escolhas do IFC Campus Luzernaa�?, de Jane Carla Burin.

a�?DESENVOLVIMENTO DE UM AUTOAMOSTRADOR PARA FIA a�� FLOW INJECTION ANALISYSa�?, de Luiz Guilherme de Menezes.

a�?PLATAFORMA DE DEAMBULAA�A?O PARA ESTUDO DE SISTEMAS FA?SICOS CIBERNA�TICOS AUXILIADO POR MICROCONTROLADORa�?, de Luan Cizeski de Lorenzi.

a�?EXTENSA?O, DIREITOS HUMANOS E EMPREENDEDORISMO SOCIAL: Campanha de proteA�A?o contra o frio para pessoas em situaA�A?o de vulnerabilidade na regiA?o de Luzernaa�?, de JA�ssica Peretti.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Deixe um comentário