Delegação do IFC conquista 13 medalhas na etapa nacional dos JIFs

A delegação do IFC conquistou 13 medalhas na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), realizada de 19 a 21 de outubro em Fortaleza-CE. Os 11 atletas participaram da competição, com estudantes de outros 34 Institutos de todo o país, e obtiveram, em categorias de atletismo e xadrez, 4 medalhas de ouro, 6 de prata e 3 de bronze (confira o quadro classificatório total no final desta matéria).

Alguns dos alunos do IFC também estabeleceram novos recordes no evento: Wesley Victor Lohman, no lançamento de disco, com a marca de 49,83m; e Erika Borsoi, Marina Fantin, Natália Regina Coldebella Ferreira e Stefanie Cechin no revezamento 4×100 metros feminino, com o tempo de 52.53.

Para uma das medalhistas de ouro dos 4×100 – e prata no salto em distância -, Natália Coldebella, estudante do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Concórdia, foi uma alegria ver o esforço da equipe recompensado – ainda mais após problemas na fase Sul dos Jogos. “No ano passado, nós já estávamos igualando o antigo recorde nos treinos, mas erramos uma passagem de bastão na fase Sul e ficamos com o segundo lugar. Então focamos bastante nos treinos, preparamos nosso psicológico e chegamos a esse primeiro lugar”, diz. “Quanto à prata no salto em distância, fico feliz e triste ao mesmo tempo, pois não consegui fazer minha melhor marca… mas o importante foi não baixar a cabeça e seguir, já que tinha o revezamento depois”.

A intenção da atleta agora é se superar nos JIFs do ano que vem. “Pretendo ir com tudo, pois será meu último ano. passei por alguns problemas no joelho em 2018; até uma semana antes dos jogos, já não fazia os saltos, para não ter nenhum incômodo. Mas, até as próximas competições, estarei cem por cento!”.

Wesley Lohmann, aluno de Engenharia de Alimentos do Campus Concórdia, é outro representante do IFC que obteve medalha de ouro nos JIFs. O atleta estabeleceu o novo recorde da competição no lançamento de disco: 49,83m – além de conseguir uma medalha de prata no arremesso de peso. “Foi um prazer competir novamente nos JIFs e, além de vencer, poder bater o recorde”, diz Lohmann, que tinha ficado em quarto na modalidade no ano passado (além de também garantir o segundo lugar no arremesso de peso). “Minha preparação para os jogos foi forte, treinava todos os dias – até porque, além de competir pelo IFC, também represento a cidade de Concórdia. Pretendo agora me preparar para participar dos JIFs no ano que vem”, explica.

Outra das campeãs dos JIFs pelo IFC, a enxadrista Nathalia Crestani, aluna do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Fraiburgo, conta que está muito feliz e grata por ter participado da etapa nacional dos Jogos – e mais ainda pelos resultados: ouro no torneio de equipes e prata no individual. “Estou no terceiro ano do ensino médio. Participei nos anos anteriores e, em 2018, consegui passar para o Nacional junto com a equipe. Só tenho a agradecer por essa oportunidade… fechamos com chave de ouro, literalmente”. Ela explica que seus treinos para os JIFs incluíram jogos em casa, pela internet, e também aulas com um professor de xadrez. “Foi uma preparação mais básica, para não atrapalhar os estudos. Mas deu tudo certo.”.

As duas estudantes ressaltam a importância do esporte em suas vidas . “Eu devo muito à atividade esportiva”, conta Natália Coldebella, do atletismo. “Ela me ajudou muito; eu tenho problemas cardíacos e, desde a infância, a prática foi o melhor remédio. E, além da questão saúde, o esporte contribui muito na nossa formação como pessoas; é uma escola em que você aprende fazendo”. Nathalia Crestani, do xadrez, reforça essa ideia: “Acho que o esporte sempre traz algo positivo para a vida dos estudantes. Ajuda nas relações interpessoais e na intrapessoal, independentemente da modalidade que se pratica”. Wesley Lohmann ressalta outro aspecto dessa importância: “Ser atleta influencia nossa conduta enquanto cidadãos também porque acabamos nos tornando um exemplo para os outros estudantes”, afirma.

A chefe da Delegação do IFC nos JIFs, professora Ângela Maria Crotti, do Campus Videira, afirma que estar à frente de uma equipe de alunos tão dedicados foi gratificante. “Fomos uma delegação pequena em comparação com as outras e, mesmo assim, conseguimos ótimos resultados, pois todos os 11 atletas voltaram pra casa com alguma medalha. O evento foi muito bem organizado e proporcionou-nos uma grande experiência. Gostaria de parabenizar alunos e agradecer à instituição e à dedicação dos estudantes, que fizeram muito bonito nos Jogos, e também dos professores que os acompanharam”, diz, referindo-se aos docentes Deivis Frainer, que acompanhou a equipe de Xadrez, e Jerson Isoton e Antonio Carlos Espit, responsáveis pela de Atletismo.

O quadro classificatório dos atletas do IFC nos JIFs é o seguinte:

OURO:

  •  1º Lugar Xadrez Feminino Equipe: Nathalia Recalcati Crestani, Maria Eduarda Gomes, Ana Laura Dahmer De Andrade, Eduarda Neuenfeld.
  •  1º Lugar 4 x 100 metros Feminino: Erika Borsoi; Marina Fantin; Natalia Regina Coldebella Ferreira; Stefanie Cechin (com a marca de 52.53, a equipe campeã estabeleceu o novo recorde para competição).
  • 1º Lugar Lançamento de disco: Wesley Victor Lohmann (sua marca de 49,83 m passou a ser o novo recorde da competição).
  • 1º Lugar no Grand Prix de Xadrez Feminino (no qual são somados os resultados coletivos e individuais).

PRATA:

  • 2º Lugar 1.500 metros rasos masculino: Matheus Jordão Sabadin Presotto.
  • 2º Lugar Arremesso do Peso Masculino: Wesley Victor Lohmann.
  • 2º Lugar Xadrez Individual Feminino: Nathalia Recalcati Crestani.
  • 2º Lugar Salto em Distância Feminino: Natalia Regina Coldebella Ferreira.
  • 2º Lugar 4 x 400 metros Feminino: Açucena Frasnelli Broch; Marina Fantin; Natalia Regina Coldebella Ferreira; Stefanie Cechin.
  • 2º Lugar geral no atletismo feminino em equipes.

BRONZE:

  • 3º Lugar Xadrez Individual Feminino: Maria Eduarda Gomes.
  • 3º Lugar 100m rasos Feminino: Stefanie Cechin.
  • 3º Lugar 5.000 metros rasos Masculino: Matheus Jordão Sabadin Presotto.

DEMAIS CLASSIFICAÇÕES:

  • 4º lugar 200m Feminino: Stephanie Cechin.
  • 4º lugar 400 metros Feminino: Marina Fantin.
  • 4º lugar Salto triplo feminino: Natalia Regina Coldebella Ferreira.
  • 4º lugar Xadrez Individual Feminino: Ana Laura Dahmer De Andrade.
  • 7º lugar 100m rasos Feminino: Marina Fantin.
  • 8º lugar Salto em Altura Feminino: Açucena Frasnelli Broch.
  • 9º lugar Salto triplo feminino: Erika Borsoi.
  • 9º lugar Salto em Distância Feminino: Erika Borsoi.
  • 10º lugar Lançamento do Dardo Feminino: Açucena Frasnelli Broch.
  • 10º lugar Xadrez Individual Feminino: Eduarda Neuenfeld.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Fotos: Delegação do IFC nos JIFs