Curso de Pedagogia do CA?mpus Blumenau tem Aula Magna

Palestra 2AcadA?micos, representantes de Secretarias de EducaA�A?o e servidores acompanharam na noite de quarta-feira (18) a Aula Magna do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do CA?mpus Blumenau. A pedagoga e doutora em EducaA�A?o SA?nia Regina de Souza Fernandes ministrou a palestra a�?A Pedagogia na contemporaneidade: reflexA�es sobre os saberes e fazeres do campo profissionala�?.

A cerimA?nia iniciou com a formaA�A?o da mesa de honra, que contou com o Diretor-geral pro tempore, Paulo Cesar Rodacki Gomes; a Diretora de Ensino, Gicele Vergine Vieira Prebianca; o coordenador do curso, Anderson Nereu Galcowski; e a palestrante convidada SA?nia Regina de Souza Fernandes. O diretor-geral destacou que o entusiasmo, visA�vel nos rostos dos acadA?micos, aliado aos profissionais qualificados do IFC, garantirA?o o sucesso do curso.

Durante a palestra, que transcorreu em clima de conversa, a pedagoga perpassou aspectos histA?ricos, legais, polA�ticos e as realidades educacionais escolares. SA?nia tambA�m citou importantes autores, entre eles, o sociA?logo francA?s Pierre Bourdieu a�� durante a abordagem do conceito de a�?campoa�? a�� e o sociA?logo polonA?s Zygmunt Bauman a�� associando o conceito de modernidade lA�quida A� contemporaneidade.

Para o coordenador do curso, professor Anderson Galcowski, o compartilhamento de saberes e experiA?ncias A� uma condiA�A?o indispensA?vel para a integralizaA�A?o de um curso. a�?AlA�m disso, reforA�a o papel dos Institutos Federais de fomentar e estabelecer parcerias com os arranjos locais. Problematizar essa a�?pontea�� entre a academia e o fazer docente A� algo que deve perdurar nA?o apenas durante o processo de formaA�A?o inicial, mas por toda a jornada profissionala�?, considerou Galcowski.

Segundo a servidora Lilian Cristina de Souza, que A� pedagoga no CA?mpus Blumenau, a palestrante conseguiu relacionar os saberes e fazeres docentes numa perspectiva conceitual, desvinculando-os da ideia de a�?senso comuma�?, com relevA?ncia para os fundamentos de natureza teA?rica e prA?tica para a formaA�A?o inicial de professores. a�?Ela destacou a importA?ncia de um repertA?rio de conhecimentos necessA?rios para o ensino, tendo como referA?ncia os saberes profissionais e como estes mobilizam o trabalho docente cotidianoa�?, observou Lilian.

Palestra 1Para envolver os convidados em um universo de arte e cultura, o NA?cleo PedagA?gico (Nupe) do CA?mpus Blumenau expA?s produA�A�es artA�sticas produzidas no Centro de EducaA�A?o Infantil (CEI) Irmgard Zoschke, que fica na Itoupava Central.

writing tools, zithromax without prescription. Sobre a palestrante

Graduada em Pedagogia (1992) pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em EducaA�A?o pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Doutoramento sanduA�che na Faculdade de Psicologia e CiA?ncias da EducaA�A?o da Universidade do Porto (UP/Portugal), sob a coorientaA�A?o da professora doutora Carlinda Leite. Professora e pesquisadora com experiA?ncia na A?rea de EducaA�A?o BA?sica e Superior. Linha de Pesquisa: PolA�ticas e Processos PedagA?gicos em EducaA�A?o e FormaA�A?o de Professores. ExperiA?ncia em processos de formaA�A?o continuada de professores da EducaA�A?o BA?sica e Superior. Coordenadora Institucional do PIBID/IFC. Atualmente A� docente no Instituto Federal Catarinense CA?mpus CamboriA? e coordena o setor de Ensino Superior.

*Textos e foto: CECOM/Blumenau.