Desporto de OrientaA�A?o A� tema de curso no IFC Fraiburgo

desporto-orientacao (7)VocA? jA? imaginou praticando uma modalidade esportiva que envolva todas as faixas etA?rias, todos os biotipos, em que vocA? aprende sobre tA�cnicas e estratA�gias praticando e que pode ser adaptada para territA?rios urbanos ou rurais?

A prA?tica desportiva de orientaA�A?o pode ser comparada a uma competiA�A?o de caA�a ao tesouro, em que os praticantes utilizam de mapas e bA?ssola para encontrar pistas, chamadas de prismas, que desvendam os prA?ximos passos da equipe. A modalidade foi trazida para o Brasil em 1949 quando o diretor da DivisA?o de Esportes do MinistA�rio da EducaA�A?o e SaA?de foi A� SuA�cia e presenciou uma competiA�A?o de orientaA�A?o. De lA? para cA? a atividade tem ganhado cada vez mais adeptos, que vA?o desde crianA�as atA� idosos e envolve categorias pedestre, bicicleta e pessoas com necessidades especA�ficas.

OUA�A O A?UDIO DA REPORTAGEM ABAIXO.

Facilmente adaptA?vel para o ambiente escolar, o Desporto de OrientaA�A?o envolve nA?o somente a A?rea de EducaA�A?o FA�sica, mas tambA�m geografia, biologia, histA?ria, matemA?tica, psicologia, estratA�gia, entre outras. Pensando nisso, o IFC short articles, acquire dapoxetine. Campus Fraiburgo, por meio do professor de EducaA�A?o FA�sica Vladimir Schuindt da Silva, em conjunto com a ConfederaA�A?o Brasileira de OrientaA�A?o (CBO), atravA�s do instrutor e tenente Ademar Roque Hippler Ruwer, promovem nos dias 25 e 26 de abril, no IFC Fraiburgo, o curso de Corrida de OrientaA�A?o.

Com carga horA?ria de 24 horas, o curso estA? dividido em atividades teA?ricas e prA?ticas e visa proporcionar aos professores do IFC, professores da Rede Federal da RegiA?o Sul, estudantes e comunidade a oportunidade de aprender mais sobre a prA?tica desportiva e, principalmente, incorporar a mesma nos ambientes escolares.

desporto-orientacao (10)Segundo Vladimir, a atividade pode ser incluA�da e adaptada ao contexto escolar. a�?Com o curso vamos proporcionar que os profissionais conheA�am essa modalidade e faA�am uso dela como ferramenta didA?tico-pedagA?gica nos nossos campi. Ainda, a atividade pode ser facilmente implementada no contexto das nossas unidades ao aproveitarmos as caraterA�sticas naturais dos locaisa�?, explica o professor.

Os participantes conhecerA?o, no primeiro dia, sobre os aspectos histA?ricos do esporte, sua estrutura, tA�cnicas (envolve sA�mbolos, mapa e terreno), cA?digos, tA�cnicas para a prA?tica do esporte. No segundo dia serA?o abordados aspectos prA?ticos guiados envolvendo o mapa e o terreno. Ainda, estA? programada a atividade acompanhada em que grupos aplicarA?o as tA�cnicas do desporto de orientaA�A?o e um desafio conjunto entre os participantes para colocar em prA?tica o esporte.

a�?Podemos dizer que 60% do desporto de orientaA�A?o A� cognitivo e 40% A� fA�sico. A� um dos esportes mais completos porque abrange vA?rias A?reas do conhecimento, trata da interdisciplinaridade e promove a prA?tica desportiva. AlA�m disso, estamos falando de uma modalidade que A� altamente inclusiva e adaptA?vel as mais diversas realidades geogrA?ficas. EstA? em harmonia com a natureza, envolve desenvolvimento fA�sico e mental, A� para todos, possui exercA�cios fA�sicos completos e promove a ajuda mA?tua entre os praticantesa�?, explica o instrutor Ademar.

Disciplina, planejamento, condicionamento fA�sico, recreaA�A?o, estratA�gia e contato com a natureza sA?o alguns dos benefA�cios que a prA?tica do desporto de orientaA�A?o pode proporcionar. Saiba mais sobre o esporte em https://www.cbo.org.br/

INSCRIA�A�ES

As inscriA�A�es podem ser feitas atA� o dia 20/04 por meio do contato vladimir.silva@fraiburgo.ifc.edu.br. A� necessA?rio informar o nome completo e um nA?mero de telefone celular para contato via WhatsApp. Os participantes serA?o certificados pela ConfederaA�A?o Brasileira de OrientaA�A?o (CBO), o que os habilitam a ministrar o curso.

Quer saber mais sobre o desporto de orientaA�A?o? Confira os links de vA�deos reportagens abaixo:

Globo Esporte DF: corrida de orientaA�A?o

OrientaA�A?o mistura tA?tica, recreaA�A?o e uso da natureza.

*Texto e A?udio: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol (Jornalista SC 02499 a�� JP).

**Imagem: Cecom/Reitoria.

***Fotos e vA�deos: DivulgaA�A?o.