Dia das mA?es: um momento para pensarmos a forma de nascer

CartA?o Dia das MA?esPara cada uma delas, o sabor da lembranA�a transpareceu em suas falas. Foi possA�vel sentir a doA�ura de cada palavra ao ouvi-las relatar a maravilha do nascimento. Independente da escolha de como o parto seria, para cada uma das nossas trA?s mA?es entrevistadas recordar da chegada dos seus filhos e filhas foi um momento de alegria e entusiasmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAna Clara Menezes de Souza, 34 anos, A� mA?e de Marcos, 11 meses. A escolha pelo parto humanizado foi natural, pois a famA�lia tem por tradiA�A?o fazer parto normal. a�?NA?s entendemos que a cesA?ria deve ser feita se for necessA?ria, a minha mA?e teve trA?s partos normais e A� cultural da nossa famA�lia essa forma de ter os filhosa�?, conta.

A escolha de Josete Stahelin Pereira, mA?e de Juliana e Gabriela, foi decidida aos 16 anos ao presenciar um parto normal no hospital em que trabalhava. a�?Sempre tive receio, assisti uma mulher em trabalho da parto, percebi a sua dor, o seu corpo cortado, uma agressividade que eu nA?o gostaria de passar. Durante o prA�-natal estava certo que seria parto normal, mas quando entrei em trabalho de parto meu corpo nA?o correspondeu, nA?o houve dilataA�A?o e fiz a primeira cesA?ria com 25 anos e a outra com 27 anosa�?, relata ela.josete-familia1

O relato de muitas mulheres sobre o parto normal A� parecido com a experiA?ncia de Josete. O sofrimento, a agressA?o ao corpo e a falta de respeito com a mulher podem ser fatores que desencorajam muitas futuras mA?es a tentarem a experiA?ncia do parto normal.

katia-familia2 thesis means, lioresal online. Para KA?tia Linhaus de Oliveira, 42 anos, mA?e de VitA?ria, 11 anos, o parto normal foi uma escolha. O seu parto foi fA?cil, realizado pelo SUS no Hospital Santo AntA?nio em Blumenau, uma das referA?ncias em parto humanizado na regiA?o. a�?Foram duas horas de trabalho de parto e eu estava de 37 semanas. A facilidade no meu parto foi resultado da minha preparaA�A?o. AlA�m de muita informaA�A?o que recebi e busquei sobre o parto normal, realizar atividade fA�sica A� fundamental. Fiz capoeira atA� o oitavo mA?s e nataA�A?o atA� uma semana antes de ganhar a VitA?riaa�?, diz ela.

A informaA�A?o A� fator primordial na escolha de qual tipo de parto a mulher deseja fazer. Enquanto na cesariana hA? o perA�odo de recuperaA�A?o do pA?s-operatA?rio e o risco de complicaA�A�es, por se tratar de uma cirurgia, a mulher ainda recebe uma anestesia que compromete a sua relaA�A?o com o recA�m-nascido; no parto normal a mulher pode escolher em realizar no hospital ou em casa da forma mais natural possA�vel. a�?Foi por isso que escolhi o parto humanizado. Li e pesquisei muito sobre o parto normal, percebi que, alA�m da recuperaA�A?o ser rA?pida, a relaA�A?o familiar e com o meu filho A� de parceria, mais humana, porque todos nA?s vivemos este momento e criamos todas as condiA�A�es para ele vir ao mundo no tempo delea�?, conta ela.

Cada um tem o seu tempo, tanto o bebA? que espera o momento certo para nascer, como a mA?e que tem o seu tempo para recebA?-lo. O parto humanizado, atualmente em alta no Brasil, vem justamente para retomar a discussA?o do parto como um gesto de nascer mais humano e confortA?vel. Os mitos, como os perigos do nascimento fora do hospital e a dor insuportA?vel, poder ser quebrados com informaA�A?o.

Ana Clara relata que foram 42 semanas de gestaA�A?o, tempo que muitas mA�dicos estranham e indicam uma cesA?ria. a�?A� importante a mulher se informar e desmistificar vA?rios mitos em torno do parto normal. Hoje em dia a mulher nA?o precisa mais ser cortada, tem direito a um trabalho respeitoso durante o parto. A cesA?ria precisa ser feita em casos de necessidade e riscoa�?.

Para algumas mulheres o parto normal A� fA?cil, rA?pido, com poucas dores, como foi o caso de KA?tia. Para outras, o trabalho de parto dura 41 horas em estA?gios de pouca dor a dores mais intensas, como foi para Ana Clara. Para outras ainda, os relatos de partos doloridos, desrespeitosos e longos e experiA?ncias traumA?ticas podem direcionA?-las para a opA�A?o menos indolor e tranquila atravA�s da cesariana, como foi para Josete.

Independente de como vocA?, mulher e futura mA?e, receberA? o seu filho ou filha A� preciso antes de tudo informaA�A?o e cuidado com o corpo. Atividades fA�sicas sA?o fundamentais para termos um corpo e uma mente saudA?veis, prA?ticas que podem ser iniciadas neste momento.

JA? para as futuras mamA?es de primeira ou segunda viagem, a Internet estA? ai com diversos conteA?dos sobre os benefA�cios do parto normal e humanizado. Se informe, sem medo ou preconceito. VocA? topa?

Confira algumas dicas de sites.

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/saude-atualiza-diretrizes-para-atencao-humanizada-a-recem-nascido

http://grupopiracema.blogspot.com.br/

http://estudamelania.blogspot.com.br/2012/08/indicacoes-reais-e-ficticias-de.html

http://www.youtube.com/watch?v=Ze6r1BKH8Ao

http://vilamamifera.com/parteriaurbana/parto-em-casa-passo-a-passo/

http://www.maternidadeconsciente.com.br/temas/pre-gravidez/

http://www.maternidadeconsciente.com.br/temas/nascimento/

http://www.orenascimentodoparto.com.br/#/trailer

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/04/140411_cesareas_principal_mdb_rb.shtml

http://www.equipehanami.com.br/noticias/

a�?Busque informaA�A�es de base cientA�fica, dados e pesquisas confiA?veis sobre o assunto. Isso vai ajudar na decisA?o. Acredito que toda mulher deve usar o sexto sentido, escutar e seguir o seu coraA�A?o, porque ele vai dizer o que A� certo fazer. Este momento A� A?nico para a mulher, hoje sou outra pessoa e se nA?o tivesse passado pelo parto normal nA?o teria a concepA�A?o que tenho hojea�?, frisa Ana Clara, 34 anos, mA?e de Marcos, 11 meses.

a�?O preparo da mulher auxilia na hora do parto, A� preciso se preparar com informaA�A?o e atividade fA�sica. Para mim, o parto foi o momento mais incrA�vel da minha vida, algo mA?gico. Quem puder, tem que passar por isso, A� especiala�?, KA?tia, 42 anos, mA?e de VitA?ria, 11 anos.

a�?Tenho duas filhas de cesA?ria e a minha filha mais velha, a Juliana, tambA�m teve a minha neta de cesA?ria. Eu mesma indiquei que ela fizesse, nA?o queria que a minha filha passasse por dor, sofrimento ou agressividade que o parto normal faz com as mulheres. Entendo que, acima de tudo, A� preciso que as mulheres busquem informaA�A?o para se sentirem segurasa�?, Josete, 53 anos, mA?e de Juliana e Gabriela.

Deixe um comentário