Dia de Campo da Uva atrai mais de 150 participantes

dia-uva1Na quarta-feira, 17/08, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul, alunos, servidores e agricultores da região puderam participar do Dia de Campo referente ao manejo da cultura da uva. Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ministraram palestras relativas à qualidade das mudas, mercado da uva e derivados, já a Epagri exemplificou a proposta de implantação do pomar.

As pesquisas referentes à cultura são realizadas através da parceria do IFC com a Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS). Segundo o professor Claudio Keske – responsável pelos estudos no IFC –, o campus possui uma área experimental com 400 mudas, e as pesquisas executadas no IFC são de destaque nacional. “Estamos criando uma proposta de ampliação de renda das propriedades através da cultura da uva. Acredito que o Alto Vale do Itajaí, em alguns anos, será referência na produção de suco”, salientou.

O supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa, João Carlos Taffarel, ao fazer uso da palavra, salientou a importância da parceria com o IFC, onde o vinhedo, há três anos, está sendo pesquisado. “Sabemos da importância do cultivo da uva e identificamos em Rio do Sul um potencial para produção de algumas variedades. É uma aposta positiva”, complementou ele. Na parte da tarde, os participantes visitaram o parreiral e receberam instruções práticas sobre o cultivo da uva.

*Texto e fotos: Cecom/Rio do Sul.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 23 de agosto de 2016, às 19:33 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).