Curso de Pedagogia do Câmpus Blumenau tem Aula Magna

Palestra 2Acadêmicos, representantes de Secretarias de Educação e servidores acompanharam na noite de quarta-feira (18) a Aula Magna do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Blumenau. A pedagoga e doutora em Educação Sônia Regina de Souza Fernandes ministrou a palestra “A Pedagogia na contemporaneidade: reflexões sobre os saberes e fazeres do campo profissional”.

A cerimônia iniciou com a formação da mesa de honra, que contou com o Diretor-geral pro tempore, Paulo Cesar Rodacki Gomes; a Diretora de Ensino, Gicele Vergine Vieira Prebianca; o coordenador do curso, Anderson Nereu Galcowski; e a palestrante convidada Sônia Regina de Souza Fernandes. O diretor-geral destacou que o entusiasmo, visível nos rostos dos acadêmicos, aliado aos profissionais qualificados do IFC, garantirão o sucesso do curso.

Durante a palestra, que transcorreu em clima de conversa, a pedagoga perpassou aspectos históricos, legais, políticos e as realidades educacionais escolares. Sônia também citou importantes autores, entre eles, o sociólogo francês Pierre Bourdieu — durante a abordagem do conceito de “campo” — e o sociólogo polonês Zygmunt Bauman — associando o conceito de modernidade líquida à contemporaneidade.

Para o coordenador do curso, professor Anderson Galcowski, o compartilhamento de saberes e experiências é uma condição indispensável para a integralização de um curso. “Além disso, reforça o papel dos Institutos Federais de fomentar e estabelecer parcerias com os arranjos locais. Problematizar essa ‘ponte’ entre a academia e o fazer docente é algo que deve perdurar não apenas durante o processo de formação inicial, mas por toda a jornada profissional”, considerou Galcowski.

Segundo a servidora Lilian Cristina de Souza, que é pedagoga no Câmpus Blumenau, a palestrante conseguiu relacionar os saberes e fazeres docentes numa perspectiva conceitual, desvinculando-os da ideia de “senso comum”, com relevância para os fundamentos de natureza teórica e prática para a formação inicial de professores. “Ela destacou a importância de um repertório de conhecimentos necessários para o ensino, tendo como referência os saberes profissionais e como estes mobilizam o trabalho docente cotidiano”, observou Lilian.

Palestra 1Para envolver os convidados em um universo de arte e cultura, o Núcleo Pedagógico (Nupe) do Câmpus Blumenau expôs produções artísticas produzidas no Centro de Educação Infantil (CEI) Irmgard Zoschke, que fica na Itoupava Central.

Sobre a palestrante

Graduada em Pedagogia (1992) pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC/SC). Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Doutoramento sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP/Portugal), sob a coorientação da professora doutora Carlinda Leite. Professora e pesquisadora com experiência na área de Educação Básica e Superior. Linha de Pesquisa: Políticas e Processos Pedagógicos em Educação e Formação de Professores. Experiência em processos de formação continuada de professores da Educação Básica e Superior. Coordenadora Institucional do PIBID/IFC. Atualmente é docente no Instituto Federal Catarinense Câmpus Camboriú e coordena o setor de Ensino Superior.

*Textos e foto: CECOM/Blumenau.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 24 de março de 2015, às 19:44 por Nicole Trevisol.